Buscar

Atividade Terapia Manual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Módulo 1 recursos terapêuticos l
1-Explique as funções das fáscias e a importância do exercício físico para a deposição ordenada de colágeno no tecido fascial.
A fáscia é um tecido conjuntivo fibroso e denso, composto por colágeno e elastina, que envolve cada músculo e grupo muscular, além de ossos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos do corpo. Ela pode ser subdivido em fáscia superficial e profunda, onde a superficial tem a função de estabilidade e força e a profunda é caracterizada por sua capacidade estrutural. A fáscia ajuda a manter a força muscular, e permite um fácil deslizamento dos músculos entre si transmitindo, assim, tensões mecânicas geradas pela atividade muscular e reduzindo a fricção. A fáscia é rica em neurônios sensórias e desempenha um papel vital na geração de respostas proprioceptivas e de dor.
O exercício físico aplicado regularmente pode induzir uma arquitetura de colágeno mais jovem, que apresenta um arranjo de fibras mais onduladas, e expressa também uma capacidade de armazenamento elástica aumentada. Proporcionando aumento da força de tração, e redução de lesões.
2- Explique fisiologicamente como a manipulação do tecido fascial pode diminuir o tônus muscular e promover o relaxamento.
A manipulação provoca mudanças na viscosidade da fáscia, gerando um deslizamento melhor entre os tecidos, eliminando a pressão excessiva em áreas dolorosas e alinhando. Atua sobre células do fuso muscular, que respondem com uma contração reflexa aos alongamentos rápidos, e sobre os órgãos tendinosos de Golgi, que são responsáveis por captar informações proprioceptivas de músculos e tendões. A pressão exercida pela liberação manipulação pode inibir os fusos musculares e estimular os orgões tendinosos de Golgi, assim como alterar o tônus muscular levando a um relaxamento muscular, permitindo que os músculos se contraiam e se alonguem de modo mais eficiente. 
3- Caso clínico:
F.M.P, sexo feminino, 48 anos, chega ao consultório com queixas de dor na região plantar de ambos os pés e com o diagnóstico de fascite plantar. Além disso, relata dor em região lombar sem irradiação para MMII. A paciente diz que passa o dia todo em pé, usando salto e que não está tomando nenhuma medicação para dor.
No exame físico não foi encontrado nenhuma anormalidade, apenas redução de ADM de flexão de quadril e uma hiperatividade dos eretores da espinha a nível lombar.
Na avaliação postural foi identificado uma acentuação da flexão plantar, hiperextensão do joelho e hiperextensão cervical.
Traçe uma conduta de terapia manual (dentro do que foi aprendido até o momento na matéria) para esta paciente. Além disso, dê ao menos uma orientação de mudança no estilo de vida.
4- Fazendo a avaliação postural visual com o simetrógrafo, utilizando a vista lateral, cite as alterações posturais presentes (foto). Quais terapias miofasciais poderiam ser utilizadas para este caso:
Alterações: hipercifose torácica, hiperlordose lombar, prostração escapular, a cabeça projetada anteriormente, hiperextensão de joelho, pé chato.
Trabalhar fortalecimento muscular, realizar manipulação sentido crânio – caudal, a liberação miofascial promove movimento muscular e fortalecimento a rede fascial.

Outros materiais