A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
atividade 01 didatica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Segundo Petenucci (2008, p. 5) a Pedagogia Histórico Crítico dos Conteúdos preceitua que: 
 
Para compreender o campo educacional é preciso descobrir suas mais simples manifestações, para nos debruçarmos sobre elas, elaborando abstrações (teoria), para compreendermos plenamente o fenômeno observado. Podendo, assim, o processo educativo ser compreendido a partir de reflexões propostas sobre as relações cotidianas entre professores e alunos na sala de aula, chegando à compreensão plena do processo educacional. 
 
Reflita a respeito desta citação e a respeito do conceito pedagógico abarcado pela Pedagogia Histórico Crítico dos Conteúdos que conhecemos nesta unidade.  
 
A partir deste texto inicial, caracterize a tendência pedagógica Histórica Crítica de Conteúdos com relação: ao papel do aluno, ao papel do professor, à metodologia, função social da escola e formas de avaliação. 
	papel do aluno,*
 papel do professor, *
metodologia,*
 função social da escola *
 formas de avaliação.*
A pedagogia histórica critica dos conteúdos com uma visão progressista busca uma educação com mais critérios,tornando um estudante capaz de se conhecer como pessoa e de transforma a sociedade a sua volta, deixando claro que a função da escola perpassa a de apenas transmissão de conteúdos, mais também de tornar seu aluno um ser atuante na sociedade. E papel da escola espalhar o saber, mas respeitando cada realidade social vivida pelos seus estudantes, colaboradores e ate mesmo pela comunidade que lhe rodeiam.
E papel do aluno colabora para transforma a sociedade em que estar inserido. E de responsabilidade do professor a mediação do conhecimento, levando da melhor maneira a aprendizagem para cada um sem esquecer-se das especificidades que trazem consigo, tornando o processo de ensino/aprendizagem mais significativo sem esquecer-se da metodologia utilizada. 
Por isso e fundamental o planejamento escola para o ajusta junto com a lei de diretrizes básicas as atividade educacionais que serão repassadas.