A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
AOL 4 E AOL5 - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - UNINASSAU

Pré-visualização | Página 1 de 7

1. Pergunta 1
/1
Leia a tirinha a seguir:
COMUNICACAO E EXPRESSAO-unid3-q9.PNG
Fonte: GRANDO, F. O que queremos. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/megazine/conheca-algumas-tirinhas-do-que-queremos-6844123> Acesso em: 14 set. 2019.
De acordo com o objetivo do emissor durante o ato comunicativo, ou seja, se deseja argumentar, informar, relatar ou orientar o receptor da mensagem, faz-se uso de tipologias textuais que apresentam algumas características predominantes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipologias textuais e suas marcas linguísticas, pode-se afirmar que na última frase da tira verifica-se o uso de:
Correta
(B) injunção
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
Leia o excerto a seguir:
“Gênero textual é um conceito geral que engloba textos com características comuns em relação à linguagem, ao conteúdo e à estrutura, utilizados em determinadas situações comunicacionais, orais ou escritas.”
Fonte: SARMENTO, L. L. Oficina de Redação. São Paulo: Moderna, 2003. p. 13.
Considerando essas informações e os estudos sobre gêneros textuais, analise as tipologias a seguir e associe-as com seus respectivos exemplos.
1) descrição.
2) narração.
3) argumentação.
4) injunção.
( ) “Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bata mais. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mistura delicadamente até encorpar. Leve ao forno por cerca de quarenta minutos” (CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 83).
( ) “As filmagens começaram e, no fim, o diretor não continha seu entusiasmo. O cachorro magro tinha atuado de forma magnífica. Jogara-se da ponte e, depois de improvisar uma cena dramática de afogamento…” (CAPPARELLI, S. 30 fábulas contemporâneas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 15).
( ) “Exigir o veloz, o imediato e o sintético, sem ter a consciência de que estes valores são injetados em nossas mentes, é ter a confirmação de que o ‘Panis et circenses’ da Roma antiga é tão contemporâneo quanto o advento da globalização” (CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 391).
( ) “No meio dos campos de trigo e beterraba, a aldeia dos Deux-Cent-Quarante dormia sob a noite negra. Distinguiam-se vagamente os quatro imensos corpos de pequenas casas encostadas umas às outras” (ZOLA, É. O germinal. In: CEREJA, W.; COCHAR, T. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2013. p. 34).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(B) 4, 2, 3, 1
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
A redundância corresponde à repetição de palavras ou de ideias, e também é chamada de pleonasmo; a informação com repetição explícita, sem função estilística no texto, causa problema de coesão e coerência textuais.
Considerando essas informações e os estudos sobre coesão, coerência e as armadilhas do texto, pode-se afirmar que a redundância ocorre em:
Incorreta
(C) “Assisti a uma peça na ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
“A garota chegou atrasada, mas em nenhum momento demonstrou desconforto.”
2. 
“No retorno das férias, depois de uma viagem de mais de seis horas, tivemos uma boa surpresa.”
3. 
“Assisti a uma peça na qual o ator fazia um monólogo, falando sozinho o tempo todo.”
Resposta correta
4. 
“O final das férias sempre descontenta os estudantes, pois precisam retomar a rotina exigente de estudos.”
5. 
“Os atores e produtores culturais buscam patrocínio para seus trabalhos.”
4. Pergunta 4
/1
Leia o excerto a seguir:
“Nunca tinha visto uma mulher assim tão grande, metida num longo vestido preto, os olhos revirados para o alto, os braços pendidos diante do corpo, as mãos fortemente entrelaçadas no gesto da Senhora das Dores na procissão da Paixão.”
Fonte: TELES. L. F. O segredo e outras histórias de descoberta. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 38.
Considerando o conteúdo estudado sobre tipologias textuais e suas marcas linguísticas, pode-se afirmar que o excerto apresentado tem predominância de características do tipo:
Correta
(E) descrição
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/1
Leia o excerto a seguir:
“Durante a sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos.”
Fonte: SARMENTO, L. L.; TUFANO, D. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna, 2004. p. 376.
Quando se produz um texto, tem-se a intenção de se fazer entender, ou seja, ser coerente para os receptores; porém, alguns trechos ou aspectos podem apresentar problemas de incoerência.
Considerando essas informações e os estudos a respeito dos tipos de coerência textual, verifica-se no trecho citado a falta de coerência:
Correta
(E) semântica
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
Leia o excerto a seguir:
“Eu e minha prima éramos duas jovens estudantes, eu estudava Direito e ela, Medicina; chegamos à noite a uma velha pensão, a dona era uma velha balofa, de peruca mais negra que a asa da graúna, alugou-nos um quarto. Logo descobrimos pequenos ossos de um anão, ali deixados pelo antigo morador, o fato despertou grande interesse em minha prima.
Enquanto discutíamos se daríamos fim aos ossinhos, percebemos um cheiro diferente no quarto e, à noite, apareceram formigas que se dirigiam ao caixote de ossos. O fato de repetia e, aos poucos, o corpo do anão era recomposto por elas.
Na última noite em que passamos na velha casa, minha prima percebeu que as formigas haviam completado seu ‘trabalho’: ‘O esqueleto está inteiro, só falta o fêmur’.
Aterrorizadas, fugimos, abandonando a casa.”
Fonte: TELLES, L. F. As formigas. In: Seminário dos ratos. 6. ed. São Paulo: Nova Fronteira, 1998. (Adaptado).
Parte dos textos que pertencem à tipologia narrativa apresentam enredo, isto é, suas histórias dividem-se em situação inicial, conflito, complicação, clímax e desfecho. Assim, considerando as informações dadas, o trecho narrativo, e os estudos sobre gêneros textuais e a estrutura do enredo, analise os elementos a seguir e associe-os com as informações do trecho.
1) Situação inicial.
2) Conflito.
3) Complicação.
4) Clímax.
5) Desfecho.
( ) Acontecer a fuga.
( ) Aparecer um cheiro diferente no quarto e o aparecimento das formigas.
( ) Encontrar pequenos ossos de um anão.
( ) Ocorrer a recomposição do esqueleto até a falta de um osso.
( ) Chegar à pensão, encontrar a velha, alugar um quarto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(E) 5, 3, 2, 4, 1
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
Leia a tirinha a seguir:
COMUNICACAO E EXPRESSAO-unid3-q3.PNG
Fonte: ORLANDELI. Grump. Disponível em: <http://www.orlandelI. com.br/novo/wordpress/index.php/category/grump/page/2/>. Acesso em: 14 set. 2019.
A condição para que um texto seja coerente é que o receptor tenha condições de recriar o sentido que o emissor pretende veicular, apresentando algum tipo de verossimilhança, isto é, ter analogia com a verdade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre coerência textual e os conceitos relativos à verossimilhança em textos, analise as afirmativas a seguir sobre o texto apresentado na tirinha.
I. O texto apresenta verossimilhança externa, correspondendo à realidade circundante.
II. O texto apresenta verossimilhança interna, correspondendo a elementos específicos do texto.
III. O texto apresenta incoerência para os interlocutores, já que é inverossímil de acordo com os elementos do texto e sua organização.
IV. O texto apresenta concatenação e relação lógica entre suas ideias, ocorrendo verossimilhança interna.
Está correto apenas o que se afirma em:
Correta
(C) II e IV
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Leia a tirinha a seguir:
COMUNICACAO E EXPRESSAO-unid3-q17.PNG
Fonte: GONSALES, F. Níquel Náusea. Disponível em: <https://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/post/40380801991/por-fernando-gonsales> Acesso em: 14 set. 2019.
Apresentar uma argumentação corresponde a apresentar ideias, provas, documentos, alegações,