Buscar

AOL5 desenvolvimento pessoal e trabalhabilidade

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) – Questionário
Desenvolvimento pessoal e trabalhabilidade
Nota finalEnviado: 03/04/20 
8/10
1. Pergunta 1
/1
Leia o trecho abaixo: 
“Na conclusão ou encerramento dos projetos, questiona-se a equipe a fim de verificar se lições foram aprendidas e captadas melhores práticas que possam beneficiar a organização e ser aproveitadas em projetos futuros. Na maioria dos casos, as melhores práticas são utilizadas para aprimorar o relacionamento entre os gerentes de projeto e os gerentes funcionais, bem como para aumentar a eficiência no uso dos recursos organizacionais.
”Fonte: KERZNER,H.; SALADIS,F. P. O que os Gerentes Precisam Saber Sobre Projetos. São Paulo: Bookman, 2011. p. 17. 
A partir do parágrafo acima e dos estudos relativos ao desenvolvimento de projetos, é possível afirmar que:
Correta
(B) a avaliação do projeto, ...
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir: 
“A estrutura produtiva é, nos setores mais tradicionais ou arcaicos, representada por pequenas empresas e atividades marcadamente informais, enquanto os setores nos quais há maior regulamentação e produtividade apresentam estrutura produtiva muitas vezes oligopolizadas. Essa diferenciação está refletida em diferentes perfis de trabalhadores no que se refere à produtividade, escolaridade, qualificação profissional e renda do trabalho.” 
Fonte: OIT – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Futuro do Trabalho no Brasil: Perspectivas e Diálogos Tripartites. ISBN: 978-92-2-830943-0, 2018. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_626908.pdf . Acesso em: 30/09/2019. 
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo referente a modelos de remuneração, é possível afirmar que:
Correta
(E) o modelo de ME é indicado...
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir: 
“Este diagrama é um excelente lembrete para a organização devido à exposição dos itens que o constituem e que devem ser tomados em consideração para melhorar continuamente o processo em que estão incorporados. A melhoria contínua é a chave para a sobrevivência, no mercado global, atualmente, muito competitivo”. 
Fonte: COUTINHO, J.C.M. Melhoria contínua numa empresa do ramo automóvel. Mestrado em Engenharia Industrial. Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, Aveiro - PT, 2013. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/11554/1/7993.pdf. Acesso em: 2/10/2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ferramentas de gestão, analise os conceitos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características.  
1) diagrama de Ishikawa.
2) 5W2W.
3) Pareto.
4) Gantt .
(  ) um gráfico quantitativo sobre o detalhamento das causas.
(   ) engloba um cronograma de atividades e responsáveis.
(  ) utiliza de brainstorming (chuva de ideias) para o levantamento de problemas
(  ) faz muitas perguntas sobre diversos fatores para se entender as causas.
Agora assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Incorreta
(C) 3, 4, 1, 2 está correta
Ocultar outras opções 
1. 
1, 3, 4, 2.
2. 
2, 4, 3, 1.
3. 
3, 4, 1, 2.
Resposta correta
4. 
3, 1, 2, 4.
5. 
3, 2, 1, 4.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir: 
“[...] a análise ambiental envolve a busca de mudanças que levem a oportunidades ou ameaças de uma organização. Ela responde perguntas como: com que frequência a família média almoça ou janta fora? Que leis podem afetar a escolha de determinada embalagem? A demanda por espaços em escritórios tende a aumentar?”Fonte: CHURCHILL, G. A. J.; PETER, J.P. Marketing: Criando Valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000. p. 27.
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo referente à análise de SWOT, é possível afirmar que:
Correta
(C) as crenças, interesses e ...
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“O dinheiro não é ensinado nas escolas. As escolas se concentram nas habilidades acadêmicas e profissionais, mas não nas habilidades financeiras. Isso explica por que médicos, gerentes de banco e contadores inteligentes que tiveram ótimas notas quando estudantes terão problemas financeiros durante toda a sua vida. Nossa impressionante dívida nacional se deve em boa medida a políticos e funcionários públicos muito instruídos que tomam decisões financeiras com pouco ou nenhum treinamento na área do dinheiro.”Fonte: KIYOSAKISAKI, R.: LECHTER S. Pai Pobre, Pai Rico: O que os ricos ensinam para os seus filhos sobre dinheiro, Ed. 1. São Paulo: Elsevier, 2000. p. 17.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Educação Financeira, pode-se afirmar que:
Correta
(B) saber administrar o ...
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
Leia a frase abaixo:
“Muitas vezes penso no novo milênio e imagino o que acontecerá quando houver milhões de pessoas precisando de assistência financeira e médica. Eles se tornarão dependentes do apoio financeiro de suas famílias ou do governo. O que acontecerá quando o Medicare e a Seguridade Social ficarem sem dinheiro? Como uma nação sobreviverá se ensinar sobre dinheiro continuar sendo tarefa dos pais — cuja maioria será ou já é pobre?”Fonte: KIYOSAKISAKI, R.: LECHTER S. Pai Pobre, Pai Rico: O que os ricos ensinam para os seus filhos sobre dinheiro, Ed. 1. São Paulo: Elsevier, 2000. p. 18.
Com base nessas informações e nos estudos realizados sobre o contexto da Educação Financeira, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O consumo é algo estimulado o tempo todo pela própria sociedade e por ações de marketing e propaganda.  
II. ( ) Estar atento às próprias emoções é uma forma de se atentar para a tomada de boas decisões financeiras.
III. ( ) É importante desconsiderar as emoções e desejos para conseguir ter uma administração financeira satisfatória.
IV. ( ) Para ter mais renda, o importante é efetuar os pagamentos de produtos e serviços à vista.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(D) V, V, F, F
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir: 
“a análise de SWOT é utilizada para auxiliar as organizações na identificação da sua direção estratégica [...]. É realizada por meio do mapeamento dos pontos fortes e fracos do ambiente interno e das oportunidades e ameaças do ambiente externo da organização, a fim de alcançar objetivos por meio do planejamento estratégico.”Fonte:
CHIERAMONTE, J.A; FACHINI, M.G; LUZETTI, R.; TOFOLI, E.T. Análise de Swot: Uma Ferramenta na Criação de uma Estratégia Empresarial. V Encontro Cientifico e Simpósio e Educação Unisalesiano, Lins – SP, 2015. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2015/publicado/artigo0138.pdf . Acesso em: 1/10/2019. 
De acordo com essas informações e os conteúdos estudados sobre a análise de SWOT, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A análise de SWOT é uma importante ferramenta de planejamento estratégico. 
Porque:
II. a SWOT possibilita uma tomada de decisão mais assertiva, mediante fatores relativos ao ambiente interno externo. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Correta
(D) As asserções I e II são ...
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Leia o excerto a seguir:
“Outra tendência importante refere-se ao surgimento de novos arcabouços legais e institucionais, regulamentando novas modalidades de trabalho, por exemplo, como no caso da figura do Microempreendedor Individual (MEI) [...] Semelhantemente, uma tendência que tem se acentuado no mercado de trabalho é o emprego de profissionais freelancers e a contratação por curto prazo para realização de projetos, o que é chamado de gig economy”. 
Fonte: OIT – ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Futuro do Trabalho no Brasil: Perspectivas e Diálogos Tripartites. ISBN: 978-92-2-830943-0, 2018. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_626908.pdf .
Acesso em: 30/09/2019.Conforme o trecho apresentado e os estudos sobre os modelos de remuneração, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Além dos benefícios legais, as empresas podem oferecer mais benefícios, bônus e comissões aos empregados. 
II. ( ) O microempresário individual (MEI) contribui com entorno de 15% a 20% do faturamento de INSS para o governo. 
III. ( ) O microempresário (ME) pode administrar sua empresa sozinho, sem precisar contratar um contador. 
IV. ( ) o microempresário (MEI) é uma boa opção quanto às contribuições para empresas com faturamento menor. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Incorreta
(E) V, F, F, V está correta
Ocultar outras opções 
1. 
V, V, F, V 
2. 
F, F, F, V. 
3. 
F, V, V, V.
4. 
V, F, V, F.
5. 
V, F, F, V.
Resposta correta
9. Pergunta 9
/1
Muitos estudos são realizados sobre finanças, principalmente pelas Ciências Econômicas e Administração de Empresas. Atualmente, a área da Educação entende que os conhecimentos relativos a finanças pessoais são importantes para que as pessoas e a sociedade possam crescer e se desenvolver de modo mais saudável e equilibrado. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Educação Financeira, analise os conceitos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características: 
1) Saber fazer escolhas.2) Planejar e controlar.3) Diferenciar desejo de necessidade.4) Considerar a temporalidade.
( ) Decidir se é mais válido pagar à vista ou parcelar. 
( ) Ter um orçamento pessoal. 
( ) Focar no consumo do que é prioritário e importante.
( ) Consumir considerando principalmente razão, além da emoção. 
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Correta
(B) 4, 2, 3, 1
Mostrar outras opções 
10. Pergunta 10
/1
O modelo de trabalho que preconiza a relação de empregado-empregador pelas leis brasileiras é instituído pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Essa relação envolve direitos e deveres de empregados e empregadores e, atualmente, com a crise econômica e política no país e alterações na indústria de trabalho, essa relação de trabalho vem sofrendo algumas alterações e flexibilizações. ,
De acordo com o trecho e com os estudos relativos a modelos de remuneração, é possível afirmar que:
Correta
(E) os benefícios legais da ...

Outros materiais

Perguntas Recentes