A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol objetiva dispositivos móveis

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Dispositivos Móveis
Nos estudos sobre os dispositivos móveis vimos que a cerca de uma década atrás, dispositivos móveis eram conhecidos apenas como os computadores portáteis e os assistentes pessoais, os quais tinham algumas limitações. Considerando isso, analise as afirmativas a seguir:
  I. Nem sempre existe possibilidade de conectá-lo a outros dispositivos ou ambientes para a troca de informações.
 II. Somente é possível conectar-se por meio do sistema de telefonia fixa comutada STFC utilizando-se para isso um modem.
III. Há uma necessidade contínua de carga e descarga (download e upload) de programas e dados armazenados por meio de uma conexão direta, via cabos.
 IV. Para o uso em locais remotos, utilizam a comunicação para receber, tratar e armazenar os dados remotamente.
Assinale a única alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III.
Você acertou!
Aula 1, Tema 1 – Pg. 3 da rota impressa.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	III e IV.
Questão 2/10 - Dispositivos Móveis
O Bluetooth é um padrão que permite que os dispositivos troquem dados em uma pequena área de abrangência, por meio de transmissões de sinal de rádio de curto comprimento de onda, enquanto o a rede local sem fio (padrão IEEE 802.11) é definida por um conjunto de de padrões que inclui vários protocolos para comunicação em diferentes frequências (2.4, 3.7 e 5 GHz). Sobre estas tecnologias é correto afirmarmos que:
Nota: 0.0
	
	A
	O Bluetooth é uma tecnologia de rede pessoal, e permite a configuração de redes de área pessoal.
Aula 3, Tema 1 – Pgs 4 e 5
	
	B
	O Wi-Fi é uma tecnologia de rede pessoal, e permite a configuração de redes de área pessoal.
	
	C
	O Wi-Fi é uma tecnologia de rede local e tem como características o baixo consumo de energia, a comunicação de curto alcance (entre 1 e 100 metros) e dispositivos com baixos custos de produção.
	
	D
	Existem três classes diferentes de dispositivos wireless, classificados de acordo com o consumo de energia e o alcance da comunicação.
	
	E
	O Bluetooth opera somente no modo de infraestrutura, onde um dispositivo denominado Ponto de acesso (Access Point - AP), desempenha o papel de mediador: um AP regula o acesso à rede e controla os dispositivos que fazem parte daquela rede.
Questão 3/10 - Dispositivos Móveis
A comunicação wireless – isto é, sem fio – é a comunicação ou transmissão de informações à distância sem necessidade de fios, cabos ou outros condutores elétricos. Nesta modalidade de comunicação a informação é preparada e transmitida por meio da atmosfera, portanto sem a necessidade de condutores, fazendo uso das ondas eletromagnéticas – sinais de rádio – ou da luz (laser, infravermelho, ultravioleta ou luz visível). Sobre a comunicação Wireless dos dispositivos móveis é correto afirmarmos que:
Nota: 10.0
	
	A
	Na comunicação por WiFi® os usuários podem conectar seus dispositivos a um roteador ou ponto de acesso de longo alcance, devido à alta potência de transmissão desses equipamentos.
	
	B
	O Bluetooth é geralmente usado para conectar fones de ouvido, teclado, mouse, microfones, câmeras de vídeo, impressoras, relógios e uma ampla gama de dispositivos eletrônicos.
Você acertou!
Aula 1, Tema 4 – Pg. 12 da rota impressa.
	
	C
	Devido ao baixo custo de aquisição, e à facilidade de operação e manutenção, os serviços de satélite vêm sendo cada vez mais usados pelos dispositivos móveis.
	
	D
	Por atender as necessidades de comunicação crítica, em ambientes industriais, a tecnologia ZigBee é complexa e de difícil implementação.
	
	E
	O RFID apresenta grande segurança para o tráfego de informações, enquanto que o NFC, menos seguro, pode ser usado em praticamente qualquer tipo de objeto.
Questão 4/10 - Dispositivos Móveis
Um dispositivo móvel apresenta basicamente os mesmos componentes de um computador qualquer: memória, CPU e interfaces. Além do circuito de comunicação móvel – ou circuitos, já que podem ser diversos circuitos para tipos distintos de comunicação. E todos estes componentes são alimentados por uma fonte de energia também portátil: a bateria. Esta semelhança na arquitetura e no arranjo dos componentes pode ser enganosa, pois um dispositivo de computação móvel pode diferenciar-se bastante de um computador de mesa – o desktop. Considerando isso, analise as afirmativas a seguir:
  I. Geralmente a capacidade de processamento de um dispositivo móvel é menor do que a de um computador desktop, porém podem haver dispositivos móveis com grande capacidade.
 II. Todo o armazenamento pode ser feito em dispositivos de estado sólido: chips de memória RAM, SSD e memory cards – sendo estes últimos removíveis.
III. Os aspectos mais críticos para as memórias dos dispositivos móveis são a velocidade e as altas temperaturas geradas.
 IV. Para o uso em locais remotos, os dispositivos móveis geralmente utilizam a comunicação para receber, tratar e armazenar os dados remotamente.
Assinale a única alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II.
Você acertou!
Aula 1, Tema 2 – Pgs. 12 a 16 da rota impressa.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	III e IV.
Questão 5/10 - Dispositivos Móveis
Componentes de aplicativos são os blocos de construção essenciais de uma APP. Existem componentes adicionais que são utilizados na construção do código dos demais componentes das APPs, em sua lógica e na ligação entre eles.  Sobre os componentes das APPs do Android, avalie as seguintes afirmações:
  I. Os Resources são elementos externos, como sequências de caracteres, constantes e imagens ou desenhos.
 II. Os Intents representam uma parte da interface do usuário em uma Activity.
III. Os Fragments são as mensagens que vão ligando os componentes para atuarem em conjunto.
 IV. As Views são elementos da interface do usuário que são desenhados na tela, incluindo botões, listas de formulários, etc.
Assinale a única alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III.
	
	B
	I e IV.
Você acertou!
Aula 4, Tema 4 – Pg. 13.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	III e IV.
Questão 6/10 - Dispositivos Móveis
Um sistema de telefonia celular é basicamente um sistema de rádio móvel, cuja função original e principal é permitir a comunicação por voz entre dois assinantes usando dispositivos – telefones - localizados em pontos geográficos distintos, e que podem mover-se durante o processo de comunicação. Este sistema é composto de alguns elementos, sobre os quais é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	Cabe à Estação Móvel estabelecer o contato com as demais Estações Móveis para possibilitar a comunicação.
	
	B
	Uma Estação Rádio Base é definida pelo sistema de telefonia celular como o meio usado para conectar-se com o sistema de telefonia fixa e com a Internet.
	
	C
	Além da capacidade de estabelecer contato com as estações móveis em sua área de abrangência, uma ERB conecta-se à outras estações rádio base.
Aula 1, Tema 3 – Pg. 6 da rota impressa.
	
	D
	Cabe à uma CCC - Central de Comutação e Controle estabelecer contato com as estações móveis em sua área de abrangência.
	
	E
	A forma de distribuição das Estações Móveis, semelhante à organização das células em um tecido, levou à denominação do sistema como “telefonia celular”.
Questão 7/10 - Dispositivos Móveis
O desenvolvimento de APPs para o Android é feito por meio de um kit de desenvolvimento específico (SDK - (Software Development Kit), o qual contempla as bibliotecas e as ferramentas de desenvolvimento. Este kit compõe a plataforma Android Studio . Sobre as características do desenvolvimento d software para os dispositivos móveis com o Android, analise as afirmações a seguir assinalando-as como (F)alsas ou (V)erdadeiras:
(  ) APPs Android desenvolvidos neste ambiente utilizam o paradigma de orientação a objeto e a linguagem Java.
(  ) No ambiente do Android Studio é possível utilizar boa parte das linguagens que suportam orientação à objeto, tais como C#,  C++ e Phyton.
(  ) O AndroidManifest.xml