Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE BIOQUÍMICA APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: MARICELIA TOMAZ DE ARAUJO
	MATRICULA:01244295
	CURSO: FARMÁCIA
	POLO:CAMPINA GRANDE
	PROFESSOR(A) : Leiliandry de Araujo Melo; Isabelle Moura Fittipaldi de Souza Dantas (Coordenador de Curso); 
 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA BIOQUÍMICA APLICADA
1.Tivemos uma melhora significativa com a introdução da estatina ( atorvastatina) pois ele é o fármaco de primeira linha para-o tratamento da dislipidemia. Sendo assim podemos afirmar que o medicamento ajuda a reduzir a incidência de eventos cardiovasculares.
2 . O colesterol para ser transportado no sangue , precisa de lipoproteínas. São formados por proteínas e lipídeos.
O LDL e HDl são lipoproteínas que transportam o colesterol. A LDl, por sua vez, transporta o colesterol do fígado e do intestino para locais de produção de esteroides e para as membranas celulares.Esse colesterol eh conhecido como “colesterol mau”, em virtude de sua relação com problemas cardiovasculares.Quando a uma concentração elevada de colesterol ligado ao LDL , maior chance de se ter asteoclerose, uma doença caracterizada pela placa de gordura nos vasos sanguíneos.A LDL em excesso pode depositar- se nos vasos sanguíneos e sofrer oxidação, isso sofre uma modificação na estrutura, fazendo com que as células endoteliais não a reconheçam oq estimula a ação do sistema imunológico. Com isso, ocorre a formação da placa aterosclerótica, o que leva problemas cardiovasculares ou até mesmo vasculares cerebrais.
3. A HF é caracterizada pelo alto nível do colesterol desde o nascimento.O acúmulo de colesterol forma placas que estreitam e endurecem a parede das artérias, que podem se romper e restringir o fluxo de sangue para o coração. A presença de placas nas artérias coronárias pode ocasionar uma forma de dor no peito, chamada angina, que aumenta o risco de ataque cardíaco e pode provocar a morte.
4. Colesterol: menor que 170mg/dl HDL : maior que 45mg/dl LDL : menor que 110mg/dl Triglicérideos :menor que 150mg/dl
5. O HDL é chamado de “ bom colesterol” no caso desse paciente , mesmo tendo um aumento significativo, ele ainda sim, é benéfico ao paciente, reduzindo o risco de doenças no coração.
6 Angina sinais e sintomas , Anginas: dor no peito Xantomas: depósitos de gorduras Nos cotovelos, nadegas. Níveis de colesterol total e LDL mais elevados que o normal para pessoas com colesterol alto adquirido.

Outros materiais