Buscar

APOL JULHO

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geomorfologia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Em Geomorfologia, estuda-se as vertentes, também chamadas de encostas, que nada mais são do que superfícies com um certo grau de inclinação. É nas vertentes que ocorrem todos os processos que dão origem ao relevo, bem como os processos que originam os solos, assim como os processos erosivos, que ocorrem nas vertentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOWATZKI, Alexei. Vertentes. <https://profalexeinowatzki.wordpress.com/vertentes/>. Acesso em 29 jun. 2016. 
Tendo em vista os conteúdos Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre as vertentes ou encostas, analise as seguintes afirmativas:
I. Os processos exógenos são controlados pelo clima.
II. Os processos endógenos são controlados pelo tipo das rochas e por sua estrutura.
III. Os agentes de intemperização são a pressão atmosférica e a insolação.
IV. Os fatores exógenos são controlados pela composição química e pela permeabilidade das rochas. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – V – F
Questão 2/5 - Geomorfologia
Leia a afirmativa a seguir: 
“A análise dos mecanismos e dos processos que compõem os mais variados sistemas morfoclimáticos torna-se cada vez mais necessária para os estudos geomorfológicos. Dentre os vários elementos, a ação das águas é aquela que maior importância tem na esculturação do modelado terrestre, tanto nas áreas que recebem pluviosidade elevada, como nas áreas áridas e semiáridas”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHRISTOFOLETTI, A. Contribuição ao estudo dos processos morfogenéticos na área dos cerrados. Boletim Paulista de Geografia, AGB,  São Paulo, p. 71-77, 1964. p. 71. 
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a descrição de uma das categorias fundamentais de esculturação do relevo, é correto afirmar que:
	
	A
	Intemperismo: é responsável pela produção dos detritos que serão erodidos para a formação do regolito.
	
	B
	Intemperismo: é responsável pela formação de chuvas e de rochas que, por sua vez, são a base principal da esculturação das vertentes.
	
	C
	Ação biológica: é responsável pela produção dos detritos que serão erodidos para a formação do regolito.
	
	D
	Intemperismo: está relacionado a todos os movimentos gravitacionais de partículas ou partes do regolito pela encosta.
	
	E
	Processos fluviais: são as ações morfogenéticas dos seres vivos (plantas e animais) nas vertentes.
Questão 3/5 - Geomorfologia
Observe a figura a seguir, que mostra o impacto da água da chuva sobre o solo:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto que acompanha a figura, ele está disponível em: REVISTA Plantio Direto & Tecnologia Agrícola. <http://www.plantiodireto.com.br/?body=cont_int&id=953>. Acesso e, 30 jun. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o escoamento causado pela ação da água da chuva, é correto afirmar que:
	
	A
	O escoamento subterrâneo ocorre nas camadas não saturadas do solo.
	
	B
	O escoamento superficial ocorre sobre o solo.
	
	C
	O escoamento subterrâneo ocorre sobre a superfície do solo.
	
	D
	O escoamento subsuperficial ou hipodérmico ocorre sobre a superfície do solo.
	
	E
	O escoamento superficial ocorre nas camadas saturadas do solo.
Questão 4/5 - Geomorfologia
Observe a vertente/encosta na fotografia a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira observar a fotografia, ela está disponível em: <http://www.ama-lingua.com/index.php?mod=geog1>. Acesso em 2 maio 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre o conceito de vertente, é correto afirmar que, em geral, essas formas apresentam certo grau de:
	
	A
	Inclinação que define sua extensão, das calhas de rios ao topo ou divisor de águas.
	
	B
	Circunferência que define sua extensão, do traço convexo ao côncavo.
	
	C
	Inclinação que define sua extensão, do topo ou divisor de águas ao fundo do vale ou calha de rios.
	
	D
	Superioridade que define sua extensão, do topo ou divisor de águas ao fundo do vale ou calha de rios.
	
	E
	Liderança que define sua extensão, do fundo de vale ou calha de rios ao topo ou divisor de terras.
Questão 5/5 - Geomorfologia
Atente para a seguinte citação: 
“Sob o ponto de vista geomorfológico, a linha de costa se caracteriza por instabilidade decorrente de alterações por efeitos naturais e antrópicos, que se traduzem em modificações na disponibilidade de sedimentos, no clima de ondas e na altura do nível relativo do mar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: Uma atualização de base e conceitos. 5a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 254. 
Conforme os conteúdos do livro-base Geomorfologia: Fundamentos e métodos para o estudo do relevo sobre a Geomorfologia Costeira, é correto afirmar que:
	
	A
	São processos geomorfológicos costeiros químicos: ondas, marés, ventos, por exemplo.
	
	B
	São processos geomorfológicos costeiros biológicos: precipitação de sais, por exemplo.
	
	C
	São processos geomorfológicos costeiros físicos: formação de mangues, recifes de corais, por exemplo.
	
	D
	A Geomorfologia Costeira define o litoral ou a faixa costeira como seu objeto de estudo.
	
	E
	A seção do relevo denominada litoral diz respeito à área integral composta pelo mar e pelas falésias.
Questão 1/5 - Prática Profissional: Estudo das Transformações da Paisagem e do Relevo
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Segundo a teoria da ‘tectônica das placas’, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENA, Rodolfo. Diferença entre rochas e minerais. <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-rochas-minerais.htm>. Acesso em 07 jun. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre a teoria da tectônica de placas, marque a alternativa que apresenta os três movimentos exercidos pelas placas tectônicas.
	
	A
	Divergente, convergente e transformante.
	
	B
	Transformante, ascendente e iniciante.
	
	C
	Divergente, condizente e equivalente.
	
	D
	Equidistante, transformante e equivalente.
	
	E
	Sobreposto, divergente e convergente.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Estudo das Transformações da Paisagem e do Relevo
Leia o trecho de texto a seguir: 	
“Podemos dizer que o relevo brasileiro é formado por estruturas geológicas antigas (com exceção das bacias de sedimentação recente). Pode-se dizer, de maneira simplificada que são três as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos do relevo encontrado no Brasil: - plataformas (ou crátons), - cinturões orogênicos [e] – bacias sedimentares”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PROFELIANAGEO. Geomorfologia do Brasil. <http://profelianageo.no.comunidades.net/geomorfologia-do-brasil>. Acesso em 13 jun. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre os macrocompartimentos, marque a alternativa que conceitua corretamente o termo crátons.
	
	A
	São os limites entre formas de relevo.
	
	B
	São as partes instáveis do relevo oceânico.
	
	C
	São as partes relativamente estáveis dos continentes, terrenos muito antigos que passaram por muitos períodos erosivos.
	
	D
	São as partes relativamente estáveis dos continentes, sendo terrenos de formação recente, formandos por neossolos.
	
	E
	São formações geológicasadvindas de rochas vulcânicas.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Estudo das Transformações da Paisagem e do Relevo
Atente para as seguintes informações: 
“De forma simplificada, as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos do relevo encontrados no Brasil e na América do Sul, são os crátons ou plataformas, os cinturões orogênicos [...], as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas [...]. Os cinturões orogenéticos, que correspondem às extensas faixas de estruturas dobradas no território brasileiro, [...] representam faixas de sutura entre crátons e consolidam em seu conjunto os terrenos do Pré-Cambriano da América do Sul. Estão representados pelas faixas de dobramentos do Atlântico, de Brasília e Paraguai-Araguaia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. O relevo brasileiro no contexto da América do Sul. <https://docs.ufpr.br/~foliveira/GB005/Ross%20JLS%202016%20-%20Relevo%20Bras%20no%20contexto%20da%20Am%20Sul%20-%20Rev%20Bras%20Geogr.pdf>. Acesso em 13 jun. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre os macrocompartimentos, é correto afirmar que os cinturões orogênicos também são conhecidos como:
	
	A
	Planícies.
	
	B
	Depressões.
	
	C
	Dobramentos antigos.
	
	D
	Cordilheiras.
	
	E
	Planaltos recentes.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Estudo das Transformações da Paisagem e do Relevo
Leia a seguinte passagem de texto: 
“[Em uma] relação direta com Goethe, a paisagem humboldtiana se atrela à possibilidade de uma apresentação do infinito no finito. Nas palavras de Goethe: ‘Se queres caminhar para o infinito/anda para todos os lados no finito” (GOETHE apud MOLDER [...])”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Roberison Wittgenstein Dias da; VITTE, Antonio Carlos. A paisagem em Humboldt: Da instrumentalização do olhar a percepção do cosmos. <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Teoriaymetodo/Pensamientogeografico/27.pdf>. Acesso em 13 jun. 2018. 
Conforme os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre a perspectiva humboldtiana da paisagem, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A paisagem, para Humboldt, fixa-se na representação dos aspectos físicos.
	
	B
	Humboldt realizou inúmeras expedições pela América do Norte, analisando os aspectos da paisagem que predominam sobre os aspectos humanos.
	
	C
	Para esse geógrafo, a paisagem é a interação entre homem e natureza, sendo que o fator humano é predominante.
	
	D
	Os estudos de Humboldt sobre a paisagem iniciaram no final do século XIX, pois somente nessa época o homem foi considerado um elemento paisagístico.
	
	E
	Para Humboldt, a paisagem é um elemento passivo ao homem, sendo que seus estudos iniciaram em expedições na África Meridional.
 Questão 5/5 - Prática Profissional: Estudo das Transformações da Paisagem e do Relevo
Leia o trecho de texto a seguir: 
“As fronteiras divergentes ocorrem nos riftes onde nova crusta está a ser criada a partir de magma proveniente do manto, o que força as placas a afastarem-se uma da outra. A fronteira divergente de placas mais conhecida é, provavelmente, a crista média atlântica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UNIVERSIDADE do Algarve. Tectónica de placas. <http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/21_FrontDiverg.html>. Acesso em 13 jun. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Estudo das transformações da paisagem e do relevo sobre limites divergentes, marque a alternativa que apresenta o conceito de rifte.
	
	A
	É o limite entre duas cordilheiras.
	
	B
	É a divisão entre dois morros.
	
	C
	É o limite construído em um local onde há a separação de duas placas tectónicas.
	
	D
	É uma área de depressão, sendo sempre absoluta.
	
	E
	É uma região composta por no mínimo três ilhas.

Outros materiais