Buscar

Princípios de Tomada de Decisão e Economia Local

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Liste e explique sucintamente os quatro princípios da tomada de decisão. Depois, observe as reais situações de seu cotidiano e veja-se são aplicados a elas os quatro princípios.
R= Primeiro princípio: este processo descreve a tomada de decisão, pelo qual uma pessoa passará antes de comprar. Deve-se levar em conta o fato de que o dinheiro que será gasto, não poderá ser usado para adquirir outra necessidade ou desejo, então primeiro deverá definir suas necessidades, antes de realizar desejos desnecessários.
Segundo princípio: o preço de algo é o que você desiste para conquistar algo.
Um consumidor que simplesmente compara o preço de objetos, pode não estar calculando corretamente o custo real, por exemplo, um objeto que custa menos, mas requer manutenção manual de longo prazo pode ser mais caro.
Terceiro princípio: Pessoas racionais pensam na margem
Ao realizar uma compra, é necessário avaliar o custo/benefício que aquele produto nos trará, esse benefício sempre deve ser superior aos gastos originados por ela.
Quarto princípio: Costuma-se mudar de opinião referente ao custo/benefício de um produto quando os preços do mercado variam, existe uma razão pela qual consumidores devem manter o seu dinheiro suado até a próxima grande oferta, então qualquer incentivo tende a alterar a conduta de decisão.
Podemos concluir que a tomada de decisões está presente em nossas vidas, e colabora para que tenhamos uma noção breve sobre a “Economia” e sua finalidade.
2. Propomos que você verifique como anda o comércio na sua região. Há muitas especialidades? Como isso impacta, ou seja, como isto reflete na economia, e no ritmo de desenvolvimento da sua cidade e região?
R= A indústria contribui significativamente para o produto interno bruto (PIB) paranaense, sendo destaque nos 11 primeiros meses de 2019, o crescimento da produção industrial em 5,4%. Em Araucária (PR), com grande participação da Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia. Porém, nos últimos anos, com a redução das atividades da Petrobrás na região, uma coisa ficou clara: as oportunidades de trabalho para prestadores de serviços caíram drasticamente. Além disso, neste momento, com o anúncio de fechamento da Araucária Nitrogenados (Ansa/Fafen-PR) e a privatização da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a situação fica ainda mais preocupante. Além de afetar a vida dos familiares e trabalhadores da unidade, o fechamento terá impacto econômico importante na região. Mas em contra partida, recentemente Araucária teve inauguração de uma loja em formato de atacarejo (mistura de atacado com varejo), que gerou 400 empregos, entre diretos e indiretos. Em meio a está pandemia, é um pouco complicado falar em “Economia”, muitos investimentos foram adiados e até cancelados. Algumas medidas tem sido tomadas desde ações de proteção ao emprego e à renda do trabalhador a crédito e suspensão de pagamentos de dívidas das empresas, também há ações para injetar recursos no mercado financeiro.
3. Após ter lido sobre produtividade, como você poderia explicar por que o comércio entre países pode melhorar a vida das pessoas?
R= O comércio exterior desempenha um papel fundamental no equilíbrio macroeconômico e no próprio crescimento do PIB, essencialmente puxado pelas exportações. Acesso a novas tecnologias e a diferentes e melhores padrões de produção, que os incorporam na produção local, quer seja através de transferência tecnológica, do aproveitamento de mão-de-obra especializada local ou mesmo do desenvolvimento de fornecedores locais.
Benefícios para os consumidores – É certo que terão acesso a maior diversidade de mercadorias, pois passarão a contar também com os produtos importados. Assim, melhoram suas chances de satisfazer seus desejos e suas necessidades, inclusive podendo dispor de produtos e serviços que melhor atendam suas expectativas quanto à qualidade e ao preço desejados.
4. Explique como você entende o ditado dos economistas que diz que “não existe almoço grátis”.
R= A famosa frase “Não existe almoço grátis” é um ditado popular que expressa a ideia de ser impossível conseguir algo sem dar alguma coisa em troca. Assim, a expressão indica um reconhecimento de que uma pessoa não receberá algo sem oferecer alguma contrapartida. Portanto, mesmo se um produto parece ser gratuito, há sempre um custo para o indivíduo ou para a coletividade, ainda que esse custo seja escondido ou distribuído.
5. Liste os bens e serviços livres e econômicos existentes no seu município. O que você achou dessa lista?
R= Os bens livres são os que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano. Em Araucária, existe um parque por nome de Cachoeira, que conta com um lago artificial formado pelo represamento do Ribeirão Chimbituva (afluente do rio Iguaçu) e um pequeno trecho de rio livre. Além disso, contém uma floresta ombrófila mista (floresta com araucárias) com subformações montana e fluvial, bosques e trilhas, que percorrem ambientes abertos e áreas de florestas secundárias. Bens econômicos são caracterizados pelo esforço humano para obtê-lo; é classificado em dois grupos: bens materiais e bens imateriais ou serviços. Os bens materiais podem ser alimentos, roupas, livros. Em Araucária, os produtos costumam ser mais caros em relação a Capital, muitos araucarienses costumam ir a Curitiba para adquirir estes bens. Os serviços incluem o atendimento médico, serviços de um advogado, serviços de transportadoras. Onde moro, por não ser uma cidade grande e por não haver muitos consultórios, não é possível ter muitas opiniões médicas. Vou explicar, o médico que atende de manhã em um determinado consultório, é o mesmo que irá te atender em outro consultório, no período da tarde.
6. Liste os principais bens de capital e de consumo existentes no seu município.
R= Os bens de capital são bens intermediários, como equipamentos e instalações, necessários para a produção de outros bens e mercadorias. Alguns exemplos de bens de capital em Araucária: Grupo Hübner (fornecedor da indústria automotiva) - Metso Paper (processos de mineração, construção, papel e celulose, reciclagem, energia e também de petróleo e gás) - Colson Do Brasil (fabricante de rodas e rodízios) Os bens de consumo são bens finais, diretos, que completaram o ciclo de produção e são efetivamente utilizados pelos indivíduos e pelas famílias. Alguns exemplos de bens de consumo em Araucária: Potencial Petróleo (Comercialização de combustíveis) - Imcopa (produção Não Transgênica de Soja e seus derivados) – Gonvarri (produzem chapas, slitters e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros).
7. Os bens públicos foram considerados como não disputáveis e não exclusivos. Explique cada um desses termos e mostre de que maneira o bem público é diferente de um bem privado.
R= Os bens públicos são aqueles fornecidos pelo Estado, são bens públicos: segurança, justiça, educação, saúde etc; Os bens privados referem-se àqueles produzidos de forma privada, como carros, computadores, celulares. 
	
	Gestão Privada
	Gestão Pública
	1.FOCO 
	Interesse privado (disponíveis)
	Atendimento ao público (indisponíveis)
	2.DESTINÁRIO
	Cliente consumidor 
	Cidadão (cliente)
	3.OBJETIVO
	Lucro 
	Sem fins lucrativos
	4.PERFIL
	Independentes 
	Forte independência
	5.SERVIÇOS
	Natureza econômica lucrativa 
	Natureza ambientalmente não econômica
	6.ATIVIDADES
	Livre (tudo que a lei não proíbe)
	Limitado (tudo que a lei permite)
	7.REGIME
	Privados (independe de autorização em lei)
	Público (necessário autorização em lei) e em alguns casos privados (ex: emp. Púb)
	8.RECURSOS
	Pagamentos de clientes (livre vontade)
	Tributos (característica compulsória)
	9.CONTROLE
	Mercado
	Controle politico 
	10.TOMADA DE DECISÃO
	Decisões mais rápidas
	Decisões mais lentas
8. Como vocêpoderia associar a presença de bens de consumo e de capital disponíveis no seu município com o ritmo de desenvolvimento observado nos últimos anos na região? Quais as suas sugestões para melhorar esse quadro.
R= Em Araucária, ICMS pago pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) ultrapassa a casa dos bilhões anualmente, deste total, parte retorna à Prefeitura e faz com que a cidade tenha a segunda maior cota de participação do bolo global repassado pelo Governo do Estado aos 399 municípios paranaenses. Só para se ter uma ideia do tamanho da Repar para a economia local, hoje Araucária possui a maior parque industrial do Paraná. A empresa privada melhor colocada é a Berneck S.A, responsável por 1,71% da geração de ICMS na cidade. A economia Araucária é tão pujante única e exclusivamente por conta da refinaria e da cadeia que dela se deriva, são essas empresas que fazem do nosso parque industrial maior até do que o da capital do Estado. Mas no dia 14 de janeiro, a empresa anunciou que iria hibernar a unidade após encerrar as tentativas de vender a fábrica, afirmando que a matéria-prima estava mais cara que o produto final, e que a unidade vinha acumulando prejuízos desde quando foi adquirida, em 2013. Ao todo, serão 396 trabalhadores desligados, entre eles funcionários que ingressaram na companhia há 30 anos por um concurso público, e também serão desligados cerca de 600 trabalhadores terceirizados. O fechamento da Fafen-PR é mais um atentado à indústria nacional, o resultando será a desindustrialização e o aumento do desemprego, a cidade de Araucária será o triste espelho desta política econômica, gerando um desastre para economia brasileira. A pergunta que fica é: Por que um dos maiores consumidores de fertilizantes do mundo não quer produzir seus próprios produtos? Infelizmente não sei optar a melhor solução para tal dano, talvez a reversão das demissões e um novo plano para se reerguer.

Outros materiais