Logo Passei Direto
Buscar

provas

User badge image
Fabi Jahn

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

o manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses. (livro base, 24). Na ida de Média as pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana. [...] na Antiguidade, a pessoa 'diferente' servia como fonte de diversão e material de exposição. (livro base, p.24). Na Idade Moderna, [...] século XVII, novos avanços na medicina, [. . .] para o entendimento da deficiência, como um processo natural (livro base, p.24). E finalmente na contemporaneidade, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que apresenta corretamente as mudanças no atendimento prestado aos alunos portadores de necessidades especiais:
A As mudanças iniciaram pelo atendimento das pessoas deficientes em instituições particulares, depois se expandiu para escolas públicas.
B A perspectiva de mudança nos atendimentos foi distribuída de acordo com a classificação das normalidades.
C As mudanças na perspectiva em relação à crença anterior, a qual dizia que o atendimento ideal aos deficientes deveria ocorrer em locais específicos. Agora, a atual perspectiva diz que os espaços mais adequados são os espaços comuns.
D As mudanças nos atendimentos aos alunos deficientes aconteciam com base na medicalização.
E As mudança nos atendimentos prestado aos alunos portadores de necessidades especiais em salas de aula comum ocorreu após a implementação das salas de recurso.

Falar sobre a educação especial no Brasil implica, necessariamente, a consideração de dois aspectos constitutivos de nossa história: a desigualdade e a diversidade.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que identifica corretamente os problemas relacionados à crianças e jovens no período da República:
A Alguns dos problemas eram relacionados à condições de moradia, lazer e cultura.
B Abandono de crianças nas ruas, além do acesso limitado à escola e, consequentemente, grande número de analfabetos.
C As necessidades de lazer e de alimentação para diminuir a mortalidade infantil.
D Financiamento dos estudantes com altas habilidades/superdotação.
E Altos custos das escolas particulares e o financiamento estudantil.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.836.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica da população atendida na educação especial:
A Crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades e sem escolarização.
B Grupo de pessoas que foram historicamente excluídos da escolarização.
C Alunos que são atendidos em espaços públicos ou conveniados na perspectiva inclusiva.
D Estudantes matriculados em escolas integrais nas salas regulares e multifuncionais.
E Grupo de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e socialização.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.835.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do grupo de crianças marginalizadas:
A Filhos de colonos que não tinham acesso à educação formal.
B Crianças que apresentavam deficiência e eram classificadas como anormais.
C Crianças que apresentavam vestimenta adequada, ideal para o convívio.
D Crianças que apresentavam bons modos e boa aparência.
E Filhos únicos de comerciantes que não eram escolarizados.

[...] os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais, iniciando um processo de “patologizacão” escolar, ao adotar uma visão psicopedagógica no atendimento aos alunos com deficiências [...]
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta a concepção de separação dos alunos normais e anormais:
A A concepção segregatória está no fato de entender que para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características.
B A separação entre alunos diz respeito à elaboração e execução do plano de Atendimento Educacional Especializado.
C Ideia que assegura a todos os estudantes da educação especial um atendimento em contraturno da escola, exclusivamente para aqueles com transtornos de conduta.
D A concepção inclusiva se refere a educação para todos de forma segregatória.
E A separação entre alunos normais e anormais facilita o aprendizado dos alunos especiais.

A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, formulada apos a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com a não discriminação passa a ser ressaltada, [...], adotada pelo Brasil em 1968 [...].
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que descreve corretamente como a Organização das Nações Unidas reconhece os direitos das pessoas portadoras deficiências:
A A Convenção reconhece a privação do acesso de qualquer pessoa ou grupo de pessoas aos diversos tipos ou graus de ensino.
B A Convenção reconhece os direitos das crianças deficientes que se enquadrem na faixa etária dos 5 aos 12 anos incompletos.
C A Convenção reconhece o direito de todas as crianças com deficiências serem tanto incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas.
D A Convenção reconhece o direito como segurança, lazer e higiene à todas as crianças com deficiência.
E A Convenção reconhece o direito à escola especial e às atividades pedagógicas na escola integral.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.22.
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente como tem se caracterizado a história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais:
A Uma das características principais está no fato de o deficiente ter muitas restrições para a inclusão, mesmo com direito à matricula na escola regular.
B A história de atendimento se traduz pelo envolvimento emocional com os alunos deficientes.
C Caracteriza-se pelo conjunto de ideias sobre a deficiência desatrelada da política de atendimento aos direitos individuais.
D Tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado.
E Escolas especiais para todos os alunos com qualquer deficiência matriculados na escola pública.

Algumas passagens encontradas na literatura da época e na bíblia permitem analisar a sua natureza e procedimentos. Havia dois agrupamentos sociais; a nobreza [...] e o populacho.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, relacione os diferentes períodos históricos às características de tratamento à pessoa com deficiência:
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
( ) Os novos avanços na medicina, elucidaram a tese da organicidade, corroborando para o entendimento da deficiência, como um processo natural.
( ) Atualmente, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
( ) As pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana.
( ) Os deficientes eram vistos como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que “a doença” representava, e também, amaldiçoados pelos deuses.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente os termos utilizados para se referir ao deficiente atualmente:
A Pessoas carentes, em situação de maior desvantagem social, matriculadas nas escolas regulares.
B Os termos retardados mentais, cegos, surdo-mudo, anti-sociais são usados para se referir aos alunos matriculados em escolas especiais.
C Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes físicos, atendidos nas salas de recursos.
D Os termos referem-se à pessoas como aleijadas ou retardadas mentais, avaliados clinicamente e matriculados nas escolas especiais.
E O termo usado é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.

Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que descreve corretamente o público alvo da educação especial matriculado em classes comuns de escolas públicas:
Assinale a alternativa que descreve corretamente o público alvo da educação especial matriculado em classes comuns de escolas públicas:
A Crianças com dificuldade de aprendizagem.
B Alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação.
C Alunos com deficiência intelectual.
D Estudantes com altas habilidades/superdotação e crianças com dificuldade de aprendizagem.
E Alunos com síndromes e espectro autista.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.835.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que identifica corretamente os problemas relacionados à crianças e jovens no período da República:
A Alguns dos problemas eram relacionados à condições de moradia, lazer e cultura.
B Abandono de crianças nas ruas, além do acesso limitado à escola e, consequentemente, grande número de analfabetos.
C Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes físicos, atendidos nas salas de recursos.
D Os termos referem-se à pessoas como aleijadas ou retardadas mentais, avaliados clinicamente e matriculados nas escolas especiais.
E O termo usado é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que indica corretamente a crítica ao conceito de Necessidades Educacionais Especiais:
A O termo é utilizado para ressaltar a dificuldade do processo de inclusão escolar, que tem relação com os preconceitos que sempre levaram à segregação.
B A utilização do conceito Necessidades Educacionais Especiais contribuiu para processos de patologizacão dos mais pobres.
C O termo é utilizado para alinhar a política nacional de inclusão escolar.
D A utilização do conceito e concepção inclusiva tem relação com a educação para todos, a qual tem o intuito de formar e integrar os deficientes.
E A utilização do termo contribuiu para a divisão dos alunos entre normais e anormais.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, relacione os diferentes períodos históricos às características de tratamento à pessoa com deficiência:
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
A 3 - 4 - 2 - 1
B 4 – 3 – 2 – 1
C 4 – 3 – 1– 2
D 4 – 2 – 3 – 1
E 2 – 1 – 3 – 4

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

o manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses. (livro base, 24). Na ida de Média as pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana. [...] na Antiguidade, a pessoa 'diferente' servia como fonte de diversão e material de exposição. (livro base, p.24). Na Idade Moderna, [...] século XVII, novos avanços na medicina, [. . .] para o entendimento da deficiência, como um processo natural (livro base, p.24). E finalmente na contemporaneidade, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que apresenta corretamente as mudanças no atendimento prestado aos alunos portadores de necessidades especiais:
A As mudanças iniciaram pelo atendimento das pessoas deficientes em instituições particulares, depois se expandiu para escolas públicas.
B A perspectiva de mudança nos atendimentos foi distribuída de acordo com a classificação das normalidades.
C As mudanças na perspectiva em relação à crença anterior, a qual dizia que o atendimento ideal aos deficientes deveria ocorrer em locais específicos. Agora, a atual perspectiva diz que os espaços mais adequados são os espaços comuns.
D As mudanças nos atendimentos aos alunos deficientes aconteciam com base na medicalização.
E As mudança nos atendimentos prestado aos alunos portadores de necessidades especiais em salas de aula comum ocorreu após a implementação das salas de recurso.

Falar sobre a educação especial no Brasil implica, necessariamente, a consideração de dois aspectos constitutivos de nossa história: a desigualdade e a diversidade.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que identifica corretamente os problemas relacionados à crianças e jovens no período da República:
A Alguns dos problemas eram relacionados à condições de moradia, lazer e cultura.
B Abandono de crianças nas ruas, além do acesso limitado à escola e, consequentemente, grande número de analfabetos.
C As necessidades de lazer e de alimentação para diminuir a mortalidade infantil.
D Financiamento dos estudantes com altas habilidades/superdotação.
E Altos custos das escolas particulares e o financiamento estudantil.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.836.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica da população atendida na educação especial:
A Crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades e sem escolarização.
B Grupo de pessoas que foram historicamente excluídos da escolarização.
C Alunos que são atendidos em espaços públicos ou conveniados na perspectiva inclusiva.
D Estudantes matriculados em escolas integrais nas salas regulares e multifuncionais.
E Grupo de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e socialização.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.835.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do grupo de crianças marginalizadas:
A Filhos de colonos que não tinham acesso à educação formal.
B Crianças que apresentavam deficiência e eram classificadas como anormais.
C Crianças que apresentavam vestimenta adequada, ideal para o convívio.
D Crianças que apresentavam bons modos e boa aparência.
E Filhos únicos de comerciantes que não eram escolarizados.

[...] os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais, iniciando um processo de “patologizacão” escolar, ao adotar uma visão psicopedagógica no atendimento aos alunos com deficiências [...]
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta a concepção de separação dos alunos normais e anormais:
A A concepção segregatória está no fato de entender que para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características.
B A separação entre alunos diz respeito à elaboração e execução do plano de Atendimento Educacional Especializado.
C Ideia que assegura a todos os estudantes da educação especial um atendimento em contraturno da escola, exclusivamente para aqueles com transtornos de conduta.
D A concepção inclusiva se refere a educação para todos de forma segregatória.
E A separação entre alunos normais e anormais facilita o aprendizado dos alunos especiais.

A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, formulada apos a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com a não discriminação passa a ser ressaltada, [...], adotada pelo Brasil em 1968 [...].
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que descreve corretamente como a Organização das Nações Unidas reconhece os direitos das pessoas portadoras deficiências:
A A Convenção reconhece a privação do acesso de qualquer pessoa ou grupo de pessoas aos diversos tipos ou graus de ensino.
B A Convenção reconhece os direitos das crianças deficientes que se enquadrem na faixa etária dos 5 aos 12 anos incompletos.
C A Convenção reconhece o direito de todas as crianças com deficiências serem tanto incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas.
D A Convenção reconhece o direito como segurança, lazer e higiene à todas as crianças com deficiência.
E A Convenção reconhece o direito à escola especial e às atividades pedagógicas na escola integral.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.22.
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente como tem se caracterizado a história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais:
A Uma das características principais está no fato de o deficiente ter muitas restrições para a inclusão, mesmo com direito à matricula na escola regular.
B A história de atendimento se traduz pelo envolvimento emocional com os alunos deficientes.
C Caracteriza-se pelo conjunto de ideias sobre a deficiência desatrelada da política de atendimento aos direitos individuais.
D Tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado.
E Escolas especiais para todos os alunos com qualquer deficiência matriculados na escola pública.

Algumas passagens encontradas na literatura da época e na bíblia permitem analisar a sua natureza e procedimentos. Havia dois agrupamentos sociais; a nobreza [...] e o populacho.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, relacione os diferentes períodos históricos às características de tratamento à pessoa com deficiência:
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
( ) Os novos avanços na medicina, elucidaram a tese da organicidade, corroborando para o entendimento da deficiência, como um processo natural.
( ) Atualmente, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
( ) As pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana.
( ) Os deficientes eram vistos como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que “a doença” representava, e também, amaldiçoados pelos deuses.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente os termos utilizados para se referir ao deficiente atualmente:
A Pessoas carentes, em situação de maior desvantagem social, matriculadas nas escolas regulares.
B Os termos retardados mentais, cegos, surdo-mudo, anti-sociais são usados para se referir aos alunos matriculados em escolas especiais.
C Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes físicos, atendidos nas salas de recursos.
D Os termos referem-se à pessoas como aleijadas ou retardadas mentais, avaliados clinicamente e matriculados nas escolas especiais.
E O termo usado é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.

Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que descreve corretamente o público alvo da educação especial matriculado em classes comuns de escolas públicas:
Assinale a alternativa que descreve corretamente o público alvo da educação especial matriculado em classes comuns de escolas públicas:
A Crianças com dificuldade de aprendizagem.
B Alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação.
C Alunos com deficiência intelectual.
D Estudantes com altas habilidades/superdotação e crianças com dificuldade de aprendizagem.
E Alunos com síndromes e espectro autista.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.835.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que identifica corretamente os problemas relacionados à crianças e jovens no período da República:
A Alguns dos problemas eram relacionados à condições de moradia, lazer e cultura.
B Abandono de crianças nas ruas, além do acesso limitado à escola e, consequentemente, grande número de analfabetos.
C Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes físicos, atendidos nas salas de recursos.
D Os termos referem-se à pessoas como aleijadas ou retardadas mentais, avaliados clinicamente e matriculados nas escolas especiais.
E O termo usado é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que indica corretamente a crítica ao conceito de Necessidades Educacionais Especiais:
A O termo é utilizado para ressaltar a dificuldade do processo de inclusão escolar, que tem relação com os preconceitos que sempre levaram à segregação.
B A utilização do conceito Necessidades Educacionais Especiais contribuiu para processos de patologizacão dos mais pobres.
C O termo é utilizado para alinhar a política nacional de inclusão escolar.
D A utilização do conceito e concepção inclusiva tem relação com a educação para todos, a qual tem o intuito de formar e integrar os deficientes.
E A utilização do termo contribuiu para a divisão dos alunos entre normais e anormais.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, relacione os diferentes períodos históricos às características de tratamento à pessoa com deficiência:
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
A 3 - 4 - 2 - 1
B 4 – 3 – 2 – 1
C 4 – 3 – 1– 2
D 4 – 2 – 3 – 1
E 2 – 1 – 3 – 4

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Atualmente, muitos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação estão matriculados em classes comuns de escolas públicas em todo território nacional, o que denota uma mudança de perspectiva em relação a essa população [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em  20 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que apresenta corretamente as mudanças no atendimento prestado aos alunos portadores de necessidades especiais: 
	
	A
	As mudanças iniciaram pelo atendimento das pessoas deficientes em instituições particulares, depois se expandiu para escolas públicas.
	
	B
	A perspectiva de mudança nos atendimentos foi distribuída de acordo com a classificação das normalidades.
	
	C
	As mudanças na perspectiva em relação à crença anterior, a qual dizia que o atendimento ideal aos deficientes deveria ocorrer em locais específicos. Agora, a atual perspectiva diz que os espaços mais adequados são os espaços comuns.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “[...] o que denota uma mudança de perspectiva em relação a essa população: da crença anterior de que o atendimento ideal deveria ocorrer em locais específicos, separadamente ao destinado à população em geral, para a atual percepção de que os espaços mais adequados são os espaços comuns” (texto-base, p.837).
	
	D
	As mudanças nos atendimentos aos alunos deficientes aconteciam com base na medicalização. 
	
	E
	As mudança nos atendimentos prestado aos alunos portadores de necessidades especiais em salas de aula comum ocorreu após a implementação das salas de recurso. 
Questão 2/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Falar sobre a educação especial no Brasil implica, necessariamente, a consideração de dois aspectos constitutivos de nossa história: a desigualdade e a diversidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc.,  Campinas,  2012. p.835. <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que identifica corretamente os problemas relacionados à crianças e jovens no período da República:
Nota: 10.0
	
	A
	Alguns dos problemas eram relacionados à condições de moradia, lazer e cultura.
	
	B
	Abandono de crianças nas ruas, além do acesso limitado à escola e, consequentemente, grande número de analfabetos.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque: “A formação econômica do Brasil e as características de sua organização social fizeram com que o país passasse a conviver com vários problemas que impactaram diretamente a vida de crianças e jovens brasileiros, muitos dos quais presentes até hoje: crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades, desde o século XVII [...], restrita cobertura escolar e, consequentemente, um número grande de analfabetos” (texto-base, p. 835).
	
	C
	As necessidades de lazer e de alimentação para diminuir a mortalidade infantil.
	
	D
	Financiamento dos estudantes com altas habilidades/superdotação.
	
	E
	Altos custos das escolas particulares e o financiamento estudantil.
Questão 3/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Ao longo de todo o século XX, as estatísticas brasileiras foram registrando paulatinamente a ampliação do atendimento educacional no país, tanto no que se refere ao número de alunos matriculados, quanto ao tempo de escolarização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19  fev. 2020.  
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica da população atendida na educação especial:
	
	A
	Crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades e sem escolarização.
	
	B
	Grupo de pessoas que foram historicamente excluídos da escolarização.
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje e foco da educação especial, em salas de aulas de escolas publicas, em classes especiais, em escolas ou instituições especializadas publicas ou privadas” (texto-base , p. 836).
	
	C
	Alunos que são atendidos em espaços públicos ou conveniados na perspectiva inclusiva.
	
	D
	Estudantes matriculados em escolas integrais nas salas regulares e multifuncionais.
	
	E
	Grupo de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e socialização. 
Questão 4/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Na República, a massa de brasileiros desempregada e considerada iletrada foi identificada como marginal e seus hábitos vistos como indecentes e de transgressão aos bons costumes [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.835 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19 fev.  2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do grupo de crianças marginalizadas:
Nota: 10.0
	
	A
	Filhos de colonos que não tinham acesso à educação formal.
	
	B
	Crianças que apresentavam deficiência e eram classificadas como anormais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “No conjunto de crianças marginais encontravam-se também crianças com deficiências. Um estudo encomendado pelo diretor geral da Instrução Pública do estado de São Paulo em 1913, levado a cabo por Carneiro Junior, evidencia esse aspecto ao orientar a identificação de alunos anormais nas escolas publicas [...]” (texto-base , p. 835).
	
	C
	Crianças que apresentavam vestimenta adequada, ideal para o convívio.
	
	D
	Crianças que apresentavam bons modos e boa aparência.
	
	E
	Filhos únicos de comerciantes que não eram escolarizados.
Questão 5/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “[...] os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais, iniciando um processo de “patologizacão” escolar, ao adotar uma visão psicopedagógica no atendimento aos alunos com deficiências [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta a concepção de separação dos alunosnormais e anormais:
Nota: 10.0
	
	A
	A concepção segregatória está no fato de entender que para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características” (texto-base, p. 836). 
	
	B
	A separação entre alunos diz respeito à elaboração e execução do plano de Atendimento Educacional Especializado.
	
	C
	Ideia que assegura a todos os estudantes da educação especial um  atendimento em contraturno da escola, exclusivamente para aqueles com transtornos de conduta.
	
	D
	A concepção inclusiva se refere a educação para todos de forma segregatória. 
	
	E
	A separação entre alunos normais e anormais facilita o aprendizado dos alunos especiais.
Questão 6/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, formulada apos a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com a não discriminação passa a ser ressaltada, [...], adotada pelo Brasil em 1968 [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.837 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>.Acesso em 20 fev. 2020.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que descreve corretamente como a Organização das Nações Unidas reconhece os direitos das pessoas portadoras deficiências: 
Nota: 10.0
	
	A
	A Convenção reconhece a privação do acesso de qualquer pessoa ou grupo de pessoas aos diversos tipos ou graus de ensino.
	
	B
	A Convenção reconhece os direitos das crianças deficientes que se enquadrem na faixa etária dos 5 aos 12 anos incompletos. 
	
	C
	A Convenção reconhece o direito de todas as crianças com deficiências serem tanto incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] reconhece o direito de todas as crianças com deficiências tanto serem incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas [...]” (texto-base, p.839).
	
	D
	A Convenção reconhece o direito como segurança, lazer e higiene à todas as crianças com deficiência.
	
	E
	A Convenção reconhece o direito à escola especial e às atividades pedagógicas na escola integral.
Questão 7/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“Ainda na Antiguidade, a Bíblia menciona 'o diferente' ao cego, ao manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.22. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente como tem se caracterizado a história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais:
	
	A
	Uma das características principais está no fato de o deficiente ter muitas restrições para a inclusão, mesmo com direito à matricula na escola regular.
	
	B
	A história de atendimento se traduz pelo envolvimento emocional com os alunos deficientes.
	
	C
	Caracteriza-se pelo conjunto de ideias sobre a deficiência desatrelada da política de atendimento aos direitos individuais.
	
	D
	Tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado.
Comentário: esta é afirmativa correta porque “A história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado” (texto-base, p. 22).
	
	E
	Escolas especiais para todos os alunos com qualquer deficiência matriculados na escola pública.
Questão 8/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“Algumas passagens encontradas na literatura da época e na bíblia permitem analisar a sua natureza e procedimentos. Havia dois agrupamentos sociais; a nobreza [...] e o populacho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão.  Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, relacione os diferentes períodos históricos às características de tratamento à pessoa com deficiência:
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
(  ) Os novos avanços na medicina, elucidaram a tese da organicidade, corroborando para o entendimento da deficiência, como um processo natural.
(  ) Atualmente, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
(  ) As pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana.
(  ) Os deficientes eram vistos como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que “a doença” representava, e também, amaldiçoados pelos deuses.
	
	A
	3​ - 4 - 2 - 1
Comentário: A sequência correta é 3​​-4-2-1. "Ainda na Antiguidade, a Bíblia menciona'o diferente' ao cego, ao manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses. (livro base, 24). Na idade Média as pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana. [...] na Antiguidade, a pessoa 'diferente' servia como fonte de diversão e material de exposição. (livro base, p.24). Na Idade Moderna, [...] século XVII, novos avanços na medicina, [...] para o entendimento da deficiência, como um processo natural (livro base, p.24). E finalmente na contemporaneidade, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais." (livro base, p.24)
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 3 – 1– 2
	
	D
	4 – 2 – 3 – 1
	
	E
	2 – 1 – 3 – 4
Questão 9/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “As mudanças propostas pela inclusão de estudantes com deficiência são importantes na garantia de direitos, [...] torna-se fundamental o acesso e permanência mediante um ensino de qualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão.  Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente os termos utilizadospara se referir ao deficiente atualmente:
Nota: 10.0
	
	A
	Pessoas carentes, em situação de maior desvantagem social, matriculadas nas escolas regulares.
	
	B
	Os termos retardados mentais, cegos, surdo-mudo, anti-sociais são usados para se referir aos alunos matriculados em escolas especiais.
	
	C
	Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes físicos, atendidos nas salas de recursos.
	
	D
	Os termos referem-se à pessoas como aleijadas ou retardadas mentais, avaliados clinicamente e matriculados nas escolas especiais.
	
	E
	O termo usado é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque: “Atualmente a denominação a ser considerada é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.” (texto-base, p. 23)
Questão 10/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje e foco da educação especial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20  fev.  2020. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que descreve corretamente o público alvo da educação especial matriculado em classes comuns de escolas públicas:
Nota: 10.0
	
	A
	Crianças com dificuldade de aprendizagem. 
	
	B
	Alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Atualmente, muitos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação estão matriculados em classes comuns de escolas publicas em todo território nacional [...]" (texto-base, p. 837).
	
	C
	Alunos com deficiência intelectual. 
	
	D
	Estudantes com altas habilidades/superdotação e crianças com dificuldade de aprendizagem. 
	
	E
	Alunos com síndromes e espectro autista. 
Questão 1/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“Ainda na Antiguidade, a Bíblia menciona 'o diferente' ao cego, ao manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.22. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente como tem se caracterizado a história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais:
Nota: 10.0
	
	A
	Uma das características principais está no fato de o deficiente ter muitas restrições para a inclusão, mesmo com direito à matricula na escola regular.
	
	B
	A história de atendimento se traduz pelo envolvimento emocional com os alunos deficientes.
	
	C
	Caracteriza-se pelo conjunto de ideias sobre a deficiência desatrelada da política de atendimento aos direitos individuais.
	
	D
	Tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado.
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque “A história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado” (texto-base, p. 22).
	
	E
	Escolas especiais para todos os alunos com qualquer deficiência matriculados na escola pública.
Questão 2/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “[...] os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais, iniciando um processo de “patologizacão” escolar, ao adotar uma visão psicopedagógica no atendimento aos alunos com deficiências [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta a concepção de separação dos alunos normais e anormais:
Nota: 10.0
	
	A
	A concepção segregatória está no fato de entender que para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características” (texto-base, p. 836). 
	
	B
	A separação entre alunos diz respeito à elaboração e execução do plano de Atendimento Educacional Especializado.
	
	C
	Ideia que assegura a todos os estudantes da educação especial um  atendimento em contraturno da escola, exclusivamente para aqueles com transtornos de conduta.
	
	D
	A concepção inclusiva se refere a educação para todos de forma segregatória. 
	
	E
	A separação entre alunos normais e anormais facilita o aprendizado dos alunos especiais.
Questão 3/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“Ao longo de todo o século XX, as estatísticas brasileiras foram registrando paulatinamente a ampliação do atendimento educacional no país, tanto no que se refere ao número de alunos matriculados, quanto ao tempo de escolarização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19  fev. 2020.  
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica da população atendida na educação especial:
Nota: 0.0
	
	A
	Crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades e sem escolarização.
	
	B
	Grupo de pessoas que foram historicamente excluídos da escolarização.
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje e foco da educação especial, em salas de aulas de escolas publicas, em classes especiais, em escolas ou instituições especializadas publicas ou privadas” (texto-base , p. 836).
	
	C
	Alunos que são atendidos em espaços públicos ou conveniados na perspectiva inclusiva.
	
	D
	Estudantes matriculados em escolas integrais nas salas regulares e multifuncionais.
	
	E
	Grupo de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e socialização. 
Questão 4/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Atualmente, muitos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotaçãoestão matriculados em classes comuns de escolas públicas em todo território nacional, o que denota uma mudança de perspectiva em relação a essa população [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em  20 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que apresenta corretamente as mudanças no atendimento prestado aos alunos portadores de necessidades especiais: 
	
	A
	As mudanças iniciaram pelo atendimento das pessoas deficientes em instituições particulares, depois se expandiu para escolas públicas.
	
	B
	A perspectiva de mudança nos atendimentos foi distribuída de acordo com a classificação das normalidades.
	
	C
	As mudanças na perspectiva em relação à crença anterior, a qual dizia que o atendimento ideal aos deficientes deveria ocorrer em locais específicos. Agora, a atual perspectiva diz que os espaços mais adequados são os espaços comuns.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “[...] o que denota uma mudança de perspectiva em relação a essa população: da crença anterior de que o atendimento ideal deveria ocorrer em locais específicos, separadamente ao destinado à população em geral, para a atual percepção de que os espaços mais adequados são os espaços comuns” (texto-base, p.837).
	
	D
	As mudanças nos atendimentos aos alunos deficientes aconteciam com base na medicalização. 
	
	E
	As mudança nos atendimentos prestado aos alunos portadores de necessidades especiais em salas de aula comum ocorreu após a implementação das salas de recurso. 
Questão 5/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, formulada apos a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com a não discriminação passa a ser ressaltada, [...], adotada pelo Brasil em 1968 [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.837 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>.Acesso em 20 fev. 2020.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que descreve corretamente como a Organização das Nações Unidas reconhece os direitos das pessoas portadoras deficiências: 
Nota: 10.0
	
	A
	A Convenção reconhece a privação do acesso de qualquer pessoa ou grupo de pessoas aos diversos tipos ou graus de ensino.
	
	B
	A Convenção reconhece os direitos das crianças deficientes que se enquadrem na faixa etária dos 5 aos 12 anos incompletos. 
	
	C
	A Convenção reconhece o direito de todas as crianças com deficiências serem tanto incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] reconhece o direito de todas as crianças com deficiências tanto serem incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas [...]” (texto-base, p.839).
	
	D
	A Convenção reconhece o direito como segurança, lazer e higiene à todas as crianças com deficiência.
	
	E
	A Convenção reconhece o direito à escola especial e às atividades pedagógicas na escola integral.
Questão 6/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje e foco da educação especial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20  fev.  2020. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que descreve corretamente o público alvo da educação especial matriculado em classes comuns de escolas públicas:
Nota: 10.0
	
	A
	Crianças com dificuldade de aprendizagem. 
	
	B
	Alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Atualmente, muitos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação estão matriculados em classes comuns de escolas publicas em todo território nacional [...]" (texto-base, p. 837).
	
	C
	Alunos com deficiência intelectual. 
	
	D
	Estudantes com altas habilidades/superdotação e crianças com dificuldade de aprendizagem. 
	
	E
	Alunos com síndromes e espectro autista. 
Questão 7/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Falar sobre a educação especial no Brasil implica, necessariamente, a consideração de dois aspectos constitutivos de nossa história: a desigualdade e a diversidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc.,  Campinas,  2012. p.835. <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que identifica corretamente os problemas relacionados à crianças e jovens no período da República:
Nota: 10.0
	
	A
	Alguns dos problemas eram relacionados à condições de moradia, lazer e cultura.
	
	B
	Abandono de crianças nas ruas, além do acesso limitado à escola e, consequentemente, grande número de analfabetos.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque: “A formação econômica do Brasil e as características de sua organização social fizeram com que o país passasse a conviver com vários problemas que impactaram diretamente a vida de crianças e jovens brasileiros, muitos dos quais presentes até hoje: crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades, desde o século XVII [...], restrita cobertura escolar e, consequentemente, um número grande de analfabetos” (texto-base, p. 835).
	
	C
	As necessidades de lazer e de alimentação para diminuir a mortalidade infantil.
	
	D
	Financiamento dos estudantes com altas habilidades/superdotação.
	
	E
	Altos custos das escolas particulares e o financiamento estudantil.
 
Questão 8/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“As mudanças propostas pela inclusão de estudantes com deficiência são importantes na garantia de direitos, [...] torna-se fundamental o acesso e permanência mediante um ensino de qualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão.  Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente os termos utilizados para se referir ao deficiente atualmente:
Nota: 10.0
	
	A
	Pessoas carentes, em situação de maiordesvantagem social, matriculadas nas escolas regulares.
	
	B
	Os termos retardados mentais, cegos, surdo-mudo, anti-sociais são usados para se referir aos alunos matriculados em escolas especiais.
	
	C
	Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes físicos, atendidos nas salas de recursos.
	
	D
	Os termos referem-se à pessoas como aleijadas ou retardadas mentais, avaliados clinicamente e matriculados nas escolas especiais.
	
	E
	O termo usado é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque: “Atualmente a denominação a ser considerada é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.” (texto-base, p. 23)
Questão 9/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Em relação as características dessa população, o conceito de necessidades educacionais especiais, adotado no pais até a divulgação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, em 2008, ainda lançava – de certa forma –um olhar pouco nítido sobre o aluno da educação especial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20 fev. 2020. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que indica corretamente a crítica ao conceito de Necessidades Educacionais Especiais:
	
	A
	O termo é utilizado para ressaltar a dificuldade do processo de inclusão escolar, que tem relação com os preconceitos que sempre levaram à segregação.
	
	B
	A utilização do conceito Necessidades Educacionais Especiais contribuiu para processos de patologizacão dos mais pobres.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “A utilização desse conceito, embora tivesse como intenção declarada ressaltar a necessidade de adaptação dos processos educativos a qualquer indivíduo (que apresentasse dificuldades por tempo limitado ou não), muitas vezes contribuiu para a continuidade da“patologizacão”de parcelas da população, especialmente das camadas mais pobres, como foi frequente na história da educação brasileira [..]” (texto-base, p. 836).
	
	C
	O termo é utilizado para alinhar a política nacional de inclusão escolar. 
	
	D
	A utilização do conceito e concepção inclusiva tem relação com a educação para todos, a qual tem o intuito de formar e integrar os deficientes.
	
	E
	A utilização do termo contribuiu para a divisão dos alunos entre normais e anormais.
Questão 10/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Na República, a massa de brasileiros desempregada e considerada iletrada foi identificada como marginal e seus hábitos vistos como indecentes e de transgressão aos bons costumes [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.835 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19 fev.  2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do grupo de crianças marginalizadas:
Nota: 10.0
	
	A
	Filhos de colonos que não tinham acesso à educação formal.
	
	B
	Crianças que apresentavam deficiência e eram classificadas como anormais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “No conjunto de crianças marginais encontravam-se também crianças com deficiências. Um estudo encomendado pelo diretor geral da Instrução Pública do estado de São Paulo em 1913, levado a cabo por Carneiro Junior, evidencia esse aspecto ao orientar a identificação de alunos anormais nas escolas publicas [...]” (texto-base , p. 835).
	
	C
	Crianças que apresentavam vestimenta adequada, ideal para o convívio.
	
	D
	Crianças que apresentavam bons modos e boa aparência.
	
	E
	Filhos únicos de comerciantes que não eram escolarizados.
Questão 1/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Ainda na Antiguidade, a Bíblia menciona 'o diferente' ao cego, ao manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.22. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente como tem se caracterizado a história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais:
	
	A
	Uma das características principais está no fato de o deficiente ter muitas restrições para a inclusão, mesmo com direito à matricula na escola regular.
	
	B
	A história de atendimento se traduz pelo envolvimento emocional com os alunos deficientes.
	
	C
	Caracteriza-se pelo conjunto de ideias sobre a deficiência desatrelada da política de atendimento aos direitos individuais.
	
	D
	Tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado.
Comentário: esta é afirmativa correta porque “A história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado” (texto-base, p. 22).
	
	E
	Escolas especiais para todos os alunos com qualquer deficiência matriculados na escola pública.
Questão 2/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“As mudanças propostas pela inclusão de estudantes com deficiência são importantes na garantia de direitos, [...] torna-se fundamental o acesso e permanência mediante um ensino de qualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão.  Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente os termos utilizados para se referir ao deficiente atualmente:
Nota: 10.0
	
	A
	Pessoas carentes, em situação de maior desvantagem social, matriculadas nas escolas regulares.
	
	B
	Os termos retardados mentais, cegos, surdo-mudo, anti-sociais são usados para se referir aos alunos matriculados em escolas especiais.
	
	C
	Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes físicos, atendidos nas salas de recursos.
	
	D
	Os termos referem-se à pessoas como aleijadas ou retardadas mentais, avaliados clinicamente e matriculados nas escolas especiais.
	
	E
	O termo usado é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque: “Atualmente a denominaçãoa ser considerada é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.” (texto-base, p. 23)
Questão 3/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Ao longo de todo o século XX, as estatísticas brasileiras foram registrando paulatinamente a ampliação do atendimento educacional no país, tanto no que se refere ao número de alunos matriculados, quanto ao tempo de escolarização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19  fev. 2020.  
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica da população atendida na educação especial:
	
	A
	Crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades e sem escolarização.
	
	B
	Grupo de pessoas que foram historicamente excluídos da escolarização.
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje e foco da educação especial, em salas de aulas de escolas publicas, em classes especiais, em escolas ou instituições especializadas publicas ou privadas” (texto-base , p. 836).
	
	C
	Alunos que são atendidos em espaços públicos ou conveniados na perspectiva inclusiva.
	
	D
	Estudantes matriculados em escolas integrais nas salas regulares e multifuncionais.
	
	E
	Grupo de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e socialização. 
Questão 4/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
“Algumas passagens encontradas na literatura da época e na bíblia permitem analisar a sua natureza e procedimentos. Havia dois agrupamentos sociais; a nobreza [...] e o populacho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão.  Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, relacione os diferentes períodos históricos às características de tratamento à pessoa com deficiência:
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
(  ) Os novos avanços na medicina, elucidaram a tese da organicidade, corroborando para o entendimento da deficiência, como um processo natural.
(  ) Atualmente, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
(  ) As pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana.
(  ) Os deficientes eram vistos como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que “a doença” representava, e também, amaldiçoados pelos deuses.
	
	A
	3​ - 4 - 2 - 1
Comentário: A sequência correta é 3​​-4-2-1. "Ainda na Antiguidade, a Bíblia menciona'o diferente' ao cego, ao manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses. (livro base, 24). Na idade Média as pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana. [...] na Antiguidade, a pessoa 'diferente' servia como fonte de diversão e material de exposição. (livro base, p.24). Na Idade Moderna, [...] século XVII, novos avanços na medicina, [...] para o entendimento da deficiência, como um processo natural (livro base, p.24). E finalmente na contemporaneidade, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais." (livro base, p.24)
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 3 – 1– 2
	
	D
	4 – 2 – 3 – 1
	
	E
	2 – 1 – 3 – 4
Questão 5/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Como parte da educação especializada, além de escolas especificas para crianças com deficiências, também estavam previstas escolas 'de educação emendativa dos delinquentes' (Decreto n. 5.884, de 21 de abril de 1933, art. 794)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, sobre a classificação dos alunos portadores de deficiência, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Baseados na aplicação dos estudos de Alfred Binet (1857-1911) e Theodore Simon (1872-1961), os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais [...]” (texto-base , p. 836).
	
	B
	A classificação era relativa ao atendimento educacional que a criança recebia na época, tornando-a anormal. 
	
	C
	Devido ao grande número de adultos analfabetos, a escola passou a classificar os alunos como alfabetizados e analfabetos. 
	
	D
	A classificação era a que assegurava a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos.
	
	E
	A classificação passou a ser realizada a partir do desempenho escolar dos alunos com deficiência.
Questão 6/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje e foco da educação especial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20  fev.  2020. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que descreve corretamente o público alvo da educação especial matriculado em classes comuns de escolas públicas:
Nota: 10.0
	
	A
	Crianças com dificuldade de aprendizagem. 
	
	B
	Alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Atualmente, muitos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação estão matriculados em classes comuns de escolas publicas em todo território nacional [...]" (texto-base, p. 837).
	
	C
	Alunos com deficiência intelectual. 
	
	D
	Estudantes com altas habilidades/superdotação e crianças com dificuldade de aprendizagem. 
	
	E
	Alunos com síndromes e espectro autista. 
Questão 7/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “[...] os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais, iniciando um processo de “patologizacão” escolar, ao adotar uma visão psicopedagógica no atendimento aos alunos com deficiências [...]”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta a concepção de separação dos alunos normais e anormais:
Nota: 10.0
	
	A
	A concepção segregatória está no fato de entender que para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características” (texto-base, p. 836). 
	
	B
	A separação entre alunos diz respeito à elaboração e execução do plano de Atendimento Educacional Especializado.
	
	C
	Ideia que assegura a todos os estudantes da educação especial um  atendimento em contraturno da escola, exclusivamente para aqueles com transtornos de conduta.
	
	D
	A concepção inclusiva se refere a educação para todos de forma segregatória. 
	
	E
	A separação entre alunos normais e anormais facilita o aprendizado dos alunos especiais.
Questão 8/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
 “Atualmente, muitos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação estão matriculados em classes comuns de escolas públicas em todo território nacional, o que denota uma mudança de perspectiva em relação a essa população [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em  20 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que apresenta corretamente as mudanças no atendimento prestado aos alunos portadores de necessidades especiais: 
Nota: 0.0
	
	A
	As mudanças iniciaram pelo atendimento das pessoas deficientes em instituições particulares, depois se expandiu para escolas públicas.
	
	B
	A perspectiva de mudança nos atendimentos foi distribuída de acordo com a classificação das normalidades.
	
	C
	As mudanças na perspectiva em relação à crença anterior, a qual dizia que o atendimento ideal aos deficientes deveria ocorrer em locais específicos. Agora, a atual perspectiva diz que os espaços mais adequados são os espaços comuns.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “[...] o que denota uma mudança de perspectiva em relação a essa população: da crença anterior de que o atendimento ideal deveria ocorrer em locais específicos, separadamente ao destinado à população em geral, para a atual percepção de que os espaços mais adequados são os espaços comuns” (texto-base, p.837).
	
	D
	As mudanças nos atendimentos aos alunos deficientes aconteciam com base na medicalização. 
	
	E
	As mudança nos atendimentos prestado aos alunos portadores de necessidades especiais em salas de aula comum ocorreu após a implementação das salas de recurso. 
Questão 9/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial: 
“A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, formulada apos a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com a não discriminação passa a ser ressaltada, [...], adotada pelo Brasil em 1968 [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.837 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>.Acesso em 20 fev. 2020.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que descreve corretamente como a Organização das Nações Unidas reconhece os direitos das pessoas portadoras deficiências: 
Nota: 10.0
	
	A
	A Convenção reconhece a privação do acesso de qualquer pessoa ou grupo de pessoas aos diversos tipos ou graus de ensino.
	
	B
	A Convenção reconhece os direitos das crianças deficientes que se enquadrem na faixa etária dos 5 aos 12 anos incompletos. 
	
	C
	A Convenção reconhece o direito de todas as crianças com deficiências serem tanto incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] reconhece o direito de todas as crianças com deficiências tanto serem incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas [...]” (texto-base, p.839).
	
	D
	A Convenção reconhece o direito como segurança, lazer e higiene à todas as crianças com deficiência.
	
	E
	A Convenção reconhece o direito à escola especial e às atividades pedagógicas na escola integral.
Questão 10/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na República, a massa de brasileiros desempregada e considerada iletrada foi identificada como marginal e seus hábitos vistos como indecentes e de transgressão aos bons costumes [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.835 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19 fev.  2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do grupo de crianças marginalizadas:
Nota: 10.0
	
	A
	Filhos de colonos que não tinham acesso à educação formal.
	
	B
	Crianças que apresentavam deficiência e eram classificadas como anormais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “No conjunto de crianças marginais encontravam-se também crianças com deficiências. Um estudo encomendado pelo diretor geral da Instrução Pública do estado de São Paulo em 1913, levado a cabo por Carneiro Junior, evidencia esse aspecto ao orientar a identificação de alunos anormais nas escolas publicas [...]” (texto-base , p. 835).
	
	C
	Crianças que apresentavam vestimenta adequada, ideal para o convívio.
	
	D
	Crianças que apresentavam bons modos e boa aparência.
	
	E
	Filhos únicos de comerciantes que não eram escolarizados.
_1647628140.unknown
_1647628172.unknown
_1647628188.unknown
_1647628196.unknown
_1647628200.unknown
_1647628202.unknown
_1647628203.unknown
_1647628201.unknown
_1647628198.unknown
_1647628199.unknown
_1647628197.unknown
_1647628192.unknown
_1647628194.unknown
_1647628195.unknown
_1647628193.unknown
_1647628190.unknown
_1647628191.unknown
_1647628189.unknown
_1647628180.unknown
_1647628184.unknown
_1647628186.unknown
_1647628187.unknown
_1647628185.unknown
_1647628182.unknown
_1647628183.unknown
_1647628181.unknown
_1647628176.unknown
_1647628178.unknown
_1647628179.unknown
_1647628177.unknown
_1647628174.unknown
_1647628175.unknown
_1647628173.unknown
_1647628156.unknown
_1647628164.unknown
_1647628168.unknown
_1647628170.unknown
_1647628171.unknown
_1647628169.unknown
_1647628166.unknown
_1647628167.unknown
_1647628165.unknown
_1647628160.unknown
_1647628162.unknown
_1647628163.unknown
_1647628161.unknown
_1647628158.unknown
_1647628159.unknown
_1647628157.unknown
_1647628148.unknown
_1647628152.unknown
_1647628154.unknown
_1647628155.unknown_1647628153.unknown
_1647628150.unknown
_1647628151.unknown
_1647628149.unknown
_1647628144.unknown
_1647628146.unknown
_1647628147.unknown
_1647628145.unknown
_1647628142.unknown
_1647628143.unknown
_1647628141.unknown
_1647628108.unknown
_1647628124.unknown
_1647628132.unknown
_1647628136.unknown
_1647628138.unknown
_1647628139.unknown
_1647628137.unknown
_1647628134.unknown
_1647628135.unknown
_1647628133.unknown
_1647628128.unknown
_1647628130.unknown
_1647628131.unknown
_1647628129.unknown
_1647628126.unknown
_1647628127.unknown
_1647628125.unknown
_1647628116.unknown
_1647628120.unknown
_1647628122.unknown
_1647628123.unknown
_1647628121.unknown
_1647628118.unknown
_1647628119.unknown
_1647628117.unknown
_1647628112.unknown
_1647628114.unknown
_1647628115.unknown
_1647628113.unknown
_1647628110.unknown
_1647628111.unknown
_1647628109.unknown
_1647628092.unknown
_1647628100.unknown
_1647628104.unknown
_1647628106.unknown
_1647628107.unknown
_1647628105.unknown
_1647628102.unknown
_1647628103.unknown
_1647628101.unknown
_1647628096.unknown
_1647628098.unknown
_1647628099.unknown
_1647628097.unknown
_1647628094.unknown
_1647628095.unknown
_1647628093.unknown
_1647628076.unknown
_1647628084.unknown
_1647628088.unknown
_1647628090.unknown
_1647628091.unknown
_1647628089.unknown
_1647628086.unknown
_1647628087.unknown
_1647628085.unknown
_1647628080.unknown
_1647628082.unknown
_1647628083.unknown
_1647628081.unknown
_1647628078.unknown
_1647628079.unknown
_1647628077.unknown
_1647628068.unknown
_1647628072.unknown
_1647628074.unknown
_1647628075.unknown
_1647628073.unknown
_1647628070.unknown
_1647628071.unknown
_1647628069.unknown
_1647628064.unknown
_1647628066.unknown
_1647628067.unknown
_1647628065.unknown
_1647628060.unknown
_1647628062.unknown
_1647628063.unknown
_1647628061.unknown
_1647628058.unknown
_1647628059.unknown
_1647628056.unknown
_1647628057.unknown
_1647628055.unknown
_1647628054.unknown

Mais conteúdos dessa disciplina