A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Estudo dirigido hemato - respondido

Pré-visualização | Página 2 de 2

núcleo com áreas mais grosseiras intercaladas com aparentes espaços mais claros (cromatina parcialmente condensada). Citoplasma basofílico, devido a grande quantidade de RNA. 
ERITROBLASTO POLICROMATICO
O eritroblasto policromático é menor do que o eritroblasto basófilo, tem citoplasma policromático (acidófilo e basófilo), azul-acinzentado. O núcleo  é menor e mais corado, tem cromatina condensada (roxa) e nucléolo não visível.
ERITROBLASTO ORTOCROMATICO
O eritroblasto ortocromático é uma célula que possui quase a coloração da hemácia madura. O núcleo é menor e intensamente condensado e intensamente corado de roxo, pode ser central ou excêntrico. O núcleo é uma massa homogênea pronta para ser expulsa.
RETICULÓCITO
Reticulócitos são eritrócitos (ou hemácias) imaturos. Como as hemácias, os reticulócitos não apresentam núcleo e são chamados assim por causa da malha reticular de RNA ribossômico, que se torna visível à microscopia quando corada com azul de cresil brilhante.
HEMÁCIAS/ERITRÓCITOS
As Hemácias são células circulares presentes no sangue que vivem no organismo por 120 dias e são formadas de hemoglobina e globulina. As hemácias são também conhecidas pelos termos "glóbulos vermelhos" ou eritrócitos e sua principal função é o transporte de oxigênio e de gás carbônico no sangue.
14- Na fase de eritroblasto ortocromático, a célula esta em acentuada síntese de hemoglobina e está “expelindo” seu núcleo para, assim, melhor exercer a função de transporte a qual é designada quando se torna um eritrócito maduro. Nesta fase, a célula se torna incapaz de sintetizar DNA.
Quando se torna um reticulócito, a célula não possui mais núcleo, agora se encontram vestígios de RNA responsáveis pela policromasia. O reticulócito ainda é uma célula capaz de sintetizar hemoglobina.
Após 24 a 48 horas os reticulócitos maturam a eritrócitos. 
Tais células (eritrócitos) apresentam forma discóide, bicôncava e são incapazes de sintetizar hemoglobina já que não possuem núcleo ou organelas.
15- Reticulócitos são eritrócitos (ou hemácias) imaturos. Como as hemácias, os reticulócitos não apresentam núcleo e são chamados assim por causa da malha reticular de RNA ribossômico, que se torna visível à microscopia quando corada com azul de cresil brilhante.
O azul de cresil brilhante é capaz de corar o RNA ribossomico presente nos reticulócitos. 
Esta coloração e análise de reticulócitos é importante para a visualização da integridade funcional da medula óssea.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.