Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Apol - Sociedade, Família e Instituição Escolar

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o fragmento de texto a seguir:
"No processo de formação para a docência, é necessário ter como núcleo de esclarecimento, organicamente, a compreensão da vida como um todo, isto é: pessoal e profissional".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. Complexidade da formação de professores: Saberes teóricos e saberes práticos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. <https://static.scielo.org/scielobooks/8xxn2/pdf/silva-9788598605975.pdf>. Acesso em 24 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão sobre as características da identidade pessoal do professor, analise as seguintes afirmativas.
I. A identidade pessoal é plural ao sujeito, ou seja, ocorre especificamente por meio da interação com o trabalho.
II. A identidade pessoal não é estática, há a possibilidade de mudança de acordo com as sucessivas fases da vida.
III. A aquisição da identidade pessoal precede à profissional, perpassando pela social e se solidifica a partir de identificações infantis que são retomadas na adolescência.
Está correto apenas o que se afirma em:
 
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	I e II
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Você acertou!
Comentário: “A identidade pessoal é singular ao sujeito através de interações sociais, da consciência e das estruturas sociais em que o sujeito está inserido. Todavia, a identidade pessoal não é estática, há a possibilidade de mudança de acordo com as sucessivas fases da vida. Vianna (1999, p. 52) ressalta [que] ‘a identidade é um processo de construção histórica reajustada ao longo das diferentes etapas da vida e de acordo com o contexto no qual a pessoa atua, uma construção que exige constantes negociações entre tempos diversos do sujeito e ambientes ou sistemas nos quais ele está inserido’. Percebe-se aqui que a aquisição da identidade pessoal precede à profissional, perpassando pela social e se solidifica a partir de identificações infantis que são retomadas na adolescência. Entretanto, a identidade profissional do professor não deve ser confundida com a identidade social (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 5).
Questão 2/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
"[...] dentre [...] [as] várias teorias ou concepções sobre o papel da escola, temos, por exemplo, a visão idealista-liberal, em que a escola é vista como instrumento de democratização e integração, na medida em que, sendo de boa qualidade, poderia garantir uma condição de igualdade de oportunidades para todos os indivíduos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A escola e a formação da cidadania ou para além de uma concepção reprodutivista. Psicologia: Ciência e Profissão [online], v. 9, n. 3, 1989. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931989000300007>. Acesso em 24 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança no que diz respeito exclusivamente ao papel da escola na formação do educando, é correto afirmar que:
I. A preparação da criança para a vida, a formação da pessoa, a construção do ser são responsabilidades essencialmente da escola.
II. A formação para a cidadania é iniciada pelo próprio exemplo da escola ao ampliar seus espaços para que todos os integrantes da comunidade escolar (pais, alunos, professores, membros do corpo administrativo e pedagógico, funcionários) possam se sentir motivados a participar.
III. Uma das grandes e necessárias responsabilidades da escola é ter seu próprio Projeto Político-Pedagógico, pois, entre outros aspectos, este documento traduz os valores do grupo, seus objetivos compartilhados, define caminhos e, portanto, deve ser construído com a participação de toda a comunidade escolar, inclusive da família.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
Você acertou!
Comentário: A “preparação para a vida, a formação da pessoa, a construção do ser são responsabilidades da família quando a criança está em seu interior e esta deve preparar o jovem para atuar com liberdade, mas sem perder a responsabilidade sobre seus atos. É papel de a família contribuir para uma boa formação de caráter dos seus filhos, repassando os valores éticos e morais, sem eximir da sua responsabilidade o papel de educadora” (texto-base Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança, p. 6). “A formação para a cidadania inicia pelo próprio exemplo da escola, em ampliar seus espaços para que todos os integrantes da comunidade escolar (pais, alunos, professores, membros do corpo administrativo e pedagógico, funcionários) possam se sentir motivados a participar” [...]. Uma das grandes e necessárias responsabilidades da escola é ter seu próprio Projeto Político Pedagógico, já que segundo Libâneo (2003, p. 346) este documento: ‘consiste em dar um sentido, um rumo, às práticas educativas, onde quer que sejam realizadas, e firmar as condições organizativas e metodológicas para a viabilidade da atividade educativa’. Deste modo, este documento traduz os valores do grupo, suas intenções, seus objetivos compartilhados, estabelecem prioridades, define caminhos e, portanto, deve ser construído com a participação de toda a comunidade escolar, inclusive da família. Desta forma, será este o documento que irá conduzir todo o trabalho educativo na escola, articulando-se também com as práticas avaliativas exercidas pela instituição. Assim, a preparação para a vida, a formação da pessoa, a construção do ser são responsabilidades da família quando a criança está em seu interior e esta deve preparar o jovem para atuar com liberdade, mas sem perder a responsabilidade sobre seus atos. É papel da família contribuir para uma boa formação de caráter dos seus filhos, repassando os valores éticos e morais, sem eximir da sua responsabilidade o papel de educadora” (texto-base Família e escola: Parceiras no processo educacional da criança, p. 14,15).
	
	C
	I e III
	
	D
	I
	
	E
	II
Questão 3/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
"Com a inserção do professor em seu ambiente de trabalho, ele terá de enfrentar situações para as quais não estava preparado. A nosso juízo, porque a vida real tem uma dinamicidade muitas vezes diferente da que está nas teorias que são ensinadas nos cursos que preparam professores. Não porque sejam defeituosas em si ou por si mesmas. Mas, sim, porque a vida real tem a contemporaneidade histórica daquele momento em que uma determinada prática está sendo realizada".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. Complexidade da formação de professores: Saberes teóricos e saberes práticos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. <https://static.scielo.org/scielobooks/8xxn2/pdf/silva-9788598605975.pdf>. Acesso em 24 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão no que diz respeito à crise da identidade profissional do docente, analise as seguinte afirmações:
I. Crenças, valores éticos e morais, representações construídas/reconstruídas sobre ser professor são indicadores de uma crise de identidade.
II. A formação de um professor, e consequentemente a construção de sua identidade profissional, resulta de um processo de construção de múltiplas identidades que repercutem direta e significativamente no fazer docente.
III. A crise de identidade e a crise da profissão docente apresenta uma relação muito distante, aflorando em muitos casos um profissional bem resolvido em sua vida particular, porém, com uma identidade profissional muito desajustada.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	I e II
Você acertou!
Comentário:
Página1234