Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA DIDÁTICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Cleidina Maria Cardoso (2521330)
	
	Disciplina:
	Didática e a Formação do Professor (PED09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512362) ( peso.:4,00)
	Prova:
	15875216
	Nota da Prova:
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na perspectiva avaliativa, Haydt (2000) descreve que a avaliação possui princípios básicos que precisam ser analisados dentro da avaliação. Com isso, pode-se conquistar movimentos avaliativos mais eficazes e que objetivem um ensino de qualidade. Disserte sobre os princípios básicos que norteiam a avaliação.
FONTE: HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
	Resposta Esperada:
*Os princípios que norteiam a avaliação estão apresentados em quatro momentos que se integram. *São eles: a avaliação vista como funcional, a qual é prevista nos planejamentos realizados no início do ano letivo e por consequência utilizados no ano todo, buscando verificar se os objetivos estão sendo alcançados ou não. *A avaliação deve ser orientadora, pois, assim, o aluno conhece seus avanços e dificuldades, conseguindo corrigir suas falhas quando existentes. *A avaliação é contínua e sistemática, dando a possibilidade de feedback tanto do aluno como do professor dentro do processo de ensino e aprendizagem. *Por último, a avaliação integral, a qual verifica o aluno em seus aspectos cognitivos, motor e afetivo.
	2.
	Diante do que já foi estudado sobre a História da Didática, podemos perceber que a Didática possui sua linha cronológica no Brasil, recebendo influência de outros países, pensadores, desde sua colonização. Disserte sobre como ocorreu a construção da didática no Brasil.
	Resposta Esperada:
*A Didática no Brasil passou por diversas mudanças, tanto metodológicas como políticas. Tudo inicia com a chegada dos Jesuítas ao Brasil, preocupados em catequizar os índios, pois os colonizadores achavam ser sua educação mais adequada. A metodologia utilizada era a da memorização. *Com o passar do tempo e com a chegada da primeira república, o ensino secundário passa aos cuidados da União e o ensino primário e formação dos professores fica sob responsabilidade dos estados. Assim, perpassamos pela Escola Nova, na década de 1920 e na década de 1930 é criado o Ministério da Educação e Saúde Pública. *Na constituição de 1934, elabora-se um Plano Nacional de Educação; criação do INEP ? Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. *Já na década de 1960, surge Paulo Freire com seu método de alfabetização de adultos, mas é destruída com o golpe militar. *Já na década de 80, conhecida como a fase fênix da didática, buscou-se passar a ideia de articular a prática com a teoria, trazendo uma visão ética, humana e política para a didática. *Na atualidade, a didática passa a ter um papel sociopolítico da educação, da escola e do ensino e aprendizagem, a partir de uma Pedagogia transformadora.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais