Buscar

Organização do Portfólio de Atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia atentamente as informações:
• Você deverá enviar no portifólio 01, as atividades referentes as aulas, 01, 02, 03 e 04.
• Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
• Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas.
• Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (cinco) pontos.
• As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1 - Através das leituras realizadas, elabore um texto.
Vimos que o currículo é um instrumento importantíssimo para o processo de ensino/aprendizagem e que sofre alterações com as mudanças sociais. 
O currículo é um procedimento de total importância para o desempenho do professor em sala de aula. O professor ao elaborar o currículo deve saber para que tipo de aluno o material se destina, é preciso avaliar o meio e saber como desenvolver, para que a educação oferecida faça sentido para o aluno, os professores em sala de aula devem produzir um currículo organizando as ideias para uma boa produção e um andamento homogêneo das atividades escolares.
O currículo precisa respeitar as normas do sistema, mas o professor tem autonomia para direciona-lo as necessidades dos alunos e da comunidade escolar.
2- Qual a intenção das Diretrizes curriculares? Explique com suas próprias palavras.
São normas amparadas por lei, tem como meta garantir a educação com exatidão e igualdade desde a educação infantil até ao ensino médio. 
Em 1932 pensava-se na Lei das Diretrizes de Base, quando pioneiros da educação já exigiam do poder publico, ela foi articulada como projeto em 1948 e a 1° lei LDB foi em 1961, a 2 ° em 1971 e a 3° em 1996, ela se materializa como um conjunto de laços na qual busca a formação do ser humano. Denominada como conjunto de segmentos para a produção de conhecimento significativo.
Atividade da aula 02. (máximo 30 linhas)
1 – Disserte sobre as duas tendências que influenciaram e ainda influenciam as propostas curriculares educacionais.
São duas tendências que influenciam as propostas curriculares, mesmo sendo diferentes abrangem as transformações que a sociedade vem sofrendo.
 O tecnicismo fundamentava-se de treinamentos, reforçando bastante a noção de que atividades, métodos e técnicas resolveriam a falta de desenvolvimento na escola, a educação era voltada à construção científica de um currículo que desenvolvesse os aspectos da personalidade adulta isso seria o correto, porém se fosse aprendizagem cultural seria um currículo inadequado.
Já o escolanovismo mantém-se influenciando algumas escolas, tendo como objetivo uma educação que abranja o lado humano e social e valorizando a importância de ter estes alunos na escola, sua finalidade é preparação do indivíduo para as práticas sociais e de interesse burguês. 
Atividade da aula 03.
1- Disserte sobre currículo e os três eixos de sua organização.
O currículo é um conjunto de atividades e conteúdos a serem desenvolvidos pelos educadores para com os educandos nas unidades escolares, ele possibilita um maior desempenho e flexibilidade para o processo de construção de conhecimento significativo. Sendo assim currículo e a educação estão inter-relacionados profundamente com a cultura e com o conjunto de valores sociais e morais. Dessa forma o currículo está ligado a pratica social do individuo, na transformação social e na valorização de suas múltiplas manifestações.
O currículo é dividido em Cultura, Poder e Ideologia.
São considerados inseparáveis, pois cultura é educação, a cultura é um conjunto de valores e conhecimentos que são transmitidos de maneira habitual a e não de forma teórica, pois são partes ativas de um processo de produção e de criação de significados e de sujeitos.
Currículo e poder são a educação e o poder está totalmente ligado. O poder aparece através de divisões que se separam em grupos de acordo com as classes sociais, etnias e gêneros e também de forma arbitrária impondo o que deverá ser feito definindo conhecimentos validos e necessários de acordo com o interesse dos grupos.
Currículo e a ideologia. A ideologia é produzida na produção intelectual e é consolidada nas instituições e divulgada na imprensa especializada. A educação é um dos instrumentos principais para que a classe dominante impusesse suas ideias sobre toda a sociedade e tem grande poder sobre o processo de comandar e produzir identidades individuais e sociais dentro das instituições de ensino. Assim, seria impossível falar de currículo sem falar de ideologia.
Atividade da aula 04.
1 – A escola segundo Veiga (2002), é uma instituição social constituída de duas faces. Quais são elas? Fale sobre cada uma.
São as faces Conservadora e a Progressista. A Conservadora tem como função conservar a identidade que preocupa com a diversidade cultural do educando, visando prepará-lo para viver em sociedade.
A face Progressista entende que a escola é parte integrante da sociedade, construindo assim uma face progressista com métodos diferenciados com uma atitude renovadora democrática e libertadora. 
· Para finalizarmos faça um resumo apontando o que você considerou mais importante nas primeiras 04 aulas.
Nas 4 primeiras aulas percebi a importância do planejamento no âmbito escolar, deve ser de suma importância o hábito de planejar, pois uma aula pode ser perdida se não atingir as necessidades do aluno. Ficou claro também a importância do currículo no processo pedagógico, ele embasa o trabalho do professor, se for aplicado de maneira correta faz com que o trabalho da escola seja reconhecido.
Nas quatro aulas pude aprender que o Currículo e seus componentes é um documento fundamental que direciona todos os artefatos de um planejamento e pode ser adequado a realidade e ao cotidiano de cada instituição escolar. 
REFERÊCIAS:
PIOVEZANI, Marlene Paula.Escola , currículo e Avaliação Institucional. Dourados : UNIGRAN,2019.

Outros materiais