Buscar

567140 - Educação Inclusiva (1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Código da Prova: 17110149767
Curso: Pedagogia
Série ou Período: 1º Bimestre - 5º Semestre
Tipo: Bimestral
Aluno: 1521936 - ANA CAROLINA CUNHA
I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos 
II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos 
Gerada em: 19/04/2017 18:30:46
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 567140 - Educação Inclusiva
Questão 1: A Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB nº 9.394/96), também assegura direitos às pessoas com necessidades especiais. Assinale quais direitos essa determinação legal assegura:
I. Reafirma o atendimento das pessoas com deficiência preferencialmente na rede regular de ensino.
II. Garante a oferta de Educação Especial durante a Educação Infantil e também oferece o atendimento em classes, escolas ou serviços especializados, quando não for possível sua integração em classes comuns, em função de condições específicas dos alunos.
III. Assegura aos educandos com necessidades educacionais especiais currículo, métodos, técnicas, recursos, organização específica, terminalidade específica e aceleração, professor especialista em sala de recurso, professor capacitado na sala comum e educação para o trabalho.
IV. Assegura que os educandos com necessidades especiais devem frequentar apenas a escola regular e o seu professor deve trabalhar para atender as necessidades desses alunos.
V. Os alunos com necessidades especiais devem ter acesso as suporte pedagógico especializado, mas não ao atendimento clínico.
A) Todas as alternativas estão corretas.
B) Apenas a I está correta.
C) Apenas a I e II estão corretas.
D) Apenas a III e IV estão corretas.
E) Apenas a I, II e III estão corretas.
Questão 2: Leia a situação abaixo:
De acordo com os estudos realizados, a agressividade é um ataque físico ou verbal de um sujeito em relação a uma ou mais pessoas, geralmente quando esta se sente contrariada em seus desejos ou necessidades. Não encontrando uma forma pacífica de relacionar-se, o sujeito impõe pela força o que quer, e a resposta agressiva é uma dificuldade do sujeito em aceitar a frustração e perda ou de afirmar e exibir-se perante os outros. Sendo assim, os indivíduos agressivos e antissociais são oriundos, conforme investigações, de ambientes onde há:
A) Uso de punições físicas dolorosas como medida corretiva ou como procedimento de relacionamento com os filhos.
B) Intolerância em relação à agressividade, estabelecendo o diálogo como forma de prevenção do comportamento agressivo nos filhos.
C) Bilinguismo na família.
D) Supervisão constante dos pais ou responsáveis em relação ao bem-estar dos filhos.
E) Separação dos pais, que possibilita a maior incidência dos casos de agressividade.
Questão 3: Leia o artigo a seguir e responda a questão:
Ensine os alunos a falar bem cedo. (Revista Nova Escola, Edição Especial | Agosto 2007).
Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que se espera nos primeiros anos de escolaridade. Nas turmas de pré-escola, é possível fazer isso de diversas formas. Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas de roda, ou faladas, como trava-línguas e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil prevê que os conteúdos ligados a essa área devem ser divididos em três blocos nas classes de quatro e cinco anos de idade: falar e escutar, práticas de leitura e práticas de escrita. Assim, num bom trabalho com esse tema a oralidade, a leitura e a escrita são apresentadas às crianças de forma integrada e complementar. O objetivo é potencializar os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças.
Para aprender a falar, o ser humano precisa ter desenvolvido os órgãos sensoriais, motores e de articulação, além de um processo normal de evolução do sistema nervoso. É a partir desses elementos que desenvolverá uma linguagem correta, clara e lógica, imprescindível à sua integração social. Dessa forma, em relação à aquisição da fala, o que é possível afirmar?
I. O ambiente no qual a criança se desenvolve não fornece o clima emocional, os modelos verbais e as experiências infantis que influenciam na aquisição da fala.
II. A hereditariedade atua no sentido de fornecer maior ou menor potencial de aprendizagem das regras e do vocabulário da língua.
III. O intercâmbio para esta aquisição, entre criança e adulto, não se restringe a um recebimento passivo, a estimulação neste caso é mútua.
Assinale a alternativa correta:
A) Somente I e III estão corretas.
B) Somente II e III estão corretas.
C) Somente a I está correta.
D) Somente a II está correta.
E) Somente a III está correta.
Questão 4: A inclusão escolar tem início na educação infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Nessa etapa, o lúdico, o acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança. Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de: 
A) Atendimento especializado e de forma individual objetivando apenas aspectos neurológicos.
B) Orientação aos pais pelos especialistas das respectivas áreas, objetivando integração familiar, isentando a escola de qualquer compromisso.
C) Intervenção precoce que objetivam aperfeiçoar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social.
D) Participação dos pais em grupos terapêuticos, acompanhando e medicando a criança com deficiência, pois somente medicada poderá frequentar a escola de maneira proveitosa.
E) Atendimento especializado à família, objetivando aperfeiçoar o desenvolvimento psicomotor da criança com deficiência, pois sem isso a criança não terá êxito escolar.
Questão 5: A Resolução CNE/CEB nº 2/2001, em seu artigo 5º, considera que educandos com necessidades educacionais especiais são os que, durante o processo educacional, apresentam:
I. Dislexia.
II. Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento, não vinculadas a uma causa orgânica, que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.
III. Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento, relacionadas a disfunções e deficiências, que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.
IV. Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
V. Altas habilidades / superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes. 
A) Todas as afirmações estão corretas.
B) Apenas a II e III estão corretas.
C) Apenas a I e III estão corretas.
D) Apenas a II, III e V estão corretas.
E) Apenas a II, III, IV e V estão corretas.
Questão 6: A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção e acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Indique quais são os preceitos estabelecidos nessa legislação:
I. Estabelece critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, graças à retirada de barreiras arquitetônicas em espaços públicos, mobiliário urbano, meios de transporte e comunicação e na construção e reforma de edifícios. Conceitua o que considera barreira arquitetônica e acessibilidade. 
II. Indica que a urbanização de vias públicas e demais espaços deverá ser concebida de forma que garanta a acessibilidade para as pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida e estabelece ainda, que os espaços públicos jáexistentes devem ser reorganizados para se adequarem a essas novas determinações.
III. Indica que os parques de diversões públicos e privados devem adaptar-se em, no mínimo, 5% do total de brinquedos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Esses brinquedos devem ser identificados, para que sejam utilizados pelas pessoas que deles necessitam.
IV. Os banheiros de uso público, existentes e os que serão construídos após a promulgação dessa Lei devem obedecer aos preceitos de acessibilidade indicados nas normas da ABNT. Em áreas de estacionamento de veículos, deverão ser reservados 2% do número total de vagas para aqueles que delas necessitarem. Essas vagas serão próximas ao acesso de circulação de pedestres. 
V. Os semáforos para pedestres deverão ser equipados com mecanismos que emitam sinal sonoro, a fim de servir como guia ou orientação para pessoas com deficiência visual.
A) Todas estão corretas.
B) Apenas a II e V estão corretas.
C) Apenas a I, II e III estão corretas.
D) Apenas a IV e V estão corretas.
E) Apenas a V está correta.
Questão 7: Leia com atenção a situação abaixo e responda à questão:
Felipe, de cinco anos, está frequentando uma nova escola e começou a apresentar bloqueios, hesitações e repetições ao pronunciar as palavras. A professora identificou uma possível gagueira de causa emocional, pois a mãe de Felipe lhe disse que isso nunca havia acontecido antes. 
De acordo com o que foi estudado sobre tartamudez, qual é o melhor procedimento?
A) Felipe pode frequentar uma classe comum, mas necessita de trabalho especializado, individual e com supervisão médica.
B) Felipe deve deixar de frequentar essa escola e ficar mais em casa, ao lado da mãe.
C) Felipe deve ser encaminhado para uma escola especial.
D) Felipe pode frequentar classe comum, mas necessita de trabalho especializado, individual e com supervisão fonoaudiológica.
E) A escola pode ajudar os pais de Felipe orientando-os sobre a necessidade de um acolhimento nesse momento de adaptação da criança e em parceria com a escola ela irá superar essa dificuldade.
Questão 8: Com a aproximação das férias, é comum o sentimento de cansaço e fadiga, ambos os resultados do esgotamento físico e psicológico do ser humano. Muito além deste tradicional ciclo, porém, cada vez mais pessoas têm sofrido com o estresse profissional, especialmente aquelas que se inter-relacionam com outras pessoas para o desempenho de sua função. Um bom exemplo disso é o professor, que tem sido apontado como uma das maiores vítimas do estresse profissional, mais conhecido como Síndrome de Burnout. Esse adoecimento pode ser definido como sendo: 
Assinale a alternativa correta:
A) Uma alteração da personalidade que alguns profissionais apresentam quando ficam muito inebriados com a fama e sucesso em suas carreiras.
B) Uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto e excessivo com outros seres humanos, que gera falta de reconhecimento do trabalho realizado por si mesmo, por parte do sistema, dos alunos e da própria sociedade.
C) Uma reação de aversão a problemas alheios que muitos trabalhadores apresentam quando são promovidos a cargos de maior poder. 
D) Sentimento experimentado por professores ou profissionais de saúde no início de suas atividades que os impulsiona a encontrar o verdadeiro sentido social do trabalho.
E) Sentimento experimentado por casais em final de relacionamento ou na vida adulta tardia quando os filhos casam e deixam o lar.
Questões discursivas
Questão 1: Matricular pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular requer uma série de ajustes, podendo-se destacar, dentre eles, o atendimento de suporte pedagógico. Tal auxílio desenvolve atividades para complementar, suplementar ou substituir a escola regular. 
Explique o significado das ações de complementar, suplementar ou substituir a escola regular.
Questão 2: Quais foram as dificuldades encontradas no paradigma de serviços que fizeram com que mudássemos posteriormente para outro modelo de atendimento às pessoas com deficiências, chamado de inclusão?

Outros materiais