Buscar

Níveis de Alfabetização

Prévia do material em texto

Questão 4/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização do ‘B + A = BA’, isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Em uma sociedade constituída em grande parte por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, a simples consciência fonológica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases curtas) parecia ser suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: COLELLO, Silvia M. G. Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. <http://www.drb-assessoria.com.br/Alfabetizacao_e_Letramento.pdf>. Acesso em 20 jun. 2018. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, acerca dos níveis que compreendem o processo de alfabetização, analise as alternativas e assinale aquela que representa corretamente qual é o nível silábico:
Nota: 10.0
	
	A
	A criança escreve a palavra com todas as sílabas completas.
	
	B
	A criança utiliza única letra para representar uma sílaba.
Você acertou!
No nível silábico, a criança, “ao escrever, conta os ‘pedaços sonoros’ – as sílabas das palavras e das frases – e usa uma letra para representar cada sílaba. As letras podem ou não ter valor sonoro convencional. Por exemplo: a criança pode escrever boneca como sendo ‘bnc’ ou mesmo ‘oea’ (nesse caso, com valor sonoro correspondente) ou, ainda, ‘fgr’ (uma letra para cada sílaba sonora, mas sem correspondência com o som convencional)” (livro-base, p. 43,44).
	
	C
	A criança escreve uma palavra com números e letras.
	
	D
	A criança não consegue relacionar nenhuma letra das sílabas que compõe a palavra.
	
	E
	A criança escreve a palavra com as sílabas separadas.
Questão 5/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Analise o seguinte fragmento de texto:
“O professor precisaria inicialmente apreciar com profundidade o conhecimento prévio de seus alunos, podendo assim fazer intervenções adequadas durante as atividades, percebendo quando informar ou problematizar, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno: ‘Em qualquer área de conhecimento, é possível organizar atividades que representem problemas para os alunos e que demandem o uso do que sabem para encontrar soluções possíveis’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIGOLON, Walkiria. A formação continuada de professores alfabetizadores. Cadernos de aplicação, Porto Alegre, v. 21. n. 2, jul./dez. 2008. p. 458. <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/5044/5860>. Acesso em 05 jun. 2018.
De acordo com esse excerto e com os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, o professor alfabetizador possui eixos fundamentais de trabalho a serem considerados para alfabetizar-letrando. Analise as alternativas e assinale a que representa o conceito do eixo “Compreensão e valorização da cultura escrita”:
Nota: 10.0
	
	A
	Compreensão e valorização da cultura escrita: serve para que a criança possa compreender a escrita como prática social e, por consequência, cultural.
	
	B
	Compreensão e valorização da cultura escrita: para que a criança possa tanto decifrar o código linguístico quanto compreender o que lê, construindo sentidos.
	
	C
	Compreensão e valorização da cultura escrita: compreende a ampliação do grau de letramento da criança, levando-a a conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade, bem como conhecer os usos e as funções da escrita, desenvolvendo as capacidades necessárias para escrever.
Você acertou!
Comentário: “[...] eixos fundamentais de trabalho a serem considerados para a prática do professor alfabetizador para alfabetizar-letrando: • Compreensão e valorização da cultura escrita: para que a criança amplie seu grau de letramento e possa, além de conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade, bem como conhecer os usos e as funções da escrita, desenvolvendo as capacidades necessárias para escrever” (livro-base, p. 101).
	
	D
	Compreensão e valorização da cultura escrita: para que a criança adquira noções das regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético e, paulatinamente, tenha domínio da ortografia da língua portuguesa.
	
	E
	Compreensão e valorização da cultura escrita: para que a criança domine a gramática normativa e entenda que deve se expressar oralmente de acordo com ela, independente do contexto vivenciado.
Questão 6/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Há regras que o professor alfabetizador precisa compreender para saber propor atividades adequadas a seus alunos e para interpretar com pertinência as dificuldades que eles apresentam. É importante que o professor, pela exploração sistemática, contrapondo exemplos adequados, possibilite aos alunos observarem, analisarem e entenderem as correspondências”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Maria Angélica Freire de; MENDONÇA, Rosa Helena. Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 21.
De acordo com essa citação e com os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, o professor alfabetizador possui eixos fundamentais de trabalho a serem considerados para alfabetizar-letrando. Analise as alternativas e assinale a que representa o conceito do eixo “Apropriação do sistema de escrita”:
Nota: 10.0
	
	A
	Apropriação do sistema de escrita: serve para que a criança possa compreender a escrita como prática social e, por consequência, cultural.
	
	B
	Apropriação do sistema de escrita: serve para que a criança possa tanto decifrar o código linguístico quanto compreender o que lê, construindo sentidos.
	
	C
	Apropriação do sistema de escrita: compreende a ampliação da criança quanto ao seu grau de letramento e a leva a conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade, bem como conhecer os usos e as funções da escrita, desenvolvendo as capacidades necessárias para escrever.
	
	D
	Apropriação do sistema de escrita: serve para que a criança adquira noções das regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético e, paulatinamente, tenha domínio da ortografia da língua portuguesa.
Você acertou!
Comentário: “[...] eixos fundamentais de trabalho a serem considerados para a prática do professor alfabetizador para alfabetizar-letrando: [...] • Apropriação do sistema de escrita: para que a criança adquira noções das regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético e, paulatinamente, tenha domínio da ortografia da língua portuguesa” (livro-base, p. 101).
	
	E
	Apropriação do sistema de escrita: serve para que a criança possa compreender a oralidade como prática social e econômica.
Questão 7/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Para um bebê, durante os primeiros meses, um objeto não tem permanência. Quando ele desaparece do campo perceptivo, não mais existe. Não há tentativa de pegá-lo novamente. Mais tarde o bebê buscará achá-lo e achá-lo-á por sua localização espacial. Consequentemente, junto com a construção do objeto permanente, surge a construção do espaço prático”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. <http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74464622/desenvolvimento_aprendizagem.pdf>. Acesso em 04 jun. 2018.
Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização a respeito do estágio “sensório-motor” proposto por Piaget, analise as afirmativas a seguir:
I.   A criança conquista seu mundo pormeio da percepção e dos movimentos.
II.  Esse estágio compreende as crianças da primeira infância, dos 02 aos 07 anos.
III. Nesse estágio, a criança apresenta o aparecimento da linguagem.
IV.  Esse estágio inclui desde o recém-nascido ao lactente, isto é, de 0 a 2 anos.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e IV
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I e IV são corretas, pois, no primeiro estágio, denominado sensório-motor, “[...] a criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos, de todo o universo que a cerca” (livro-base, p. 25). Esse estágio contempla crianças de 0 a 02 anos (p. 25). As afirmativas, II e III, são incorretas, pois o estágio que compreende as crianças de 02 aos 07 anos é o pré-operatório, quando ocorre o aparecimento da linguagem (p. 25).
	
	B
	I e III
	
	C
	I e II
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 8/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte trecho de texto: 
“A escrita na escola, assim como nas práticas sociais fora da escola, realiza-se situada num contexto, orienta-se por algum objetivo, tem alguma função e se dirige a algum leitor. [...] O trabalho de escrita pode ser feito na sala de aula mesmo antes que as crianças tenham aprendido a escrever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Maria Angélica Freire de; MENDONÇA, Rosa Helena. Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 22. 
Baseando-se no conceito de escrita apresentado no livro-base Metodologia da alfabetização, analise as alternativas a seguir e assinale a que contempla o conceito de “garatujas”:
Nota: 10.0
	
	A
	Elementos presentes na fase inicial da escrita, que representam o pensamento e as tentativas de escrita.
Você acertou!
Os primeiros rabiscos, elementos presentes na fase inicial da escrita, já são uma forma de a criança, enquanto sujeito pensante, elaborar tentativas de escrever convencionalmente e não deixam de ser considerados escrita. Pertencem ao nível pré-silábico (livro-base, p. 43,45).
	
	B
	Tentativas de escritas pertencentes ao nível silábico.
	
	C
	São elementos da oralidade, as quais encaminham o educando ao processo de leitura.
	
	D
	Tentativas de escrita pertencente ao nível alfabético.
	
	E
	São elementos da arte, desenhos que passam uma informação.
Questão 9/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento do artigo a seguir:
“Não é menos evidente que quanto mais refinadas as estruturas do pensamento, mais a linguagem será necessária para complementar a elaboração delas. A linguagem, portanto, é condição necessária, mas não suficiente para a construção de operações lógicas. Ela é necessária, pois sem o sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações permaneceriam no estado de ações sucessivas, sem jamais se integrar em sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de transformações solidárias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0306.pdf>. Acesso: 10 mar. 2016
De acordo com o pensamento humano acerca do desenvolvimento da linguagem das pessoas e da alfabetização, analise as sentenças e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Piaget desenvolveu estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento das crianças, onde, para ele, o conhecimento é uma contínua construção.
II. ( ) Piaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
III. ( ) Para Piaget, o desenvolvimento infantil jamais ocorrerá por meio da experiência.
IV. ( ) Piaget acreditava nas interações como forma de aprendizado, inclusive da alfabetização.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para ele, o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo. Para Piaget, não há aprendizagem sem a experiência. “O conhecimento, na sua origem, não vem dos objetos nem do sujeito, mas das interações – inicialmente indissociáveis – entre sujeito e esses objetos (Piaget, citado por Seber, 1997, p. 60). A afirmativa III é falsa, Piaget acreditava na experiência como aprendizagem, na interação entre o mundo, sujeitos e objetos. Resposta disponível nas páginas 23 e 24 – capítulo 01.
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – F
Questão 1/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento do texto:
“Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v37n3/13.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2016.
Considerando o fragmento do texto transcrito acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, analise as afirmativas pertinentes à alfabetização no ambiente rural:
I. O ambiente urbano apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção com o ambiente rural.
II. O ambiente rural apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção ao ambiente urbano.
III. O ambiente rural possui, aproximadamente, 18% de pessoas alfabetizadas ao compararmos com o ambiente urbano.
IV. Tanto o ambiente urbano quanto o rural apresentam uma proximidade no número de alfabetizados, igualando a distribuição. 
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	II e III apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e III são corretas, pois, conforme o Censo do ano 2000, há um total de 109.784.121 pessoas alfabetizadas, enquanto no ambiente rural, este número aproxima-se a 19.608.720 pessoas, gerando uma taxa de, aproximadamente, 18%. Ao compararmos o ambiente urbano e o rural, inclusive em sua população, teremos um nível maior de analfabetos no ambiente rural. Já as alternativas I e IV são incorretas, pois, conforme explicitado acima, a distribuição de alfabetizados entre os ambientes rurais e urbanos. Resposta disponível na página 76 – capítulo 02
	
	B
	II, III e IV apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	I, II e IV apenas.
Questão 2/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o trecho de texto a seguir:
“É o método considerado um dos mais rápidos, simples e antigos métodos de alfabetização, podendo ser aplicado a qualquer criança [...] [, que] estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e a escrita, porém, leva o aluno a perceber somente partes isoladas, sem significação, impedindo sua compreensão e percepção da leitura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, A. A. de [et al.]. Reflexões sobre as falhas no processo de alfabetização: aquisição do hábito da leitura e os desafios da produção textual. <http://www.unicaldas.edu.br/uploads/files/METODO_ALFABETIZACAO.pdf>. Acesso em 10 mar. 2016.
De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, quanto aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmações a seguir:
I.   São aqueles que iniciam o processo de alfabetização por uma palavra, uma frase ou uma história.
II.  São aqueles em que a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, como palavras e frases.
III. Nesses métodos, a criança é considerada alfabetizada a partir do momento em que conhecee reconhece as famílias silábicas.
IV.  A alfabetização em tal método se relaciona diretamente ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	II e IV
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II e IV são corretas: “Os métodos sintéticos são aqueles em que a alfabetização parte das menores unidades da língua (letras, fonemas e sílabas) para as maiores (palavras e frases). A alfabetização fica restrita ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético” (livro-base, p.56). No mesmo sentido, as afirmativas I e III são incorretas, pois se referem ao método analítico – não ao sintético (p. 57).
	
	E
	I, II e IV
Questão 1/10 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“As investigações de aspectos específicos de cada língua revelam as características da linguagem humana. Portanto, independentemente do estudo de línguas específicas, tais como o inglês, o português, a língua de sinais brasileira, a língua de sinais americana e assim por diante, é possível determinar os princípios universais que regem todas essas línguas e, possivelmente, todas as línguas. Apesar das diferenças entre as línguas, as estruturas apresentam aspectos comuns que interessam às investigações linguísticas por explicarem a natureza da linguagem humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 17. 
Na tentativa de sistematizar alguns resultados significativos de pesquisas sobre línguas, segue-se um conjunto de características encontradas nas línguas que utilizam a modalidade oral-auditiva também observadas nas línguas que utilizam a modalidade viso-espacial. Considerando os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica no que concerne à natureza dos universais linguísticos, analise as seguintes afirmações:
I. Onde houver seres humanos, haverá língua.
II. Não há línguas primitivas. Todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos.
III. As línguas se conservam no tempo, ou seja, não sofrem modificações.
IV. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais.
V. As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre os gestos (sinais) e os significados das línguas de sinais são em sua maioria arbitrários.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II, IV e V são corretas de acordo com as seguintes naturezas das línguas.
I. Onde houver seres humanos, haverá língua(s). II. Não há línguas primitivas - todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos. III. Todas as línguas mudam ao longo do tempo. IV. As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre os gestos (sinais) e os significados das línguas de sinais são em sua maioria arbitrários. A afirmativa III é correta de acordo com a seguinte natureza das línguas.
Todas as línguas apresentam categorias gramaticais (ex.: nome, verbo) (texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, p. 86-88 e 92).
 
	
	D
	Afirmativas II, IV e V, apenas.
	
	E
	Afirmativas III, IV e V, apenas.
Questão 2/10 - Libras
Leia a citação a seguir: 
“A possibilidade de receber uma atenção educativa desde o momento em que se detecta a surdez é uma garantia para um desenvolvimento satisfatório da criança. Uma atenção educativa que inclua a estimulação sensorial, as atividades comunicativas e expressivas, a utilização da língua de sinais, se a criança for surda profunda, o desenvolvimento simbólico, o envolvimento dos pais e a utilização dos resquícios auditivos da criança favorecem a superação das limitações que a surdez acarreta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 176. 
Levando a citação acima em consideração e tendo em vista o estudado no texto-base Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? sobre o atendimento educacional ao aluno surdo, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O aluno deve ter acesso ao conteúdo curricular na Língua Brasileira de Sinais.
II. ( ) A avaliação do aluno surdo deve ser é igual a avaliação do aluno ouvinte; não há, portanto, necessidade de entender a especificidade da deficiência ou de adaptar materiais.
III. ( ) O aluno pode necessitar de tempo extra para responder aos testes.
IV. ( ) O professor deve disponibilizar o material a ser trabalhado em sala previamente ao aluno para que o mesmo possa tomar conhecimento das palavras técnicas do conteúdo da aula.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. A fim de facilitar o aprendizado do surdo, o professor deve previamente disponibilizar o material a ser trabalhado bem como atuar em conjunto com um intérprete de Libras em suas aulas. Os testes podem ser respondidos pelo aluno em um período de tempo maior, entendendo que o mesmo está respondendo e sua segunda língua. A afirmativa II é falsa. O professor deve utilizar-se de técnicas procedimentos e instrumentos de avaliação compatíveis com as necessidades do aluno surdo, sem alterar os objetivos da avaliação, como por exemplo, maior valorização do conteúdo em detrimento da forma da mensagem expressa.
· “O acesso ao conteúdo, utilizando sistemas de comunicação alternativos, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a mímica, o desenho, a expressão corporal.
· A utilização de técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação compatíveis com as necessidades do aluno surdo, sem alterar os objetivos da avaliacão, como, por exemplo, maior valorização do conteúdo em detrimento da forma da mensagem expressa” (texto-base: Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?, p. 105).
· É sempre útil fornecer uma cópia dos textos com antecedência, assim como uma lista da terminologia técnica utilizada na disciplina, para o aluno tomar conhecimento das palavras e do conteúdo da aula a ser lecionada. Pode também justificar-se a utilização de um intérprete que use a língua brasileira de sinais.
· Este estudante pode necessitar de tempo extra para responder aos testes” (texto-base: Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?, p. 106).
	
	B
	V – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 3/10 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os educadores refletiram sobre os processos de instrução e sobre as estratégias comunicativas mais adequadas à forma de aprender das pessoas surdas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús & Colaboradores. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 171.  
Tendo em vista na citação acima, analise as afirmativas abaixo quanto ao recurso didático do livro ilustrado, o qual, conforme o estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, na escola, tem um grau de importância elevado para a pessoa surda na medida em que transmite valores e ideologias, bem como proporciona a aquisição de diversos conhecimentos, permitindo então a...
I.  Elaboração de seu pensamento.
II. Elaboração de seussentimentos.
III. Elaboração do seu desenvolvimento cognitivo por meio da fantasia e imaginação.
IV. Sua autonomia, descartando os demais recursos pedagógicos.
V. Utilização da sua criatividade uma vez que a linguagem nesses livros é visual.
Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, II e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II, III e V, apenas.
Você acertou!
As alternativas I, II, III e V estão corretas de acordo com as seguintes argumentações: "O livro ilustrado torna-se um material perfeito para se trabalhar com a criança surda. Os estudos de Benjamin apresentam a história desse material utilizado para transmitir valores e ideologias, para crianças e adultos, mas que para o surdo tornou-se apropriado para a aquisicão de diversos conhecimentos. Ao apresentar o trabalho artístico contido nos livros ilustrados dos séculos XVIII e XIX, este filósofo diz que a linguagem pictórica permite o acesso a uma gama de conhecimentos além de vivências internas e externas. Para a criança surda, esse material permite a elaboração de seu pensamento, sentimentos e o desenvolvimento cognitivo através da fantasia e imaginação, utilizando toda a criatividade infantil uma vez que a linguagem utilizada nesses livros é visual. Para Benjamin: "A imagem colorida faz com que a fantasia infantil mergulhe sonhando em si mesma. A xilogravura em branco e preto, reprodução sóbria e prosaica, tira a criança de seu próprio interior. A exortação taxativa à descrição, contida em mais imagens, desperta a palavra na criança. Mas, assim como descreve essas imagens com palavras, a criança as descreve de fato. Ela habita nas imagens (BENJAMIM,2002, p.64-65)''. A linguagem visual permite que a criança surda compreenda seu meio ambiente por interme´dio da linguagem viso-espacial. E vai além: evoca a fantasia e a imaginação da criança. Esta é a linguagem que mais se aproxima da criança surda. Benjamin (2002, p. 70) pontua que nesse mundo permeável, adornado de cores, em que a cada passo as coisas mudam de lugar, a criança é recebida como participante’” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 75,76). A afirmativa IV é falsa, tendo em vista os seguintes argumentos: “Os conceitos científicos, como definidos por Vigotski, são apresentados na escola através de métodos e estratégias pedagógicas, sempre buscando o interesse e o contexto em que a criança está inserida" (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 75).
	
	D
	São corretas as afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	São corretas as alternativas I, II, IV e V, apenas.
Questão 4/10 - Libras
Leia a seguinte afirmação:
“No princípio da história de educação de surdos, os sujeitos surdos eram considerados intelectualmente ‘inferiores’, por isso eram trancados em asilos. Quando perceberam que os sujeitos surdos tinham a capacidade de aprender, surgiram pesquisas e experimentos das diferentes metodologias e formas adaptadas de ensino”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006. p. 17.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, diversas abordagens podem ser utilizadas na educação dos surdos. Hoje, há a opção de se adquirir duas línguas: a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa (no caso do Brasil). Essa abordagem é uma das mais utilizadas na educação das crianças surdas e recebe o nome...
Nota: 10.0
	
	A
	Bimodalismo
	
	B
	Oralismo
	
	C
	Bilinguismo
Você acertou!
A educação bilíngue para crianças brasileiras com surdez consiste na aquisição de duas línguas: a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa (modalidades oral e escrita), com professores diferentes em momentos diferentes, a depender da escolha pedagógica da escola e da família (texto-base:
Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, p. 22).
	
	D
	Imersão Linguística
	
	E
	Inclusão
 
Questão 5/10 - Libras
Atente para a seguinte afirmação: 
“Língua de sinais e língua oral apresentam semelhanças e diferenças do ponto de vista operacional, mas a comunicação em língua de sinais é tão eficaz quanto na língua oral. Os dois tipos de língua apresentam uma estrutura hierárquica dos elementos que participam dos processos de codificação e de decodificação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Elizabeth Oliveira Crepaldi de. Leitura e surdez: Um estudo com adultos não oralizados. Rio de Janeiro; Editora Revinter, 2000. p. 2.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre as línguas de sinais, analise as afirmativas abaixo:
I. Têm estrutura própria e que um sinal gestual envia a um conceito, não havendo correspondência termo a termo com a língua oral.
II. Ao expressar um pensamento em língua de sinais, o discurso utiliza uma dimensão visual que não é captada por uma língua oral-auditiva, e da mesma forma o oposto é verdadeiro.
III. A Libras e a Língua Portuguesa apresentam todos os elementos de uma língua natural, porém se diferenciam em sua realização.
IV. A Libras não possui regras e gramática própria, o que a diferencia das outras línguas.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As alternativas I, II e III são corretas de acordo com os seguintes argumentos: “Sobre a língua de sinais, Kozlowsky (2000, p. 49) afirma que ela tem uma estrutura própria e que um sinal gestual envia a um conceito, não havendo correspondência termo a termo com a língua oral. Quadros (2003, p. 99) completa esta ideia dizendo que 'ao expressar um pensamento em língua de sinais, o discurso na língua de sinais utiliza uma dimensão visual que não é captada por uma língua oral-auditiva, e, da mesma forma, o oposto é verdadeiro’. Dentro desse enfoque, Fernandes acrescenta que: 'As línguas de sinais, como as línguas oralizáveis, possuem gramática própria que as diferenciam uma das outras e das oralizáveis. Isto quer dizer que a Língua Brasileira de Sinais, por exemplo, tem estrutura diferente da estrutura da Língua Portuguesa, e deve ser encarada, também, como uma língua natural (não artificial), pois tem sua origem equivalente a qualquer língua natural que conhecemos' (FERNANDES, 1999, p. 66). Elas são de outra ordem, uma ordem com base visual, e, por isso, têm características que podem ser ininteligíveis aos ouvintes. Dessa forma, compreendemos que a LIBRAS e a Língua Portuguesa apresentam todos os elementos de uma língua natural, porém, se diferenciam em sua realização” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 36,37). A afirmativa IV é falsa de acordo com o seguinte argumento: “As línguas de sinais, como as línguas oralizáveis, possuem gramática própria que as diferenciam uma das outras e das oralizáveis. Isto quer dizer que a Língua Brasileira de Sinais, por exemplo, tem estrutura diferente da estrutura da Língua Portuguesa, e deve ser encarada, também, como uma língua natural (não artificial), pois tem sua origem equivalente a qualquer língua natural que conhecemos” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 35).
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I e II, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas I, III e IV, apenas.
Questão 6/10 - Libras
Leia a seguinte afirmação: 
“A aquisição da linguagem das crianças surdas se dá a partir da capacidade humana de significação que se apresenta como uma competência específica para a produção e decodificação dos signos, permitindo através dela, produzir significados.O professor é o agente formador/responsável por ter o papel fundamental nesse contexto”.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes