Buscar

CONTEXTUALIZAÇÃO DE ANDRAGOGIA

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÃO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE PEDAGOGIA
ALUNO (A) DÉBORA DIAS RIBEIRO
DISCIPLINA: ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSOR (A) SHALIMAR MICHELE GONÇALVES DA S. REIS
TUTOR (A) ADRIANA FERREIRA DA SILVA
CAMPINA GRANDE 
11/2019
DÉBORA DIAS RIBEIRO
CONTEXTUALIZAÇÃO DE ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
TEMA
MÉTODOS DIVERSIFICADOS PARA TRABALHAR COM ADULTOS
CAMPINA GRANDE
11/2019
INTRODUÇÃO 
O presente trabalho vem mostrar de forma eficaz sobre como desenvolver a educação para jovens e adultos, mostrando que para tal ensino é necessário a qualificação dos docentes na Andragogia, por diferenciar da educação regular devido as suas especificidades , pois requer um quadro de professores bem preparados , para atuar de forma que todo trabalho desenvolvido para esse tipo de estudantes , não requer apenas o sentido alfabetizar, e sim ser voltado para todo um contexto de forma que garanta a permanência dos alunos na escola e na continuação de seus estudos.
Estudo de caso
Srª Marília da Universidade da Califórnia convidou uma professora para realizar uma palestra sobre as opções metodológicas para educação de adultos, a qual ministraria para alunos dos cursos de licenciaturas, a mesma imediatamente aceitou o convite. No dia e horário marcado lá estava à professora, auditório lotado com 500 alunos/as. No decorrer da sua palestra, a professora verificou que seu público era adulto e futuros professores/as os quais iriam trabalhar com pessoas de diversas idades, que o grande desafio da sua palestra seria apresentar novas metodologias com um olhar diferenciado para estes alunos/as, revelando a necessidade de compreensão da lógica de aprendizagem deste público.
Tudo estava indo bem quando o aluno da planteia levantou a mão e fez o seguinte questionamento “Quais as características que podem compor os métodos e didática para trabalhar com adultos? ” A professora respondeu que trabalhar com adultos exigem um olhar pedagógico-andragógico, ou seja, uma aprendizagem facilitada e centrada no aprendiz, onde cada ser traz consigo um aprendizado, e que devemos criar situações problemas de acordo com o meio que vive.
Então, de acordo com o texto exemplificado e diante da resposta da professora, quais outros métodos podem ser apresentados? E como podem ser utilizados em sala de aula com adultos?
Os processos educacionais para alfabetizar os jovens e adultos (EJA) está ancorado em práticas indispensáveis de leitura e escrita que também são desenvolvidas com as crianças das series de ensino fundamental, mas o que queremos trazer é que essa prática usada nas salas de aulas com crianças do ensino fundamental, é diferenciada quando se trata da educação para jovens e adultos, como lemos no nosso livro, a Andragogia vai trabalhar uma metodologia para adultos que não envolve apenas o alfabetizar , mas, vai exigir do docente uma habilidade de conhecer cada aluno e através de suas vivencias poder desenvolver a forma certa a se trabalhar , pois diferentemente de uma criança , o adulto já vem com suas experiências e dentro delas o professor vai poder através da Andragogia desenvolver certas metodologias e respeitar algumas especificidades.
Sabemos que existem vários recursos liberados para se trabalhar com a educação de jovens e adultos pela secretária da educação, mas, será que esse material teórico é suficiente para tal formação? Não, é preciso investimento na formação do docente quanto a isso e a maioria das faculdades negligenciam a EJA e não prepara os educadores para lidar com a pedagogia no público adulto, quando falamos em pedagogia, logo imaginamos uma classe com crianças, então primeiramente é a preparação da formação do docente em se especializar na andragogia.
Como se trata de alfabetizar adultos , as metodologias são bem peculiares, trazemos sim algumas especificidades trabalhadas com crianças, mas num contexto geral o docente precisar entender que o trabalhar na alfabetização de um adulto é diferenciada, não requer apenas o alfabetizar , eles também querem uma autonomia na sociedade e precisa de meios que os prenda no espaço educacional , pois muitos desistem por não haver experiências por partes dos educadores em lhes tratar como crianças, sabemos que são pessoas com suas experiências de vida e se estão ali é porque não tiveram chance de estudar na faixa etária correta e para isso O professor precisa pensar em aulas reflexivas, onde permita ao aluno pensar diferente dos livros se assim desejar. A EJA precisa ir além da transmissão de conteúdos, é preciso ensinar o aluno a ir além disso, possibilitando um novo rumo em sua vida, Cabe à escola evoluir, pensar diferente também, inovando cada dia mais, estar atenta ao que está acontecendo na atualidade. A escola não pode mais pensar em modelos tradicionais, onde apenas era pensado em alfabetizar o aluno para o trabalho, sendo alvo do interesse das classes dominantes, é preciso proporcionar novos caminhos a esses alunos. A escola continua sendo o espaço onde todo indivíduo precisa se inserir para tomar posse de certos conhecimentos.
Fontes:
https://novaescola.org.br/conteudo/59/pratica-adequada-aos-adultos
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/a-eja-preparo-para-trabalho.htm
https://www.pedagogia.com.br/artigos/as_praticas_educativas/

Continue navegando