Buscar

Aula sobre Nome empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DO NOME EMPRESARIAL: 
1. Definição: O nome empresarial é o nome do empresário, seja pessoa física (empresário individual), seja pessoa jurídica (sociedade empresária ou empresa individual de responsabilidade limitada — Eireli), usado por ele para apresentar-se perante terceiros nas suas relações. Trata-se, portanto, do elemento de identificação do empresário e, consequentemente, da própria empresa. 
OBS: Não se confunde com título do estabelecimento nem com a marca 
2. Espécies: O nome empresarial pode ser de duas espécies: firma, também chamada por alguns de “razão social”, ou denominação (art. 1.155)
3. Da utilização do nome empresarial: Quem faz uso de firma e quem se utiliza da espécie denominação ?
4. Da proteção ao nome empresarial: Para que o nome empresarial adotado, seja pelo empresário individual, seja pela sociedade empresária, goze de proteção jurídica, mister o arquivamento dos atos constitutivos de suas empresas na Junta Comercial. A proteção e a exclusividade sobre aquele nome empresarial decorrerão automaticamente do arquivamento (Lei n. 8.934/94, art. 33). 
OBS: O Código Civil, no art. 1.166, enfatiza essa ideia dispondo que “a inscrição do empresário, ou dos atos constitutivos das pessoas jurídicas, ou as respectivas averbações, no registro próprio, asseguram o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado”.
Exceção à proteção apenas no âmbito estadual: A proteção poderá estender-se a todo o território nacional, se o registro for feito com observação de lei especial (art. 1.166, parágrafo único, CC-2002). 
Tratando-se de filiais, sucursais ou agências localizadas em outros Estados, com o registro destas nesses Estados também estará resguardada a proteção ao nome empresarial da empresa sede, desde que não conflitante com outros existentes nessas regiões. 
5. Princípio da novidade: A prioridade no registro possibilita o uso exclusivo do nome empresarial pela empresa, podendo o empresário impedir que outros utilizem nome idêntico ou semelhante ao seu( art. 34 da Lei de Registro das Empresas). Será, portanto, protegido o nome que primeiro figurar na Junta Comercial.
Nomes empresariais homógrafos e homófonos: A lei não esclarece o que se considera um nome empresarial idêntico ou semelhante. A doutrina, então, determinou o seguinte critério: deve-se levar em conta o núcleo do nome empresarial, expressão que é própria do titular e que o torna conhecido e diferenciado dos demais, descartando-se os elementos identificadores do tipo societário, ramo de atividade ou outros
6.Princípio da veracidade: O nome empresarial deve exteriorizar o real regime jurídico daquele que exerce atividade empresa (Art. 1.158, parágrafo 3º, CC-2002) e o disposto no Art. 1.165, CC-2002 quanto ao falecimento de sócio.
7. Existe possibilidade de alienação do nome empresarial? (Art. 1.164, parágrafo Único, CC-2002)

Outros materiais