A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
apol meio ambiente 3

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a citação:
“[...] Esse conceito foi utilizado para servir de modelo para a organização da sociedade e é alterado ao longo da história da humanidade de acordo com o interesse e necessidade do ser humano [...] é uma construção cultural e é utilizado pelo homem como uma simbologia, uma representação com o objetivo de tornar a natureza uma forma para sua compreensão. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, L. A. L; CALILLI, S. A. Uma análise evolutiva acerca da relação homem - natureza da antiguidade até a contemporaneidade. Filosofia, âmbito jurídico. Disponível em: http://ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16016. Acesso em: 19 jan. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a ideia de natureza leia as afirmativas a seguir:
I. O conceito de natureza é novo, sendo este empregado pela primeira vez por pré-socráticos.
II. Por um longo período a concepção de natureza foi influenciada pela teologia cristã.
III. A natureza sempre foi capaz de ordenar os seus próprios movimentos de maneira racional. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I
	
	B
	II
A afirmativa II é correta, pois, conforme o trecho e o livro-base (p. 22-23), “Por um longo período, durante a Renascença, a concepção de natureza foi influenciada pela teologia cristã [...]”. A “época das trevas”, foi um período onde a ciência era considerada herege, e somente os ensinamentos da religião católica-cristã e/ou teologia cristã podiam vigorar. A afirmativa I é incorreta: “O conceito de natureza é bastante antigo, sendo pouco provável definir seu primeiro emprego ou formulação [...] termo empregado por pré-socráticos [...]”. (livro-base, p. 22). A afirmativa III é incorreta: “[...] ‘a natureza era incapaz de ordenar os seus próprios movimentos de uma maneira racional’ [...]”. (livro-base, p. 22-23).
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
	
	E
	I e III
Questão 2/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere o fragmento de texto:
“[...] O relatório Safeguarding human health in the Anthropocene epoch, da Rockefeller Foundation em parceria com a Lancet, ressalta que os perigos apresentados à espécie humana em razão da degradação ambiental exigirão uma ação coletiva urgente, tanto em nível global como local, e a cooperação será indispensável”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AGÊNCIA FAPESP. Degradação ambiental ameaça à saúde humana. 2015. <http://agencia.fapesp.br/degradacao-ambiental-ameaca-a-saude-humana/21949/>. Acesso em 24 jan. de 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre degradação ambiental, é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	É uma consequência direta da falta de educação popular
	
	B
	A origem dela se dá pela exploração dos recursos econômicos
	
	C
	A população mais pobre é a responsável
	
	D
	É uma consequência direta do sistema de concentração de renda
“A degradação ambiental é uma consequência direta do sistema de concentração de renda que impera no mundo atual. As classes altas da sociedade apropriam-se da natureza, a transformam, degradando de maneira profunda os recursos naturais e os lugares de sua exploração e reprodução de riquezas, mas afastam de sua proximidade os resíduos daí derivados. As classes menos abastadas, os pobres e miseráveis, convivem com esses resíduos, o que evidencia uma falsa imagem que associa a pobreza a degradação do ambiente: seus espaços são, aparentemente, os mais degradados, mas a gênese da degradação não lhes compete na totalidade”. (livro-base, p. 150).
	
	E
	É de responsabilidades das grandes corporações
Questão 3/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia a passagem de texto:
“[...] 9 profissões para quem ama o meio ambiente. Você sabia que o dia mundial do meio ambiente é comemorado no dia 05 de junho? Se você sempre gostou de estar em contato com natureza e quer ajudar a cuidar do meio ambiente, talvez a sua carreira dos sonhos seja nessa área [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIORDAN, I. 9 profissões para quem ama o meio ambiente. Revista QB. Jun. 2018. <https://querobolsa.com.br/revista/profissoes-meio-ambiente>. Acesso em: 16 de jan. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade é correto afirmar que temática ambiental:
Nota: 0.0
	
	A
	É o campo aberto e geral de assuntos e interesses que se referem à relação estabelecida entre a sociedade e a natureza
Resposta presente em livro-base, p.25. Entender que existe uma “[...] diferença entre temática ambiental e questão ambiental [...]”. Sendo a temática ambiental uma assimilação cognitiva e subjetiva dos sujeitos. Que engloba interesses envolvendo sociedade e natureza e/ou meio ambiente. (livro-base, p. 25-26).
	
	B
	É uma profissão valorizada por pessoas que gostam de contato com a natureza
	
	C
	É um campo de conhecimento, sobretudo político, que envolve questões burocráticas para a gestão do território
	
	D
	É o campo do conhecimento que proporciona aos profissionais a realização do estudo da atmosfera da Terra
	
	E
	É o conhecimento sobre a interação da atmosfera e dos continentes
Questão 4/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere a imagem:
Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: NENO, V. O que se sabe sobre o rompimento das barragens em Mariana (MG). UOL, 06 nov. 2015. Cotidiano. <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/11/06/o-que-se-sabe-sobre-o-rompimento-das-barragens-em-mariana-mg.htm>. Acesso em 25 jan. de 2019. 
Considerando a imagem e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade é correto afirmar que entende-se por área degradada:
Nota: 10.0
	
	A
	as regiões onde o homem não é o causador da degradação e sim os eventos extremos da natureza
	
	B
	toda área que por ação natureza ou humana teve suas características originais alteradas além do limite de recuperação natural.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “[...] ‘toda área que por ação natural ou antrópica teve suas características originais alteradas além do limite de recuperação natural, exigindo assim, a intervenção do homem para sua recuperação’. Nesse sentido, o homem é, ao mesmo tempo, o causador do impacto e o responsável pela recuperação do ambiente”. (livro-base, p. 175).
	
	C
	todo local que foi impactado exclusivamente pela ação humana.
	
	D
	Toda área perturbada pela ação da natureza cujas características originais foram alteradas.
	
	E
	Regiões onde a natureza e seus processos extremos são os agentes de impacto, independente se as características originais foram ou não alteradas.
Questão 5/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia a passagem de texto:
“[...] O ‘geossistema’ [...] uma proposta totalmente geográfica, e diferente do conceito de ‘ecossistema’, advindo da Teoria Geral dos Sistemas originado na biologia [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAIRES, D. H.; MELO, T. B. Geossistema: a história de uma procura. Revista de Geografia UEL, Londrina. v.13, p. 201-206, 2004, 
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre geossistema, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	refere-se aos fenômenos superficiais da crosta terrestre.
	
	B
	é a combinação de fatores geomorfológicos, climáticos e hidrológicos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “[...] O geossistema resulta da combinação de fatores geomorfológicos (natureza das rochas, mantos superficiais, etc.), fatores climáticos (precipitações, temperaturas, etc.) e fatores hidrológicos (lençol freático, qualidade da água, etc.) Trata-se de fenômenos naturais [...] o conceito de geossistema (uma perspectiva que especializa o ecossistema) é um