Buscar

Atividade Avaliativa - Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4/4
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: LETRAS
Semestre: 4º 
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
Professor: ADRIANA RITA SORDI
ORIENTAÇÕES 
Cada Atividade respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta
1º) Corrente de Psicologia fundada pelo também americano John Watson, que dominou o pensamento e a prática da Psicologia em escolas e consultórios até os anos 50 e hoje compartilha espaço com outras abordagens da Psicologia. 
a) Cognitivismo; 
b) Behaviorismo; (X)
c) Gestalt; 
d) Existencialismo; 
e) Fenomenologia.
2º) Bianca tem 4 anos. Ele está brincando na varanda e percebe que necessita de mais brinquedos, pois já utilizou todos as panelinhas disponíveis, então fala bem alto: “Vou até o meu quarto, pois preciso subir e pegar duas panelinhas de cores diferentes para minha comidinha. Preciso ir rápido”. Este processo é considerado 
I. O principal ponto de convergência entre a percepção de Piaget e Vygostky, já que ambos percebem que a trajetória de desenvolvimento do pensamento e da linguagem acompanha a trajetória de outras funções psíquicas, ou seja, vem de dentro para fora. 
II. O principal ponto de divergência entre a percepção de Piaget e Vygotsky, pois explicita a diferenciação de percepção deste teóricos, quanto à importância dos fatores internos e dos externos (sociais), para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. 
III. Fala difusa, que para Vygostsky, é um indicador importante de que a linguagem usada inicialmente, apenas com função de comunicação interna (atividade social intrapsíquica), passa a ser um meio de organização do pensamento da ação, ganhando função externa, (atividade interpsíquica); o percurso é dentro para fora. 
IV. Fala egocêntrica, que, para Vygostsky, é um indicador importante de que a linguagem usada inicialmente, apenas com função de comunicação (atividade social interpsíquica), passa a ver um meio de organização do pensamento da ação, ganhando função externa, (atividade individual, intrapsíquica); o percurso é de fora (social) para dentro (individual). 
V. Fala egocêntrica, que, para Piaget, assinala um processo de transição entre os estados mentais individuais não-verbais, de um lado, e o discurso socializado e o pensamento lógico, de outro; o percurso é de dentro para fora. 
Assinale a alternativa correta: 
a) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras. (X)
b) Apenas as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. 
c) Apenas as afirmativas V, I e III são verdadeiras. 
d) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. 
e) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
3º) Ana de 13 anos, após ser questionada pela professora sobre sua redação com o titulo “Que Brasil que eu quero”, argumenta para a sala sobre as hipóteses em relação ao futuro do Brasil, demonstrando boa arguição e autonomia do conhecimento e pensamento. 
Podemos concluir que segundo a teoria Cognitivista de Piaget, Ana se encontra no período: 
a) Das operações concretas; 
b) Das operações sensório formais; 
c) Das operações sensório motor; 
d) Das operações pré operatórias; 
e) Das operações formais.
4º) Segundo Vygotsky (1978), as crianças raramente evoluem muito no rumo do desenvolvimento quando seguem sozinhas; progridem quando andam de mãos dadas com um parceiro que é um especialista. Antonio de 4 anos e seu pai, costumam montar quebra-cabeças juntos. Antonio faz quase todo o trabalho; seu pai às vezes encontra uma peça de que Antonio necessita ou determina a posição correta de uma peça. Quando Antonio tenta montar o mesmo quebra-cabeças sozinho, raramente consegue completá-lo. A diferença entre o que Antonio consegue fazer com ajuda e o que consegue fazer sozinho define a: 
a) Zona de desenvolvimento proximal. (X)
b) Zona de conforto cognitivo. 
c) Zona do discurso privativo. 
d) Estratégia proximal de interpretação. 
e) Estratégia de solução diferencial
5º) Um professor distribui os trabalhos que serão realizados naquele dia pelos seus alunos. Eles estão sentados em suas carteiras disponibilizadas em pequenos grupos e estão trabalhando em projetos de aprendizagem, cada grupo possui um tema, que após a resolução será apresentado a sala. O professor vai de grupo em grupo desafiando e contribuindo com o desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho é coletivo, sendo que um aluno ajuda o outro no desenvolvimento da atividade. 
A conduta desse professor é corretamente interpretada pela abordagem: 
a) Comportamental, que preconiza a modelagem do comportamento da criança pelo reforço positivo dos comportamentos adequados pela extinção dos inadequados. 
b) Gestáltica, a qual destaca a correção do erro e o controle do comportamento como necessários para que o aluno estabeleça a distinção figura e fundo, criando a boa forma, favorecendo insights (introvisão) e raciocínios específicos sobre os problemas dados na tarefa. 
c) Piagetiana, que preconiza a aprendizagem como envolvendo processos de assimilação e acomodação de novos conteúdos à estrutura cognitiva do aluno, tornada possível, enfatizando o erro cometido. 
d) Rogeriana, a qual compreende a conduta do professor como um convite à heteronomia do aluno como pessoa humana, pois a punição do erro deve acontecer num clima de afetividade e empatia.
 e) Sócio-histórica, que enfatiza o papel do parceiro mais experiente como muito valorizado para a aprendizagem, o que faz com que a correção do erro pelo professor favoreça a zona de desenvolvimento proximal. (X)
6º) Analise as afirmativas que se seguem, referente a teoria de C. Rogers sobre a aprendizagem. 
I. Ao estudante deve ser oferecido um clima acolhedor tanto como professor como com seus colegas, para que aprendizagem aconteça. 
II. O foco da aprendizagem não está no conteúdo, mas em oferecer um processo contínuo de aprendizagem. 
III. A disciplina é responsabilidade do aluno – Não é o professor que impõe a disciplina, mas o próprio aluno que se conscientiza da importância desta. 
IV. A avaliação é feita pelo professor. 
Estão corretas as afirmativas 
a) I e II. 
b) II e III. 
c) I, II e III. (X)
d) I, II e IV. 
e) IV.
7º) Vínculo afetivo com origem no passado, acontece de forma muito comum em relação a criança e seus professores, é denominado de: 
a) Fixação 
b) Transferência (X)
c) Identificação 
d) Projeção 
e) Regressão
8º) Lucas está no 6° ano, estuda neste semestre a Antiguidade Clássica. Mediante um roteiro explicado pela professora de História, ele precisa fazer um levantamento de informações sobre o tema. Para tanto, utilizou buscadores da internet, livros e enciclopédias, mas observando as orientações da professora, não fez cópias, construiu seu próprio texto. A ação de Lucas, segundo a teoria de Vygostsky é: 
a) uma ação direta, pois respondendo a um estímulo ? a solicitação da professora ? Lucas emitiu uma resposta, realizou a pesquisa solicitada, cumprindo as orientações previamente estabelecidas. 
b) uma manifestação das funções psicológicas elementares, já que supera as reações automatizadas ou os atos reflexos, caracterizando-se como atividade que requer reflexão e uso de comportamento voluntário.
c) uma ação indireta, pois Lucas não definiu diretamente as ações a serem realizadas, serviu-se das explicações e orientações da professora para realizar sua atividade, portanto não é ato voluntário, mas determinado externamente. 
d) uma ação mediadora, ou seja, Lucas utilizou instrumentos (computador, livros...) e signos (palavras, letras, números, imagens...) para construir as informações solicitadas, bem como, serviu-se do apoio adulto (da professora) para realizar a atividade. (X)
e) uma manifestação das funções psicológicas inferiores, já que supera as reações automatizadas ou os atos reflexos, caracterizando-se como atividade que requer reflexão e uso de comportamento voluntário.
9º) A teoria comportamental é muito utilizada na escola, pois o professor pode usar vários recursos, tanto para instalar como para extinguir um comportamento. Assim,crie um exemplo de como o professor pode utilizar o condicionamento operante para instalar o comportamento de leitura em seus alunos. 
O professor pode utilizar o condicionamento apresentando aos alunos todo o conteúdo de uma forma subdividida em unidades relativamente pequenas de trabalho de informação. Esse método dá ao aluno a sensação de chegar a alguma parte, mantendo ele ativo ao mesmo tempo.
10º) Cunha (2000), para a Psicanálise, as questões objetivas como: método, planejamento, conteúdos das matérias, etc. São questões menos importantes no ato de educar. Neste sentido, o que importa para a teoria humanista no ato de educar?
Resp: Para a teoria Humanista no sentido de educar, importa preliminarmente considerar o indivíduo como ser subjetivo, que independente do modo como lhe é imposto o aprendizado, ele possui seus próprios meios para o fazê-lo. O professor, é um mero mediador, que o guiará, a melhor modo considerando sua individualidade. O sujeito vem em sempre em primeiro lugar, considerando suas experiências anteriores, bem como o meio que está inserido. Engradecendo os pontos positivos, e leva-lo a descobrir por si só, os melhores métodos.

Outros materiais