Buscar

AV1 - UNICARIOCA 2020 1

Prévia do material em texto

Leia atentamente o texto abaixo.
 
“Fazer o test drive é um direito de todo consumidor antes de comprar um carro zero. Todas as montadoras cedem às concessionárias um carro de cada modelo para que os clientes possam dirigi-los antes de decidir pela compra. “Ninguém deveria comprar um carro sem fazer um test drive”, diz Amos Lee Harris Jr., diretor da Universidade Automotiva (Uniauto)”.
WILTGEN, Julia. 10 dicas para um bom test drive antes da compra do carro. Exame.com, 11 abril 2013. 
 
Com base nas etapas do processo de compra, da lista abaixo, assinale a opção que revela a fonte utilizada pelos consumidores no test drive para a busca de informações.
Escolha uma:
a. Fontes empresariais. 
b. Fontes pessoais.
c. Fontes experimentais.
d. Fontes comerciais.
e. Fontes públicas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Fontes experimentais..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
João está no supermercado fazendo compras para sua mãe, com uma lista que ela disponibilizou. Nesta lista, há itens de consumo para toda a família, como café, leite e pão. Há também alguns itens de higiene pessoal, como escova de dentes, desodorante e cotonetes. Além disso, sua mãe lhe entregou um dinheiro extra para que ele pudesse comprar alguns itens para si. João decidiu comprar um chocolate para ele e um sorvete para seu irmão Nicolas. Com base na definição de consumidor e cliente, da lista abaixo, quais itens revelam quando João é o consumidor do exemplo acima?
 
I. Quando ele compra café, pão e leite, que serão consumidos por toda a família, incluindo ele.
II. Quando ele compra os itens de higiene pessoal para sua mãe, como escova de dentes e desodorante.
III. Quando ele compra o chocolate para si, com o dinheiro que sua mãe lhe deu.
IV. Quando ele compra o sorvete para seu irmão, com o dinheiro que sua mãe lhe deu.
V. Quando ele compra os cotonetes, que serão utilizados por toda a família, incluindo ele.
 
Agora, assinale a opção que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
Escolha uma:
a. I, III e V 
b. II, III e IV
c. I, II e V
d. II e IV
e. II e IV
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, III e V.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o texto abaixo. 
 
“Em setembro de 2016, muitos indivíduos enfrentaram horas de filas nos Estados Unidos para adquirir o novo iPhone 7. Segundo o portal de notícias G1, “na loja da Apple do distrito de Georgetown, em Washington, dezenas de consumidores fizeram uma fila do lado de fora, horas antes da abertura das portas. "Tentei encomendá-lo pela Internet, mas ia ter que esperar de cinco a seis semanas. Então, ficar na fila era a única opção", disse Naval Chopra, um turista da Índia que chegou à loja às 5h30. Outro consumidor revela que O iPhone "é uma parte essencial da vida. É algo que uso todos os dias", disse Combs. Em uma loja da Apple em Covent Garden, no coração de Londres, centenas de pessoas esperaram debaixo de uma chuva persistente para comprar o novo aparelho.”
G1. Filas e frustração marcam primeiro dia de vendas pelo mundo. Tecnologia e games. 
Analisando esse cenário, o tipo de consumo que os indivíduos apresentaram para adquirir um novo modelo do produto pode ser considerado um:
Escolha uma:
a. vício. 
b. consumidor consumido.
c. consumidor tecnológico.
d. consumidor antenado.
e. terrorismo contra o consumidor.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: vício..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o texto abaixo, publicado no portal da revista Carta Capital.
“Para comemoração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Repórter Brasil lança o aplicativo Moda Livre, [...] Gratuito, ele permite ao consumidor consultar se alguma marca de roupas está envolvida em acusações de uso de mão de obra escrava e quais suas políticas para combate a esse crime.
 
[...] O aplicativo se propõe a evitar o financiamento indireto do chamado “trabalho sujo”. "O consumidor é chamado a fazer a sua parte, mas nem sempre ele tem informação suficiente para isso. O aplicativo surge no sentido de tornar possível uma ação direta das pessoas no combate do trabalho escravo”, diz Leonardo Sakamoto, coordenador da Repórter Brasil.
CARTA CAPITAL. Trabalho escravo: aplicativo "Moda Livre" ajuda o consumidor, 11 dez. 2013. 
Os componentes cognitivos de uma atitude agrupam o conjunto dos conhecimentos, crenças e informações que as pessoas têm em relação a determinados objetos. Com base nos conhecimentos aprendidos sobre atitudes cognitivas, analise as assertivas a seguir.
 
I. Os consumidores valorizam a conformidade entre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, e são motivados a manter uniformidade entre todos esses elementos, por isso o aplicativo os ajudará em suas atitudes, com o princípio da coerência cognitiva.
II. Quando os consumidores se defrontam com incoerências entre atitudes ou comportamentos, eles fazem alguma coisa para solucionar essa dissonância, nesse sentido o aplicativo os ajudará em suas atitudes com o princípio da dissonância cognitiva.
III. Na dissonância cognitiva, não há uma motivação para amenizar os sentimentos negativos, portanto, o aplicativo não funcionará para o consumidor que não concorda com o trabalho escravo.
 
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Apenas a II e III.
b. Apenas I e II. 
c. I, II e III.
d. Apenas a III.
e. Apenas I e III.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Apenas I e II..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Imagine, hipoteticamente, que você está no shopping apenas passeando. Você para em frente a uma vitrine e vê aquele computador que tanto precisa. Neste momento, você pensa: “Por que não entrar, pegar e sair correndo?”. Ao mesmo tempo, porém, você pensa: “Não posso pegar, é furto, é errado, não posso fazer isso!”. Por último, você reflete: “Calma, falta pouco para terminar de juntar o dinheiro necessário, aí você vem e compra”.
 
Com base no situação enunciada e no seu conhecimento em relação às características da personalidade, assinale com V as asserções verdadeiras e com F as falsas.
( ) Com base no seu Ego, que é totalmente inconsciente e não se importa com as consequências, você pensa em pegar o computador e sair correndo.
( ) O seu Id, regido pelo “princípio do prazer”, busca a satisfação imediata e irrestrita e faz com que você tenha o impulso de pegar o computador.
( ) O Superego, seu lado consciente, apresenta as regras da sociedade em que vive, e lembra que furtar é errado.
( ) Com base no seu Ego, você equilibra a vontade de pegar o computador e também apazigua o fato de que não pode tê-lo.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. V, F, V, F.
b. F, V, V, F.
c. V, V, F, F.
d. F, V, F, F.
e. F, V, V, V. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F, V, V, V..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Joana resolveu comprar um carro. Ela já possui um modelo 2014 e dará ele de entrada no negócio. Ela buscou diversas opções, analisou os preços, conversou com alguns amigos e decidiu comprar um modelo Sedan da marca A. No dia da compra, Joana levou junto uma amiga de confiança que a ajudará na negociação. Chegando na loja, Joana foi atendida pela vendedora Camila, que mostrou as opções disponíveis e fez as simulações de negociação. Camila informou que Joana estava com sorte, pois naquele dia havia uma promoção para o modelo que ela havia escolhido. Joana fica feliz e sua amiga a alerta quanto aos juros que estão sendo cobrados, alegando que a promoção não é tão vantajosa. Isso faz ela repensar a compra e adiá-la mais alguns dias.
Analisando a situação anunciada, assinale a opção que descreve o fator que adiou a decisão de compra de Joana.
Escolha uma:
a. Papel desempenhado por intermediários de informação.
b. Situação inesperada.
c. Situação negativa.
d. Atitude de outros. 
e. Atitude davendedora.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Atitude de outros..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Luiza está passeando pelo shopping após um longo dia de trabalho. Na praça de alimentação, há diversas opções de comida, mas um cheiro específico chama sua atenção: o da pizza de uma lanchonete. Ela decide continuar passeando, pois precisa comprar um presente. Após efetuar a compra, ela vai à praça de alimentação para comer algo, lembra da pizzaria e vai até lá comprar seu lanche.
 
Solomon (2016) afirma que a memória envolve o processo de adquirir informações, para que sejam armazenadas e assim estejam disponíveis quando necessário.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
 
Com base na situação acima e nos sistemas distintos de memória, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Luiza utilizou sua memória sensorial, pois gravou as informações da pizzaria por um longo período de tempo.
b. A memória de longo prazo foi ativada, já que Luiza resolveu voltar apenas após uma volta no shopping.
c. Quando Luiza passou pela pizzaria da primeira vez e sentiu o cheiro, ativou sua memória sensorial. 
d. Luiza utilizou sua memória de curto prazo, pois gravou as informações da pizzaria por pouco tempo.
e. Quando Luiza passou pela pizzaria da primeira vez e sentiu o cheiro, ativou sua memória de curto prazo.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Quando Luiza passou pela pizzaria da primeira vez e sentiu o cheiro, ativou sua memória sensorial..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho abaixo, publicado pelo portal do jornal O Globo. 
“A fabricante do chocolate Toblerone irritou os consumidores do chocolate conhecido por sua forma triangular. Devido ao aumento do custo de vários ingredientes, a empresa, a americana Mondelez International, decidiu mudar o formato do doce, aumentando o espaço entre os triângulos. Os consumidores não gostaram e culparam a decisão britânica de sair da União Europeia (UE) pela mudança, aplicada nas barras de 400 gramas e 170 gramas, que ficaram mais leves no Reino Unido.
 
A reação dos consumidores não foi nada boa. “Estúpida” e “decisão errada” são algumas das frases que circulam nas redes sociais em resposta à decisão de mudar a tradicional forma do chocolate. Muitos disseram que a forma original é icônica e que a empresa deveria ter reduzido as barras em vez de alterar o formato.”
O GLOBO. Toblerone muda de formato por causa dos custos e irrita consumidores, 8 nov. 2016. 
 
É importante diferenciar os tipos de atitudes, pois nem todas se formam da mesma maneira. Os consumidores modificam seu comprometimento com uma atitude e o grau desse comprometimento está relacionado ao nível de envolvimento com o objeto de atitude. Com base nos níveis de comprometimento, verifique as assertivas.
 
I. O nível de comprometimento dos consumidores do chocolate era de “internalização”, ou seja, havia um alto envolvimento, no qual as atitudes são profundamente enraizadas e internalizadas.
II. O nível de comprometimento dos consumidores do chocolate era de “internalização”, pois se tornaram parte do sistema de valores do indivíduo e são difíceis de mudar, por isso a resistência à mudança do produto.
III. O nível de comprometimento dos consumidores do chocolate era 	de “internalização”, pois havia um baixo envolvimento, em que uma atitude é formada, pois ajuda a obter recompensas, o que eles esperavam ao comprar o chocolate.
 
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. I e III.
b. I e II. 
c. II e III.
d. I, II e III.
e. Apenas a II.
Feedback
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: I e II., I e III.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o fragmento abaixo.
 
“A Austrália é uma próspera nação, com bons indicadores econômicos e sociais. É também um mercado sofisticado quando se trata de café. Apesar de estarem distante, no quesito consumo, de muitos países europeus, assim como do Brasil e dos EUA, os australianos são ávidos frequentadores de cafeterias, que são abundantes no país. Com um setor de cafeterias tão movimentado, a Austrália entrou nos planos de expansão da Starbucks. A rede iniciou suas operações no país no ano de 2000, com a abertura da primeira loja. Em 2008 já eram 84 estabelecimentos. As lojas da Starbucks na Austrália seguem o formato utilizado no mundo todo: a mesma decoração, o mesmo cardápio, os mesmos blends. Nada de errado poderia acontecer. Mas aconteceu. Em 2008 a rede anunciou o fechamento de 61 lojas no país, mais de dois terços do total. Algo deu muito errado para a Starbucks na Austrália. Mas o que teria sido? A resposta é surpreendente. A companhia de Seattle era pouco sofisticada para os exigentes consumidores locais. O CEO da empresa, Howard Schultz, alegou "problemas únicos, referentes ao mercado australiano.”
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS. Quando o consumidor manda: o fracasso da Starbucks na Austrália e o consumo de café no Brasil, 13 dez. 2012. 
 
Analisando esse cenário, podemos afirmar que a Starbucks esqueceu de analisar um importante desafio enfrentado pelas empresas hoje. Assinale a opção que melhor descreve qual desafio foi deixado de lado pela organização:
Escolha uma:
a. Localização
b. Alocação de recursos
c. Globalização
d. Glocalização 
e. Diversidade dos consumidores
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Glocalização.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Rodrigo, um engenheiro que irá se casar em cinco meses, decide, junto com sua noiva, adquirir um apartamento. Como será o primeiro apartamento do casal, e suas condições ainda são limitadas, eles decidem comprar algo que atenda suas necessidades do momento. Eles precisam que o apartamento tenha pelo menos dois quartos, pois Rodrigo trabalha em casa e precisa de um escritório. Além disso, eles procuram algo mais central e que custe até 250 mil, tenha uma vaga de garagem e que possa ser financiado. Eles não se importam se o apartamento é novo ou não, desde que atenda esses atributos.
 
Analisando essa compra, assinale a opção que descreve o tipo de necessidade envolvida.
Escolha uma:
a. Necessidades hedonistas.
b. Necessidades utilitárias e hedonistas.
c. Necessidades psicogênicas.
d. Necessidades utilitárias. 
e. Necessidades fisiológicas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Necessidades utilitárias..

Outros materiais

Perguntas Recentes