Buscar

avaliacão´teoria e pratica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUICAO:Uninassau
DICIPLINA:avaliação teoria e pratica 
NOME DO ALUNO: Rute Aline da Silva 
NOME DO PROFESSOR: Maria Dalvaneide
NOME DO TUTOR: Débora Santos
A AVALIACAO NA EDUCACAO INFANTIL
A avaliação na educação infantil de acordo com LDBN tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento da criança, com o objetivo de oferecer no máximo o seu desenvolvimento. Neste sentido a avaliação serve para acompanhar e mediar o processo de aprendizagem da criança, para que o professor possa perceber as diferentes formas que a criança estabelece para aprender.
O processo se da mediante acompanhamento e registros continuo de forma livre ou pautada, por roteiros elaborados por professoras e equipe diretiva embasados nas habilidades a serem desenvolvidas na educação infantil. As informações levantadas servem de base para construção do parecer descritivo do desempenho da criança no primeiro e segundo semestre, que venha a ser um diagnostico em que o professor percebe e reconhece as necessidades da criança e sugere uma estratégica onde ele possa se desenvolver plenamente. Também tem o objetivo de informar a família a respeito do desenvolvimento da criança em buscar soluções para potencializar seu processo de aprendizagem. Avaliar não condis com julgar, mas sim acompanhar o desenvolvimento no percurso da vida escolar. Assim para enriquecer a avaliação a colaboração dos pais onde eles descrevem o que perceberam no desenvolvimento da criança só tem a agregar.
O portifólio também e uma ferramenta utilizada pela escola, nele podemos acompanhar todo o percurso trilhado pela criança na educação infantil. Este documento, há uma progressão de informações inerente ao desenvolvimento da criança, com fotos registros e anotações de trabalhos realizados durante o ano letivo.
Podemos dizer que avaliar na educação infantil não é instrumento de retenção, mas de observar o desenvolvimento da criança nas atividades pedagógicas promovida pela professora e na interação do cotidiano mediando e favorecendo suas possibilidades na socialização, habilidades linguísticas, cognitivas, motoras, higiene e alimentação desenvolvendo uma conjuntura educativa nesta expectativa.
https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/avaliacao-da-aprendizagem.pdf
http://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Implementac%CC%A7a%CC%83o-do-ProInfa%CC%82ncia-no-RS-Perspectivas-Poli%CC%81ticas-e-Pedago%CC%81gicas.pdf#page=200
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2076/como-fazer-a-avaliacao-na-educacao-infantil-seguindo-as-diretrizes-da-bncc

Outros materiais