Buscar

Apol 2 - Sociologia Urbana e da Violência 2ªTentativa

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Atente para a seguinte citação:
“O fato exato não importa e passará totalmente despercebido. Ainda assim, representará um divisor de águas na história humana, comparável ao Neolítico ou às revoluções industriais. Pela primeira vez, a população urbana da Terra será mais numerosa do que a rural. Na verdade, dada a imprecisão dos recenseamentos no Terceiro Mundo, essa transição sem igual já pode ter ocorrido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 13.
Considerando as informações da citação e os conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência analise as assertivas a seguir que abordam uma das consequências do crescimento das cidades:
I. Uma parcela das pessoas que se muda para as cidades acaba tendo de viver em locais inapropriados.
                                PORQUE
II. Parte da população que migra para as cidades não encontra terras urbanizadas disponíveis ou com valor acessível.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Ambas as proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira porque o fato das pessoas não conseguirem comprar terrenos ou casas em áreas urbanizadas acaba levando-as a viver “em locais miseráveis e abandonados, invadindo propriedades ou vivendo em zonas com condições urbanas inadequadas” (livro-base, p. 65).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Considere o trecho abaixo:
 “Weber procurou construir um esquema interpretativo fundamentado na neutralidade axiológica, ou seja, buscou construir uma ciência social sem pressupostos. Preocupado com o problema da ação, desenvolveu o conceito de ação social significativa. [...] Ao abordar a ação social, Weber [...] utilizou construções de tipos ideais despidas de sentido histórico, porém solidamente concebidas no que se refere à elaboração dos conceitos e fundamentadas no desencanto do mundo e na busca e produção de um sentido (sensemaking)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, Lúcio Flávio Renault de; MAESTRO FILHO, Antonio Del; DIAS, Devanir Vieira. O paradigma weberiano da ação social: um ensaio sobre a compreensão do sentido, a criação de tipos ideais e suas aplicações na teoria organizacional. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 7, n. 2, p. 57-71, jun. 2003. p. 59. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 set 2017.
 De acordo com o fragmento e os conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, assinale a alternativa correta sobre os conceitos que envolvem a ação social de Weber:
Nota: 10.0
	
	A
	A ação social é determinada por valores e está diretamente relacionada com os interesses econômicos da sociedade.
	
	B
	A ação social tradicional é a atitude racionalizada dos hábitos dos indivíduos.
	
	C
	As ações sociais correspondem a tipos específicos de indivíduos, e os moradores da cidade estão excluídos desse rol.
	
	D
	Weber constrói seu conceito de ação social a partir da observação da sociedade enquanto conjunto.
	
	E
	A construção teórica das ações sociais se formaram a partir de uma preocupação de Weber em compreender os tempos modernos.
Você acertou!
Comentário: A alternativa E é a correta, pois conforme o livro-base (p. 41): “Weber problematizou os tempos modernos levando em conta o indivíduo e sua ação”. A alternativa A está incorreta porque Weber afirma que a racionalidade instrumental está vinculada aos interesses econômicos (livro-base, p. 44). A B está incorreta porque a ação tradicional está vinculada a comportamentos nos quais os indivíduos reproduzem comportamentos sem questionar os motivos de suas ações (livro-base, p. 41). A C está incorreta porque conforme o livro-base (p. 42): “Todas essas formas de ação estariam presentes na vida dos indivíduos que habitam as grandes cidades, evidentemente”. Na alternativa D o erro está sobre a observação da sociedade enquanto conjunto, pois Weber vai buscar nas ações individuais as explicações para a sociedade, não o contrário, como o texto da alternativa sugere (livro-base, p. 41).
Questão 3/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Atente para o seguinte trecho:
 “O processo de transformação [...] que conduziu da visão de mundo fundada na filosofia e na ciência aristotélicas ao surgimento da ciência moderna é, certamente, um dos capítulos centrais da história do pensamento humano”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, C.M., PORTO M.B.D.S.M. A evolução do pensamento cosmológico e o nascimento da ciência moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.30, n.2, p. 4601-4601-9, 2008. p. 4601. <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/304601.pdf>. Acesso em 21 de set. 2017.
 De acordo com as informações do fragmento e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência referentes aos elementos existentes em cada um dos contextos históricos, relacione corretamente os períodos às suas respectivas características: 
1. Período Medieval
2. Período Moderno 
(    ) Compreensão da separação entre indivíduo e coletividade.
(    ) As instituições eram sagradas.
(    ) A base predominante de pensamento é a escolástica.
(    ) Distinção entre as esferas públicas e privadas.
(    ) Surgimento das ciências sociais.
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1 – 1
	
	C
	1 – 2 – 2 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 1 – 2 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 2 – 1 – 1 – 2 – 2. 1. O período medieval compreendia a ideia de que as instituições eram sagradas e a base predominante de pensamento é a escolástica (livro-base, p. 23) O período moderno vai mudar diversos aspectos do pensamento e da vida das pessoas na época, iniciando pela criação da noção de indivíduo, que antes não existia, bem como a separação de esferas entre público e privado e também foi palco do nascimento das ciências sociais (livro-base, p. 23, 24)
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
Questão 4/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A crise econômica dos anos 80 [...] foi objeto de inúmeros estudos de economistas. No caso brasileiro, a aceleração da inflação e a centralidade política da discussão sobre planos de estabilização econômica deram o tom aos primeiros governos civis posteriores ao regime autoritário, o de José Sarney [...] e o de Fernando Collor de Mello”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLUM JR., Brasilio; KUGELMAS, Eduardo. O Leviathan declinante: a crise brasileira dos anos 80. Estud. av., São Paulo, v. 5, n. 13, p. 145-159, dez. 1991. p. 145. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 out. 2017.
 De acordo com o livro-base Sociologia Urbana e da Violência, analise as afirmações a seguir que abordam o tema da crise econômica da década de 1980:
 I. Apesar do crescimento da criminalidade, as pessoas permaneceram com os mesmos hábitos e interações no meio público.
II. Durante a crise, houve um aumento significativo dos índices de violência o que estimulou a expansão de condomínios fechados.
III. A crise econômica desencadeou um severo aumento da pobreza e desemprego.
IV. A década de 1980 ficou conhecida como a “década perdida”.
 São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	II, III e IV
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II, III e IV estão corretas. Sobre a afirmativa II, a fuga do aumento daviolência e criminalidade acabou gerando a busca do isolamento e da segurança por parte das classes economicamente mais ricas (livro-base p. 109 e 111). A afirmativa III está correta porque uma das consequências da crise foi o aumento da pobreza e do desemprego (livro-base, p. 109). A afirmativa IV está correta porque devido à crise da época, a década de 1980 ficou conhecida como a a década perdida (livro-base, p. 109). A afirmativa I está incorreta porque com o medo do aumento da violência as pessoas mudaram seus hábitos e isso gera consequências nas interações sociais no espaço público (livro-base, p. 109-110).
Questão 5/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Leia a citação abaixo:
“A sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados como comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias: Os ambientes sociais estabelecem as categorias de pessoas que têm probabilidade de serem neles encontradas. As rotinas de relação social em ambientes estabelecidos nos permitem um relacionamento com ‘outras pessoas’ previstas sem atenção ou reflexão particular. Então, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua ‘identidade social’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982. p. 11-12.
Segundo as informações do excerto e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, analise as assertivas abaixo sobre o conceito de estigma explicado por Erving Goffman, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) Estigma já era uma palavra utilizada na Grécia Antiga e designava algum atributo vinculado ao mal.
II. ( ) Na época do Cristianismo, o termo estigma era utilizado como referência médica para problemas físicos.
III.( ) Atualmente o significado de estigma está desvinculado dos conceitos anteriores.
IV. ( ) Durante a época do Cristianismo, os estigmatizados eram marcados na pele por fogo ou corte, evidenciando que eram pessoas que não podiam ter contato com outras.
V.  ( ) Estigmatizar é o ato de depreciar e inferiorizar outra pessoa por conta de alguma característica corporal, moral ou comportamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F – V
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira porque: “De acordo com Goffman (2008), a ideia de estigma remonta à Antiguidade clássica. Os gregos utilizavam esse termo para se referir a [...] uma característica que associavam ao mal” (livro-base p. 86). A afirmativa II é verdadeira pois “na era cristã [...] o termo fazia uma alusão médica a sinais que representavam algum tipo de distúrbio físico, como alguma forma de deficiência ou anomalia” (livro-base p. 86). A afirmativa III é falsa porque o conceito de estigma ainda permanece associado aos conceitos anteriores. (livro-base, p. 86). A afirmativa IV está incorreta porque não foi durante o Cristianismo que marcavam os estigmatizados, mas na Grécia Antiga. (livro-base, p. 86). A afirmativa V está correta “o termo estigma é usado em referência a qualquer atributo profundamente depreciativo e que, ao mesmo tempo, tacha alguém e confirma a normalidade de outro” (livro-base, p. 86).
	
	B
	F – F –V – V – V
	
	C
	F – V – V – F – F
	
	D
	V – F – F – V – V
	
	E
	V – F – V – V – F
Questão 6/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Considere o seguinte fragmento de texto:
 “No que se refere ao espaço urbano, dentre outras concepções, entende-se que este surge a partir de diferenciações entre o campo e a cidade, ou seja, quando busca-se distinguir características da vida em espaços sociais distintos: rural e urbano”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTES, Stefania Poeta. Por onde elas andam?: Um estudo sobre a mobilidade de mães moradoras do Rio Bonito. Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 24. [Dissertação de Mestrado].
 Com base nas informações do excerto e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, assinale a alternativa que define corretamente o que é sociologia urbana:
Nota: 10.0
	
	A
	É a área da Sociologia que estuda os indivíduos e suas interações na sociedade.
	
	B
	É o campo da Sociologia que analisa os movimentos, transformações e interações sociais nas áreas urbanas.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a B, como mostra o texto do livro-base (p. 20): “É a área da sociologia que busca estudar as relações sociais entre indivíduos, grupos e instituições no espaço urbano”. A resposta A está incorreta porque esta é a definição do estudo da Sociologia e as demais questões apresentam conteúdos muito específicos sobre estudos urbanos que não contemplam a totalidade do conteúdo da sociologia urbana.
	
	C
	É o âmbito da Sociologia que pesquisa as inovações do urbanismo.
	
	D
	É o setor da Sociologia que se dedica aos estudos da comunidade tradicional urbana.
	
	E
	É a parte da Sociologia que pesquisa os efeitos do comportamento urbano das instituições desiguais.
Questão 7/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Leia a citação a seguir:
 “Cortiços, favelas, moradias autoconstruídas. Variações do ‘viver em risco’ que marca as condições urbanas de vida dessas populações. Perspectivas diferentes pelas quais se faz a experiência da cidade sob o signo da vulnerabilidade e da ausência de garantias sociais”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TELLES, Vera da Silva. Prefácio. In: KOWARICK, Lúcio. Viver em Risco. São Paulo: Ed. 34. 2009. p. 9.
 De acordo com o livro-base Sociologia Urbana e da Violência, analise as assertivas a seguir que abordam questões relativas ao desenvolvimento da habitação precária no Brasil:
 I. Antes do processo de urbanização brasileira, as grandes cidades já passavam por problemas de insalubridade de algumas habitações.
II. A crise da agricultura e a abolição da escravatura foram fatores relevantes no tocante ao surgimento de habitações precárias nas cidades.
III. As favelas nas cidades brasileiras só surgiram a partir da implementação de indústrias na década de 1940, antes as habitações insalubres se restringiam aos cortiços.
IV. A maior favela brasileira atualmente, com o maior número de habitantes, é a Rocinha, localizada na cidade do Rio de Janeiro.
V. Os moradores dos cortiços que foram sendo demolidos pelo poder público foram realocados para locais melhores, porém mais distantes.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e V
	
	C
	I, II e IV
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, II e IV estão corretas. I. De acordo com o livro-base (p. 66), as habitações precárias surgiram no Brasil ainda no início do período de colonização portuguesa. II. “Queiroz Filho (2011) também indicou a abolição da escravidão e a crise da agricultura vivida no Brasil no século XIX como alguns dos efeitos do desenvolvimento das habitações precárias” (livro-base, p. 68). IV. A maior favela brasileira é a Rocinha, com mais de 40 mil habitantes e está localizada na cidade do Rio de Janeiro (livro-base, p. 69). A afirmativa III é incorreta porque já existiam favelas antes da industrialização do Brasil (livro-base, p. 68). A afirmativa V está incorreta porque o poder público não se preocupou com medidas para reassentar as famílias que estavam sendo expulsas de seus locais de moradia, tanto que elas foram para locais desvalorizados, e, muitas vezes, perigosos (livro-base, p. 67-68).
	
	D
	II, III e V
	
	E
	III, IV e V
Questão 8/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Considere o excerto a seguir:
 “Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano, com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. [...] Põe em movimento as forças naturais de seu corpo,braços e pernas, cabeça e mãos, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. livro I. 20 ed. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 2002. p. 211.
 De acordo com o livro-base Sociologia Urbana e da Violência, sobre a concepção de trabalho para Marx, analise as seguintes proposições:
 
I. O trabalho é a expressão da vida dos indivíduos e através dele a humanidade se transforma.
                               PORQUE
 II. As atividades laborais produzem consciência no indivíduo sobre a realidade e si mesmo.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeira, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
Comentário: Trabalho é um conceito fundamental da teoria de Marx, que afirma que é através do trabalho que homem altera a natureza e também se transforma a si mesmo dando sentido, inclusive, a sua própria existência. Porém as atividades laborais não necessariamente produzem consciência no indivíduo, no modelo de trabalho capitalista em que muitas atividades desempenhadas são degradantes o homem se torna alienado, o que significa que ele não pensa e se conscientiza sobre os sentidos de sua vida e a realidade em geral (livro-base, p. 48-49).
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Considere o excerto a seguir:
 “O urbanismo organiza um setor que parece livre e disponível, aberto à ação racional: o espaço habitado. Ele dirige o consumo do espaço e do habitat. Enquanto superestrutura, ele se distingue, e é preciso distingui-lo fortemente, da prática, das relações sociais, da própria sociedade”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEFEBVRE, Henry. A Revolução Urbana. São Paulo: Centauro, 2001. p. 147.
 De acordo com os conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência, em relação ao urbanismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O planejamento urbanístico, desde o início de sua implementação, tem como uma de suas prioridades a análise da sociedade para não causar maior segregação espacial e social.
	
	B
	A palavra urbanismo surgiu junto às mudanças implementadas por Haussmann, em Paris, no início do século XIX.
	
	C
	O crescimento desordenado das grandes cidades demonstra que, mesmo com estratégias de racionalização do espaço urbano, o planejamento não consegue acompanhar as dinâmicas sociais.
Você acertou!
Comentário: A alternativa C é a correta. Ainda que haja diversos planejamentos, a intensa aglomeração populacional e as diferentes dinâmicas sociais não conseguem ser antecipadas para que o planejamento dê conta de acompanhar mudanças tão rápidas. “Na primeira metade do século XIX, já havia uma série de ações voltadas para o urbanismo, relativas a organização e racionalização das aglomerações humanas com o objetivo de oferecer condições de habitação adequadas para os que residem nas cidades. Contudo, essas ações nem sempre deram conta do crescimento desorganizado que acometeu as grandes cidades (livro-base, p. 62). A alternativa A está incorreta porque as questões de segregação espacial e social são muitas vezes negligenciadas pelos urbanistas. “Contudo, tal forma de urbanismo, por vezes, desconsidera a questão das sociabilidades e da exclusão (livro-base, p. 63). A alternativa B está incorreta porque o termo urbanismo só vai surgir no século XX (livro-base, p. 62). O erro da alternativa D consiste em: “um dos principais objetivos do urbanismo ainda no século XIX girava em torno das questões relativas à moradia, não ao lazer” (livro-base, p. 62). A alternativa E está incorreta porque o crescimento industrial está diretamente relacionado com os problemas nas cidades (livro-base, p. 63).
	
	D
	Um dos principais objetivos do urbanismo, ainda no século XIX, era oferecer espaços de lazer para a população usufruir o espaço público.
	
	E
	O crescimento industrial está indiretamente vinculado com os problemas das cidades que devem ser solucionados pelos urbanistas.
Questão 10/10 - Sociologia Urbana e da Violência
Considere a seguinte parte de texto:
“O deslocamento é um meio constitutivo da existência e da construção de sociabilidade de pessoas e grupos. Na mobilidade também se constroem os meios de viver, de conviver e de produzir o mundo das relações sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PONTES, Stefania Poeta. Por onde elas andam? Um estudo sobre a mobilidade de mães moradoras do Rio Bonito. Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Paraná, 2016. p. 6. [Dissertação de Mestrado].
Se baseando nas informações do fragmento e dos conteúdos do livro-base Sociologia Urbana e da Violência analise as afirmações e assinale a correta a respeito do direito de ir e vir:
Nota: 0.0
	
	A
	Algumas pessoas têm abdicado do direito de ir e vir para permanecerem fechadas em espaços que consideram seguros.
De acordo com o livro-base (p. 114) “aqueles que historicamente tiveram o direito de liberdade respeitado, agora, ironicamente, dele abdicam em nome de um modo de vida recluso e seguro dentro das muralhas dos luxuosos condomínios fechados”. Por isso a alternativa A é correta. A afirmação B está errada pois a livre locomoção não pode ser restringida de forma arbitrária (livro-base, p. 114). As alternativas C e E estão incorretas porque apesar do direito estar escrito na Constituição Federal, as pessoas não exercem plenamente este direito, como por exemplo nos processos de gentrificação que ressignificam os lugares e afastam as pessoas que antes lá frequentavam (livro-base, p. 81 e 114). E a alternativa D está errada porque a permanência e ocupação dos espaços públicos eram anseios da modernidade (livro-base, p. 114).
	
	B
	A possibilidade de livre locomoção pode ser impedida a qualquer tempo pelo Estado brasileiro sem necessidade de justificativas por motivos de segurança.
	
	C
	O direito de ir e vir consta na Constituição Federal de 1988 e está plenamente garantido para toda a população.
	
	D
	A garantia da livre locomoção conquanto que esta fosse provisória era um dos anseios da modernidade.
	
	E
	O direito de ir e vir é assegurado dentro dos processos de reurbanização e gentrificação.

Outros materiais