Buscar

atividade 7

Prévia do material em texto

Atividade 7 (Cana-de-açúcar)
1. Quase metade da produção mundial de cana de açúcar é assegurada atualmente por quatro nações das Américas: Brasil, Cuba, México e EUA. Seguem-se, pela importância de suas safras, países asiáticos como a Índia, a China e as Filipinas. No Brasil, depois de meados da década de 1970, a crise do petróleo tornou intensa a produção de etanol a partir da cana de açúcar, para utilização direta em motores a explosão (hidratado) ou em mistura com a gasolina (anidro). Desde então, o álcool combustível, saído de modernas destilarias que em muitos pontos do país substituíram os antigos engenhos, passou a absorver parte ponderável da matéria-prima antes destinada sobretudo à extração do açúcar.
I. O Brasil é hoje o maior produtor mundial de cana, com 563 milhões de toneladas na safra 2008/2009, em uma área de 8,1 milhões de hectares, o que representa apenas 2,3% da área agrícola do País.
II. Os bons números e o aprimoramento tecnológico permitem que o País seja também o maior exportador mundial de açúcar, respondendo sozinho por 45% de todo o produto comercializado no mundo.
III. Na fabricação de etanol, que utiliza aproximadamente 1% da área agricultável do País e 57% da área plantada com cana, o Brasil também ocupa liderança nas exportações e compartilha, com os Estados Unidos (EUA), a posição de maior produtor mundial. Na prática, os dois países são responsáveis por 70% de toda a fabricação desse combustível no mundo.
IV. Os bons números e o aprimoramento tecnológico permitem que o País seja também o maior exportador mundial de açúcar, respondendo sozinho por 02% de todo o produto comercializado no mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I e II
b. I, II e III
c. I, III, IV
d. II, III e IV
e. I, II, III e IV
2. Tem-se verificado nos últimos anos uma profunda expansão do setor sucroalcooleiro com o crescimento contínuo na produção de álcool, açúcar e da cana-de-açúcar, a matéria-prima para esses produtos (FAO 2008). Este processo tem se dado em função de alguns fatores: elevado preço do petróleo, preocupações ambientais como a questão do aquecimento global e a necessidade de se buscar fontes alternativas de energia limpa. No Brasil, o surgimento do carro com motor flex-fuel também contribui para a expansão do setor. Pode-se imaginar que para os próximos anos esse cenário se manterá e, inclusive, se intensificará, colocando novas pressões sobre a demanda desse setor (EPE 2007). O Brasil é um dos países que se encontra em estágio mais avançado na busca por fontes energéticas limpas. A competitividade do etanol produzido a partir da cana-de-açúcar no Brasil é significativamente maior do que a dos demais produtores, destacando-se em relação ao etanol de milho dos EUA, tanto na questão dos custos de produção, como do balanço energético.
A partir da leitura dos textos motivadores, redija uma proposta, fundamentada em dois argumentos, sobre o seguinte tema:
Mitos do cultivo da cana de açúcar
Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, sobre o tema proposto.
Observações
• Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narração).
• A sua proposta deve estar apoiada em, pelo menos, dois argumentos.
• O texto deve ter entre 5 e 7 linhas.
• O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.
• Os textos motivadores não devem ser copiados.
Falam por aí que a cana-de-açúcar prejudica a qualidade do solo, o que é um mito sobre o cultivo da cana-de-açúcar. 
A primeira coisa que deve fazer antes de iniciar um plantio é análise de solo, e se, esse solo for pobre em nutrientes essenciais para a cana-de-açúcar, para aumentar a produtividade agrícola, tem que tratar a terra para complementar os nutrientes que faltam para uma alta produtividade, depois de o solo estar tratado, aí sim, planta-se a cana-de-açúcar, sendo assim todos os solos melhoram com o plantio de cana-de-açúcar.
3. A cana de açúcar se desenvolve em forma de touceira (= moita, toiceira).
I. A parte aérea é formada por colmos (caule típico das gramíneas), folhas, inflorescências (conjunto de flores arranjadas em uma haste) e frutos e a subterrânea por raízes e rizomas (caules subterrâneos, espessados, ricos em reservas, providos de nós e entrenós e de crescimento horizontal).
II. As raízes são fasciculadas ou em cabeleira, sendo que 85% delas encontram-se nos primeiros 50 cm e aproximadamente 60% entre os primeiros 20-30 cm de profundidade, havendo pequenas variações nessa porcentagem dependendo, sobretudo, das variedades.
III. Os rizomas são constituídos por nódios (= nós), internódios (= entrenós) e gemas, as quais são responsáveis pela formação dos perfilhos na touceira. As novas touceiras da soca ou da ressoca se originam dos rizomas que rebrotarão após a colheita.
IV. O colmo é caracterizado por nós bem marcados e entrenós distintos e fica acima do solo. O colmo é responsável pela sustentação das folhas e das panículas e o seu porte pode ser ereto, semi-ereto ou decumbente, dependendo da idade da planta. O entouceiramento pode ser fraco, médio ou forte e o capitel pode ser ralo, médio ou fechado.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I e II
b. I, II e III
c. I, III, IV
d. II, III e IV
e. I, II, III e IV

Continue navegando