Buscar

Atividade 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
O projeto informacional é a primeira fase do desenvolvimento de produtos, segundo o modelo unificado de PDP. Essa fase é de extrema importância justamente por ser dela que serão desdobradas as execuções das fases posteriores. Erros posteriores poderão ser extremamente caros de se reverter.
Considerando o exposto, relacione os seguintes objetivos do projeto informacional as suas respectivas descrições:
 
(1) Mapear o ciclo de vida do produto.
(2) Definir requisitos do produto.
(3) Definir o problema do projeto.
 
( ) Compreensão do problema que o produto visa solucionar no mercado ou para o público-alvo.
( ) Definição para cada fase dos stakeholders e identificação da “voz do cliente”.
( ) Descrição dos requisitos dos clientes (necessidades) em forma de caraterísticas técnicas e mensuráveis do produto.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
Resposta Selecionada:	
Correta 3, 1, 2.
Resposta Correta:	
Correta 3, 1, 2.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a sequência adequada, segundo a descrição do modelo unificado de PDP. Mapear o ciclo de vida do produto relaciona a questão de entender o ciclo de vida de produtos e projetar em um cenário hipotético as necessidades dos clientes e como o produto deve atendê-los. Já a definição dos requisitos do produto é o primeiro momento em que soluções do produto serão descritas. Por fim, o problema de projeto significa detalhar aspectos tecnológicos da solução que a empresa identificou como oportunidade de mercado.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir:
“Nos próximos anos, o principal campo competitivo de qualquer negócio será a experiência do consumidor. Não é preço, não é produto, não é processo: é a percepção do consumidor sobre suas experiências. [...] 50% dos investimentos das empresas, nos próximos anos, serão dedicados à experiência do consumidor”.
MAPA das dores do atendimento ao cliente: como ser próximo e eficiente. Administradores.com, fev. 2017. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/mapa-das-dores-do-atendimento-ao-cliente-como-ser-proximo-e-eficiente. Acesso em: 10 nov. 2019.
 
A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta a fase do PDP que tem o importante papel de ouvir os clientes.
 
Resposta Selecionada:	
Correta Projeto informacional.
Resposta Correta:	
Correta Projeto informacional.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois é no projeto informacional que o cliente será observado, para que a empresa possa extrair as necessidades dele, além da observação dos concorrentes que culminará nas primeiras descrições de funções ou soluções que o produto deve oferecer.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
O pensamento enxuto disseminado no mundo a partir da década de 1960, com as franquias de empresas japonesas, conseguiu capitalizar o olhar focado na diminuição dos desperdícios e na satisfação do cliente entre vários nichos produtivos. Assim, muitas startups, atualmente, fazem uso dessa mentalidade no PDP.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) O Toyotismo foi uma resposta japonesa ao modelo Fordista.
II. ( ) A colaboração entre os funcionários é um objetivo incentivado no pensamento lean.
III. ( ) Pivotar é o ato de adaptar o projeto após um feedback.
IV. ( ) O centro do modelo de lean startups está no ciclo de feedback.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, V, V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, V, V.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a sequência adequada, pois o Toyotismo foi uma forma dentro do contexto japonês pós-guerra de se manter competitivo no momento em que o modelo de produção preponderante era o Fordismo Americano. A colaboração entre funcionários era vista como algo que incentiva o empoderamento e liderança, características que ajudam na produtividade com qualidade e agilidade. Pivotar é exatamente a adaptação ao longo do projeto. Por fim, o centro do modelo de lean startups equivale ao ciclo de feedback construir-avaliar-aprender.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Pode-se considerar o PDP um processo que comunica e interage a organização com o mercado. Sua estruturação é pautada na otimização de quesitos, tais como: qualidade, custo e tempo de lançamento. No modelo unificado de PDP, as macrofases são inter-relacionadas pelos outputs da fase anterior. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente as entradas e saídas ( outputs ) da primeira macrofase do PDP.
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta Minuta de projeto e plano de projeto.
Resposta Correta:	
Correta Minuta de projeto e plano de projeto.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, dentro do modelo unificado de Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), a macrofase inicial (pré-desenvolvimento) se inicia com a minuta de projeto e se finaliza com o plano de projeto que inclui desde o escopo de produto e projeto, bem como a descrição inicial dos custos e cronogramas das atividades seguintes.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Todas as fases do PDP são formatadas para que criem uma saída que abastecerá o desenvolvimento da fase seguinte. Nessa perspectiva, o grande objetivo da fase de Projeto Conceitual é o desenvolvimento do conceito ou concepção do serviço ou produto a ser construído. A concepção é um desdobramento das especificações-meta advindas do projeto informacional. Referente ao exposto, assinale a alternativa correta sobre a concepção que emergirá do projeto conceitual.
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta Há o atendimento às especificações-meta a partir de detalhamentos, de técnicas coerentes e de custos viáveis.
Resposta Correta:	
Correta Há o atendimento às especificações-meta a partir de detalhamentos, de técnicas coerentes e de custos viáveis.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, segundo o modelo unificado de PDP, no projeto conceitual, a concepção significa a descrição aproximada das tecnologias, princípios de funcionamento e formas de um produto. É um marco que será a diretriz para fases posteriores, mas ainda sem aspectos construtivos e detalhados tecnicamente.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Atualmente, casos e notícias sobre startups bem-sucedidas não são mais esporádicos. Lemos ou vemos, rotineiramente, alguma notícia sobre uma startup que está propondo um novo produto ou serviço inovador, a fim de mudar a rotina dos consumidores em todo mundo.
 
Sobre as startups , analise as afirmativas a seguir:
 
I. Toda startup trabalha com produtos inovadores.
II. Unicórnios são as startups que valem mais de 1 milhão de dólares.
III. Startups tendem a usar modelos ágeis para gestão de projetos.
IV. Já existem startups brasileiras consideradas unicórnios.
Está correto o que se afirma em:
 
Resposta Selecionada:	
Correta III e IV, apenas.
Resposta Correta:	
Correta III e IV, apenas.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as startups, por sua dinâmica de incentivo à inovação, por lidar com mercados tecnológicos e, principalmente, por focar na satisfação dos clientes em que produtos de empresas formais não o fazem, usam metodologias ágeis. Além disso, no Brasil, já existem diversos casos de unicórnios, como o Nubank e 99taxi.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir:
“O plano do projeto agrupará informações relevantes para a execução do projeto [...]. A elaboração desse plano precisa considerar o escopo e as características de cada uma das cinco fases do desenvolvimento do produto: projeto informacional (gera especificações-meta), projeto conceitual (as concepções do produto), projeto detalhado (especificações finais), preparação da produção (liberação da produção) e lançamento
do produto) [...]”.
ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. p. 151.
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O plano de projeto determina o panorama do PDP até a macrofase de pós-desenvolvimento.
Pois:
II. O plano de projeto é o documento fixo que não deve ser alterado pela empresa.
A seguir, assinale a alternativa correta.
 
Resposta Selecionada:	
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Resposta Correta:	
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I concorda com o fato de que o plano do projeto é um documento que irá agrupar informações relevantes para a execução do projeto, levando em consideração as três macrofases que compõem o PDP.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) engloba muitas atividades que, mesmo alterando os contextos produtivos, têm suas fases, hierarquias de fases e macrofases preestabelecidas. Isso demonstra uma complexidade em sua gestão e interdependência dos elementos.
 
Sobre o projeto conceitual, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Após finalizada a fase, o mercado potencial, bem como os princípios operacionais do produto, serão conhecidos.
II. Deve ser estimulada a geração do maior número de alternativas viáveis que, posteriormente, serão lapidadas na concepção.
III. O projeto informacional entrega dados objetivos e mensuráveis à fase de projeto conceitual.
IV. O engenheiro, nessa fase, deve ser criativo e usar diversas ferramentas que ajudem a pensar de forma inovadora.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta I, II e IV, apenas.
Resposta Correta:	
Correta I, II e IV, apenas.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os profissionais envolvidos no PDP devem ser estimulados a usar ferramentas e metodologias para o desenvolvimento criativo, devido ao contexto subjetivo vindo do projeto informacional, de modo a gerar uma maior quantidade de alternativas de soluções, as quais, posteriormente, serão analisadas como viabilidade técnica e econômica de construção. Ao final da fase de projeto conceitual, a empresa será capaz de entender o mercado potencial, os princípios operacionais e os aspectos técnicos mais essenciais do produto enquanto foco do PDP.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Entender os impactos do pensamento lean ou enxuto, criado e implantado inicialmente no nicho automobilístico, porém, posteriormente, extrapolado para vários outros tipos de indústrias e organizações, no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), é algo essencial no ambiente de empresas inovadoras.
Sobre a relação do lean com o PDP, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) MVP é uma espécie de protótipo para teste de soluções.
II. ( ) O lean startup foi criado usando gestão ágil e foco no cliente.
III. ( ) Momentos de feedback nas fases intermediárias do PDP podem ser considerados um desperdício.
IV. ( ) O lean, no PDP, auxilia na gestão contínua adaptada a mudanças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a sequência adequada, pois a MVP pode ser entendida como uma espécie de protótipo para ajudar a receber o feedback, validando e continuando o dado PDP ou rejeitando e adequando para um novo produto. Além disso, o lean, por usar metodologias ágeis, viabiliza o feedback dos clientes mais rapidamente, com o objetivo de satisfazê-los. Assim, direciona-se para a gestão por mudanças.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Dentre as diversas fases do PDP, aquela relacionada ao planejamento macro da empresa, ou seja, que extrapola a área de produtos, é a fase mais teórica e hipotética de todas. O Planejamento Estratégico é, normalmente, liderado por cargos de alta gestão e com comunicação com o mercado. Assim, qual ferramenta auxilia os gestores de PDP na definição do seu principal output?
 
Resposta Selecionada:	
Correta BCG.
Resposta Correta:	
Correta BCG.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, partindo do princípio de que o principal output/saída do planejamento estratégico que influencia no PDP é o portfólio, a matriz BCG é a ferramenta que, pela verificação do posicionamento do produto em relação à participação no mercado e a tendência de crescimento desse mesmo mercado, traça estratégias que serão desdobradas no PDP.
Quarta-feira, 1 de Abril de 2020 20h39min37s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais