Buscar

Projeto administração - Pimenta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS SANTA TERESA
 BACHARELADO EM AGRONOMIA
1. 
1. 
2. 
3. 
4. 
5. 
1. ADMINISTRAÇÃO / TECNOLOGIA 
A aplicação de boas práticas nas diferentes fases de cultivo da pimenta-do-reino influi de maneira marcante nos aspectos relacionados à segurança (inocuidade) e qualidade do produto final. Para a implantação devem-se observar alguns aspectos que podem influenciar a produção, como por exemplo: o clima, variedade mais indicada para a região ou município, a análise do solo para identificar a necessidade de correção para um bom desenvolvimento da planta e localização dos os principais mercados consumidores.
Para a implantação da pimenta do reino, de haverá um grande investimento de início com o preparo do solo, aquisição de mudas, estacas, adubo, irrigação, salário de funcionário, entre outros. Porém, esses investimentos se pagam ao longo das produções. A implantação da lavoura será dividida nas seguintes etapas:
Preparo do solo: O preparo do solo é a operação que deve ser realizada com bastante antecedência em relação a instalação da cultura. A primeira fase do preparo é a retirada da análise de solo para posteriormente fazer a recomendação de adubação e correção do solo. 
Após a retirada da amostra de solo, o preparo do mesmo será feito com o aluguel de máquinas agrícolas, pelo fato da propriedade não possuir. O preparo da área iniciará três meses antes do plantio da cultura. Será feita uma aração, uma subsolagem e duas gradagens.
Subsolagem: Tem como objetivo romper camadas do solo mais profundas que estão compactadas. É a primeira operação a ser realizada, e rompe as camadas em uma profundidade de 0,80 metros.
Aração: Tem como objetivo descompactar o solo e, assim, viabilizar o melhor desenvolvimento das raízes das plantas. É realizada logo após a subsolagem, e serve também para incorporar a primeira aplicação do calcário.
Gradagem: É a etapa posterior a aração. Após a aração, o solo ainda poderá conter muitos torrões, que dificultaria o desenvolvimento das mudas. Serão realizadas duas gradagens, uma com o objetivo de destorroar e a outra com o objetivo de nivelar o solo.
Obtenção de mudas: A escolha da variedade a ser utilizada, vai de acordo com o objetivo do produtor, e as características edafoclimáticas da região onde será cultivada. A variedade utilizada, vai ser a Bragantina devido a exigências do produtor. O plantio será feito através de mudas, que serão obtidas de viveiro certificado.
Balizamento: O balizamento proporciona um melhor aproveitamento da área, além de permitir crescimento uniforme e maior facilidade na execução das práticas culturais como limpeza, combate às doenças e pragas, adubação e colheita. O balizamento será feito com base no espaçamento recomendado para a cultura. 
Espaçamento: O espaçamento que será utilizado é o do tipo Cultivo Solteiro 2,0m x 2,5m (fileiras simples).
Tutoramento: Como planta trepadeira, a pimenteira requer suportes (tutores) para seu bom desenvolvimento. Os tutores podem ser mortos ou vivos. Na implantação será utilizado o tutor morto, que são estacas de eucalipto tratado, onde cada planta necessita de um tutor. Na área total de 3 hectares, serão necessárias 6000 estacas.
Abertura e adubação das covas: A abertura de covas será realizada após o fincamento das estacas no solo. É um procedimento que será realizado manualmente com o auxilio de cavadeiras ou enxadões. O coveamento deve ser feito ao lado leste dos tutores, na direção do sol nascente para proteger as mudas contra o sol da tarde, com a sombra dos tutores. O tamanho da cova é de 40cm x 40cm x 40cm. A adubação da cova será feita com base nas recomendações de análise de solo, porém será feita a adubação orgânica com composto de cama de frango, na dosagem de 5 quilos por cova. Após a realização destes procedimentos será aguardado um período de 15 dias para que os produtos façam efeito no solo e realizar o plantio das mudas de pimenta. 
Plantio: As mudas serão plantadas no início do mês de junho de 2017. A distância entre a muda e o tutor deve ser de aproximadamente 20 centímetros. O plantio também será feito manualmente.
Tratos culturais: Práticas culturais como capina manual e química, roçagem, adubação orgânica, química, foliar, amontoa, amarrio, poda, manejo integrado de doenças e pragas, cobertura morta, etc., são indispensáveis para a manutenção e o bom desenvolvimento da cultura da pimenta-do-reino. Uma das práticas mais importantes são:
Amarrio: O amarrio facilita a fixação das raízes de sustentação da planta jovem ao tutor, evitando assim seu tombamento. O primeiro amarrio deve ser realizado 1 mês após o plantio. Essa prática deve continuar até que a planta atinja a estaca. 
Poda: A ponta do ramo principal será podada quando atingir o topo do suporte para induzir uma maior ramificação da planta.
Os outros tratos culturais, são comuns de todas as culturas e devem ser realizados caso tenha incidência de pragas e doenças, como o controle fitossanitário. A adubação deve ser de acordo com recomendação. A capina deve ser feita caso haja infestação de plantas invasoras. A cobertura morta deve ser colocada no final do período chuvoso e mantida no período de estiagem. É importante porque mantém a umidade do solo, reduz a concorrência de plantas daninhas e a incidência da fusariose, além de evitar a erosão e servir como fonte de matéria orgânica.
Colheita: No primeiro ano após o plantio, já se faz a colheita de algumas espigas, porém, a planta tem seu pico de produção a partir do terceiro ano após o plantio. A colheita será feita manualmente, onde as espigas são colhidas e colocadas em recipientes limpos. Os frutos são colhidos de acordo com o tipo de pimenta que se quer obter. No caso dessa implantação, será destinado a colheita de pimenta preta.
Beneficiamento: A pimenta preta é obtida a partir de frutos colhidos semimaduros, quando a casca começa a amarelar. Serão secas ao sol em cima de lonas em torno de três dias, até os grãos atingirem a umidade recomendada. Após a secagem, os grãos são submetidos à ventilação para remover as impurezas, pó e pimenta chocha, seguida de peneiragem, classificação e padronização.
Armazenamento: Após a secagem a pimenta será ensacada em sacos de polipropileno ou aniagem limpo, de 50 kg e guardadas em armazéns simples, na propriedade. 
Recursos e controles gerenciais: A mão-de-obra será familiar, porém, em épocas de colheita será contratada mão-de-obra extra. O empreendimento será conduzido pelo proprietário, realizando análises e controles em planilhas. O proprietário não necessitará de assistência técnica de fora, já que o mesmo tem um filho formado na área agrícola.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
	SERVIÇOS
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	JUL/18
	Análise de solo
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Subsolagem
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Aração
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Gradagens
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Obtenção de mudas
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Balizamento
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Tutoramento
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Abertura das covas
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Adubação das covas
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Plantio
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	Amarrio
	
	
	
	
	
	X
	
	
	
	
	
	Tratos culturais
	
	
	
	
	
	X
	X
	X
	X
	X
	
	Colheita
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X
	Beneficiamento
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	X

Outros materiais