Buscar

TRABALHO - ritimo e movimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO - Ritmo e Movimento 
Valor: 7,5 pontos
 Data: 23/03/2020
Curso: Educação Física
 Período: 1º E 2º Bacharelado/Licenciatura
Nota:
Disciplina: Ritmo e Movimento
Professor: João Cláudio Passos da Silva 
Acadêmico: WENDERSON Willy Pereira SANTOS 
Observações: Este instrumento avaliativo EAD é composto de _5__ questões com seu valor identificado na mesma.
RESPONDER E ENVIAR ATÉ O DIA 25/03/2020 
1) Sabemos que o ritmo está presente em tudo que nos rodeia. Nas abordagens e estudos das estruturas rítmicas pudemos notar que não existe ritmo sem movimento. A partir dos estudos defina: Ritmo, Movimento, Melodia e Compasso; (1,5 pontos) .
-> Ritmo é a marcação de tempo de toda a música. Movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo. Melodia são as notas cantadas sucessivamente e Compasso é um conjunto de quatro tempos
2) O que é BPM? Quais é sua função? Qual é sua Classificação e Quem o mede? (1,5 pontos)
-> BPM são batidas por minuto. Sua função é medir a pulsação do coração humano e do andamento musical. Quem faz sua medição é o metrônomo.
 3) O filme “O Som do Coração” conta a história de August Rush que acreditava no poder que a música tinha para unir as pessoas. A partir dos estudos do ritmo humano e sua influência no movimento humano, DISSERTE sobre o Ritmo Interno e o Ritmo Externo. (1,5 pontos)
-> Ritmo Interno: Frequência cardíaca, frequência respiratória, humor, vigília, etc. 
Ritmo externo: música, sons, percussões, vozes, luzes, etc.
4) Os compassos são quatro e são classificados em aspectos qualitativos e quantitativos. As músicas são dividas em gêneros a partir de suas estruturas rítmicas. Defina: Compasso Simples e Compasso Composto. Logo após identifique 1 gênero musical de cada um dos compassos compostos. (1,5 pontos)
-> Compasso Simples: É quando um desses tempos pode ser dividido em duas notas
Compasso Composto: É quando um tempo pode ser dividido em três notas.
5) Laban e seus estudos idealizaram todas as propostas para o universo do movimento através dos fatores que influenciam o movimento e suas ações básicas. Fale sobre os estudos de Laban e os fatores que influenciam o movimento e suas ações básicas. (1,5 pontos)
-> Os estudos foram que Laban Ampliou o alcance do estudo do movimento humano. Baseou-se nos princípios básicos universais do movimento humano e não somente em estilos específicos de dança. Estendeu seu estudo as ações cotidianas, sobre eficiência e cansaço no trabalho e a qualquer movimento humano. Criou ginástica e dança para crianças e adultos Os fatores são o peso, o tempo, o espaço e a fluência. O espaço é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se deslocando ou não na kinesfera. Espaço também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.). Tempo, remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido, lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza. Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente. Fluência dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado ou embaraçada, controlada de outro.

Outros materiais