Buscar

Av2 - Comunicação na Prática do Assistente Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Comunicação na Prática do Assistente Social
1)Durante o processo de democratização da comunicação é possível compreender que há alguns entraves, apesar de vivermos em um país democrático. É possível observar que os meios de comunicação estão sendo geridos pela iniciativa privada e com isso, a democratização da informação é cada vez mais desafiante, visto que as informações são "controladas" por estes meios e pelos interesses que os gestores destes meios se interessam. Põe-se aí o desafio cotidiano à prática profissional dos assistentes sociais.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Os meios de comunicação estão sendo dirigidos na atualidade por grandes grupos empresariais que possuem uma visão conservadora e moralista da sociedade.
PORQUE
II - Mesmo que o jornalista tenha um furo de reportagem que seja de utilidade pública, este pode não ser utilizado devido às decisões políticas que a organização que atua tem compromisso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é justificativa da I.
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
2)Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas como forma de garantir que pessoas, grupos e comunidade tenham seus direitos preservados e/ou garantidos e participem dos processos decisórios. Um dos desafios que se apresentam nesta prática é de utilizar o processo de mobilização a comunicação social e a sistematização dos dados coletados e, posteriormente, a realização dos atendimentos efetivados. Considere (V) para verdadeiro e (F) para falso e classifique as afirmativas abaixo, para em seguida selecionar a alternativa correspondente a sequencia correta:
(   ) Pensar em instrumentalidade, metodologias participativas e mediação no Serviço Social é, sem dúvida, compreender que há necessidade de pensar em uma profissão que está disposta a ir além do senso comum, da "normalidade" que se vê e observa o mundo e das diversas realidades sociais que se apresentam.
(   ) Pensar em instrumentalidade, metodologias participativas e mediação no Serviço Social é, sem dúvida, compreender que há necessidade de pensar em uma profissão que está disposta a utilizar do senso comum, da "normalidade" que se vê e observa o mundo e das diversas realidades sociais que se apresentam.
(   ) Pensar em instrumentalidade, metodologias participativas e mediação no Serviço Social é, sem dúvida, compreender que há necessidade de pensar em uma profissão que está disposta a utilizar do senso comum, da "normalidade" que se vê e observa o mundo e das diversas realidades pessoais que se apresentam.
(   ) Ser assistente social é estar dispost* a ver o mundo por outras lentes, salientando as competências teórico-metodológica, técnico-operativo e ético-politica da profissão; dissociadas de ações de senso comum em benefício dos usuários.
(   ) Ser assistente social é estar dispost* a ver o mundo por outras lentes, salientando as competências teórico-metodológica, técnico-operativo e ético-politica da profissão; associadas a ações de senso comum em benefício dos usuários.
· a)V,V,V,V,F.
· b)V,F,V,F,V.
· c)V,F,V,F,V.
· d)V,F,F,V,F.
· e)V,V,F,V,V.
· 
3)Selecione a alternativa que corresponde corretamente ao preenchimento das lacunas do texto.
O mercado de trabalho para o assistente __________ está cada vez mais ______________. Trabalhamos cotidianamente com as políticas _________, e por isso é importante nos apropriar do funcionamento dessas políticas e como a ___________pode usufruir desses importantes mecanismos de acesso ao___________.
· a)social, escasso, sociais, população, direito.
· b)social, amplo, sociais, população, direito.
· c)social, amplo, públicas, população, direito.
· d)social, amplo, públicas, população, CRAS.
· e)social, amplo, públicas, população, trabalho.
4)Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao preenchimento das lacunas da afirmativa a seguir.
Ao refletir quanto a democracia e democratização da comunicação é importante considerar esse processo como um instrumento para fomentar a emancipação, ____________ e acesso aos __________
· a)individualidade, informes.
· b)rivalidade, informes.
· c)coletividade, informes.
· d)comunicação, informes.
· e)autonomia, direitos.
5)As novas tecnologias podem ser grandes aliadas do assistente social, no exercício profissional, servindo de ferramentas de aproximação, inclusão e luta social, prezando pela ética profissional nos diversos campos de atuação. O campo das novas tecnologias podem representar um espaço sócio ocupacional para o assistente social, para tanto é necessário que o profissional destaque uma característica relacionada nas alternativas abaixo, assinale a que corretamente indica essa característica.
Alternativas:
· a)Ser um profissional que se mantem em formação continuada.
· b)Ser um profissional que se mantem em formação acadêmica lato senso.
· c)Ser um profissional que se mantem atualizado nos conteúdos da sua formação acadêmica.
· d)Ser um profissional que se mantem atualizado nas redes sociais.
· e)Ser um profissional que se mantem atualizado nos conteúdos web da empresa em que trabalha.

Outros materiais