Buscar

AV3 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

· 1
· Analise o excerto abaixo:
· Sinopse do Filme “O Homem Bicentenário”:
Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams) para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos, o robô vai apresentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. É o início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.
· Fonte da Sinopse: http://www.filmesdecinema.com.br/filme_o_homem_bicentenario_2459.html
Se na filosofia têm-se as questões de determinismo e do livre-arbítrio e, na metafísica, encontramos os princípios da causalidade e leis físicas, como é possível distinguir, ou dimensionar, o que vem a ser um humano.
· Assinale, dentre as opções abaixo, aquela CORRETA.
·  d) As dimensões a serem consideradas para se entender o ser humano, em sua totalidade, são a biológica (determinismo), a psicológica (causalidade), a social (leis físicas) e a espiritual (livre-arbítrio).
2
Aquilo que motiva as pessoas a adotarem este ou aquele comportamento, em geral, se baseia em dois tipos de foco: um que mobiliza aspectos mais intrínsecos e outro que mobiliza aspectos mais extrínsecos. Das teorias, abaixo relacionadas, qual se baseia, especificamente, na atenção às necessidades humanas como combustível para que as pessoas ajam? Alternativa correta:
 b) Teoria de Maslow.
· 3
· Analise o excerto que se segue:
· “Em um mercado competitivo, a sobrevivência de uma empresa está ligada a um novo modelo de gestão de trabalho. As organizações devem ter a visão não só do faturamento, mas também visar à qualidade de vida de seus colaboradores, já que a satisfação dos mesmos influencia diretamente o desempenho da empresa”
· Fonte: Ribeiro, L.A.; Santana, L.C. Qualidade de vida no trabalho: fator decisivo para o sucesso organizacional Revista de Iniciação Científica – RIC, Cairu. Jun. 2015, Vol 02, n° 02, p. 75-96, ISSN 2258-1166
· Partindo do pressuposto de que existem elementos subjetivos que podem conferir ao trabalho uma condição de herói ou vilão da qualidade de vida das pessoas, identifique quais recursos psicológicos do próprio trabalhador, estão diretamente ligados a este fenômeno.
·  e) Autoeficácia e resiliência.
· 4
Código: 11092 - Enunciado: A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca a necessidade de se entender os seres humanos a partir de sua totalidade. Isto implica dizer que este ser humano é constituído por dimensões. Neste sentido, qual das alternativas, que se seguem, apresenta uma relação de possíveis dimensões constituintes do ser humano.
·  a) Biológica, Psicológica, Social e Espiritual.
· 5
Em termos gerais, o tema QVT é desenvolvido com a finalidade de promover boas condições de vida e bem-estar para as pessoas. Vale ressaltar que as organizações bem-sucedidas serão aquelas que conseguirem equilibrar os objetivos organizacionais e os objetivos individuais dos seus colaboradores. A partir deste pressuposto, é INCORRETO o que se afirma em:Alternativa correta:
·  a) As empresas que possuem um programa de QVT devem centrar suas ações somente na promoção da segurança no trabalho e da saúde de seus trabalhadores.
· 6
Se antes as referências eram modelos de gestão que valorizavam tão somente os ditames competitivos, nos tempos hodiernos há a emergência de uma visão mais centrada nas pessoas, ou que pelo menos, as valorize como componente diferencial mercadológico. O centro deste tipo de mudança é facilmente delimitado pela presença, cada vez mais constante de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, no contexto organizacional. Em grande parte isto se deve:  d) Aos fatores que impactam a percepção sobre o trabalho e, por conseguinte,  fomentam a satisfação de empregados, entendidos, então, como parte integrante das empresas. 
· 7
Código: 12258 - Enunciado: Nos conceitos que nos auxiliam a compreender melhor o fenômeno da Qualidade de Vida no Trabalho há, em sua composição, dimensões como entorno social, interação social e o suporte social. Estamos nos referindo ao conceito de:
·  d) Saúde
· 8
 Considere o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho para analisar as afirmativas que se seguem:
I. É sempre necessário mensurar o impacto do trabalho sobre o indivíduo.
II. É preciso qualificar o custo (tipologia) ao indivíduo frente às atividades que executa no trabalho.
III. É imprescindível a identificação das situações geradoras de bem-estar ou mal-estar no contexto do trabalho.
Das alternativas abaixo, qual é definida como prioridade para se entender a relação entre qualidade de vida das pessoas e o trabalho que executam:
·  b) Todas as afirmativas.
· 9
Código: 12264 - Enunciado: Como parte das mudanças ocorridas na gestão de pessoas e no que realmente é importante para as organizações na era da informação, o ativo essencial é o capital humano. Com base nos conhecimentos sobre o capital humano e sua relação com a QVT é CORRETO afirmar:
·  d) Ao perceber a importância do capital humano, as organizações buscaram formas de reter e desenvolver os colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável.

Outros materiais