Buscar

Dimensões do Esporte: Educação, Participação e Performance


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lauro Xavier (2019204833)
1. Esporte-educação
Esporte-Educação está dividido em: Esporte Educacional e Esporte Escolar.
· Esporte educacional
· Pode ser oferecido também para crianças e adolescentes em comunidades e outros lugares fora da escola.
· Deve utilizar nas atividades princípios da: inclusão, participação, cooperação, co-educação e co-responsabilidade.
· Esporte na escola
· É praticado por jovens com algum talento para a prática esportiva;
· Não leva em conta formação para a cidadania
· Deve utilizar atividades que usem os princípios do Desenvolvimento Esportivo e do Desenvolvimento do Espírito Esportivo;
· O Espírito Esportivo é mais do que “Fair-play”, pois compreende também a determinação em enfrentar desafios e outras qualidades morais importantes.
É no esporte-educação que se percebe o aspecto do esporte de maior conteúdo socioeducativo. O mesmo, entendido no processo educacional de formação das pessoas, deve ser considerado como um caminho essencial para o exercício pleno da cidadania no futuro individual dessas pessoas (TUBINO, 2001).
2. Esporte-participação
Esta é a dimensão social do esporte referenciada como o princípio do prazer lúdico, e que tem como objetivo o bem-estar social dos seus participantes. Tem relação com o lazer e o tempo livre, sendo praticado de forma espontânea, em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Ou seja, oferece a oportunidade de liberdade a cada praticante, a qual se inicia na própria participação voluntária, portanto, pode ser feita com participantes de todas as idades e classes sociais e em diferentes locais.
Além das condições de prazer que são geradas, o mesmo tem o seu valor social evidenciado na participação e nas alianças ou parcerias desenvolvidas. Essa ação fortalece os grupos e comunidades, tornando-os ativos e com mais possibilidades de percepção do conceito de obrigação social, e consequentemente mais agentes do seu próprio destino.
O esporte-participação, que também é conhecido como esporte comunitário, esporte-ócio, esporte-lazer ou esporte do tempo livre, tem como princípios: a participação, o prazer e a inclusão. O esporte-participação como a própria denominação sugere, ao promover a .
3. Esporte-performance
Conhecido também como esporte de competição, esporte de desempenho e esporte institucionalizado, traz consigo os propósitos de novos êxitos esportivos, a vitória sobre adversários nos mesmos códigos. Tem como objetivo alcançar resultados, vitórias, recordes, títulos esportivos, projeções na mídia e prêmios financeiros.
Há uma tendência natural para que seja praticado pelos chamados talentos esportivo, impedindo, assim, de ser considerada uma manifestação comprometida com os preceitos democráticos.
Os dois princípios do esporte-performance são: a Superação e o Desenvolvimento Esportivo. A preferência pelo espetáculo esportivo é uma característica muito visível nessa dimensão. As modalidades esportivas de pouco impacto em matéria de espetáculo definham, enquanto aquelas que podem torna-se grandes shows para o público em geral, principalmente os divulgados na mídia, crescem aceleradamente.
O avanço da tecnologia tem conseguido levar o espetáculo para fora do contexto esportivo, ao evidenciar detalhes de grande interesse para o público como as emoções, os bastidores e os fatos paralelos. No entanto, existem sintomas positivos que justificam a relevância social no esporte-performance. Veja a seguir:
Alguns fatos novos relativos ao esporte continuam a surgir, tais como o interesse cada vez maior pelos esportes coletivos e os de aventura, o aparecimento dos esportes de shopping (patinação, boliche, kart etc.), a exacerbação dos negócios no esporte de rendimento e a proliferação de federações internacionais de uma mesma modalidade (tênis, boxe, surfe etc.).

Continue navegando