Buscar

Avaliação III (Discursiva) - Tópicos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512723) ( peso.:4,00)
	Prova:
	15909564
Parte superior do formulário
	1.
	A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento, não é algo natural, e não é em decorrência de leis físicas e biológicas. Ao contrário, a cultura é produto coletivo da vida humana e deve ser estudada a partir de três concepções: erudita, popular e de massa. Descreva a cultura, considerando esses três aspectos.
	Resposta Esperada:
A cultura erudita é proveniente de pesquisas e geralmente está associada às instituições acadêmicas, por se tratar de um processo de legitimação. Por outro lado, a cultura de massa surgiu com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, envolvendo, por exemplo, televisão, cinema, música e internet. A cultura de massa tem relação com o consumismo, devido à forte influência midiática. Já a cultura popular, está relacionada ao povo, normalmente não é ensinada em instituições de ensino. Nesse caso, podemos incluir o folclore, a dança, a música e o artesanato, sendo herdada ao longo das gerações.
	2.
	A Vigilância Epidemiológica tem como objetivo a obtenção contínua de dados acerca dos componentes envolvidos com as condições de saúde e a ocorrência de doenças. Conforme Brasil (2007), a obesidade na população brasileira está se tornando bem mais frequente do que a própria desnutrição infantil, sinalizando um processo de transição epidemiológica que deve ser devidamente valorizado no plano da saúde coletiva. Com base nas informações apresentadas, explique a importância da Vigilância Epidemiológica na prevenção de doenças.
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de alimentação e nutrição/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica - 2. ed. rev. - Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/politica_alimentacao_nutricao.pdf/>. Acesso em: 3 jul. 2018.
	Resposta Esperada:
A Vigilância Epidemiológica é fundamental para prever as ações que o Estado deve realizar a partir da coleta de informações do perfil epidemiológico da população. A Vigilância Epidemiológica acompanha a evolução de determinadas doenças e adota medidas que impedem que as pessoas sejam expostas ao contágio de doenças transmissíveis. Deve oferecer apoio aos programas de prevenção, tanto no controle como na erradicação de doenças.
Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário

Outros materiais