Buscar

Questionário Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questionário Epidemiologia – Unisuam 2020
Em relação aos conceitos e aos objetivos da epidemiologia, assinale a alternativa correta:
R: c)A epidemiologia visa a propor medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e a fornecer indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, à administração e à avaliação das ações de saúde.
Considerando a epidemiologia o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde, em populações específicas, e a aplicação dela na prevenção e no controle dos problemas de saúde, os epidemiologistas devem estar sempre atentos:
R: d)Não somente à incapacidade, à doença ou à morte, mas também à melhoria dos indicadores de saúde e às maneiras de promovê-la.
Qual dos autores a seguir, ao estudar a epidemia de cólera em Londres, no século XIX, foi quem estabeleceu os seus mecanismos de transmissão, partindo da distribuição espacial dos casos, criando, assim, a base da epidemiologia moderna?
R: e)John Snow
Considerando os conhecimentos sobre epidemiologia, pode-se afirmar que:
R: a)As doenças transmissíveis são chamadas de endêmicas quando uma área geográfica ou um grupo populacional apresenta um padrão de ocorrência relativamente estável.
Antigamente, várias eram as hipóteses para o surgimento das doenças na população, mas foi preciso um longo caminho para que se pudesse compreender a causa das enfermidades transmissíveis e também a prevenção contra elas. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que foi responsável pela mudança na maneira de encarar a causa de doenças transmissíveis, sendo um marco histórico no desenvolvimento da epidemiologia:
R: d)O desenvolvimento da microbiologia por Louis Pauster.
Marque a alternativa que apresenta o conceito de Epidemiologia:
R: b)É a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva.
Segundo a história da Epidemiologia e as descobertas epidemiológicas, quem desenvolveu uma teoria sobre o modo de transmissão da cólera pelo consumo de água contaminada?
R: e)John Snow.
Considerando as aplicações da Epidemiologia, marque a alternativa correta:
R: c)Descrição das condições de saúde da população, investigação dos fatores determinantes de doenças, avaliação da utilização dos serviços de saúde e avaliação do impacto das ações para alterar a situação de saúde.
Considerando as áreas de atuação da Epidemiologia, marque a alternativa que apresenta apenas as áreas de atuação corretas:
R: e)Ensino e pesquisa em saúde, avaliação de procedimentos e serviços de saúde, vigilância epidemiológica e diagnóstico, acompanhamento da situação de saúde das populações.
Quais as áreas de graduação do Ensino Superior que formam epidemiologistas?
R: e)Todo e qualquer profissional de qualquer área.
Marque a alternativa que apresenta o conceito de epidemiologia mais adequado:
R: a)Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
Marque a alternativa INCORRETA:
R: d)A epidemiologia não tem atuação dentro da saúde coletiva.
Marque a alternativa que não apresenta uma aplicação da epidemiologia:
R: c)Inferência estatística de um estudo científico.
Marque a alternativa que NÃO apresenta uma área de atuação da epidemiologia:
R: e)Estudo da fauna e flora das regiões para controle e análise.
Marque a alternativa que apresenta o conceito INCORRETO:
R: e)Epidemia refere-se a uma doença habitualmente presente entre os membros de um determinado grupo, dentro dos limites esperados, em uma determinada área geográfica, por um período de tempo ilimitado.
Como pode ser definida a expressão vigilância em saúde?
R: b)Ações adotadas no intuito de prevenir doenças e controlar o número de casos a partir das práticas de promoção da saúde.
A notificação compulsória é adotada em diversas doenças, para que os órgãos competentes possam acompanhar a disseminação de vírus, bactérias, etc. Assim, ela pode ser definida como a comunicação a respeito da identificação de uma doença ou um agravo. Por isso, um profissional de saúde deve interpretar a notificação compulsória como:
R: c)obrigatória, pois obedece à Portaria n.º 204, de 2016.
Qual o papel do laboratório de análises clínicas na vigilância de doenças?
R: d)É uma abordagem importante na transmissão de informações sobre doenças e agravos.
Como pode ser vista a relação estabelecida entre epidemiologia e vigilância?
R: a)A relação é de grande relevância, pois a epidemiologia é o eixo que fornece ferramentas que permitem a organização, a análise e a geração de conclusões para auxiliar no delineamento de atividades de vigilância em saúde para acompanhamento, prevenção e combate às doenças.
Qual a utilidade da epidemiologia aplicada às ações em saúde?
R: e)Possibilita que os órgãos de saúde definam com maior clareza as prioridades de atendimento e demanda financeira para os problemas de saúde.
Considerando o debate dos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta:
R: b)O estudo dos determinantes sociais de saúde visa a melhorar as condições de saúde da população.
Assinale a alternativa correta em relação ao conceito, às determinantes e aos indicadores de saúde:
R: c)A saúde entendida como ausência de doença tem íntima relação com o desenvolvimento da medicina, já que tem suas bases no descobrimento da microbiologia e no entendimento de que a doença tem causa, progressão, diagnóstico e tratamento.
Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como a ausência de doença. Acerca desse critério, assinale a alternativa correta:
R: d)O conceito de bem-estar da OMS é considerado utópico, impreciso e difícil de definir.
A respeito dos determinantes de saúde, assinale a alternativa correta:
R: a)As iniquidades são desigualdades injustas e inaceitáveis, que determinam o estado de saúde da população.
A respeito dos indicadores de saúde, assinale a alternativa correta:
R: d)A avaliação do nível de saúde de uma população não é tarefa simples. Tradicionalmente, utilizam-se vários indicadores, pois nenhum isoladamente preenche todos os critérios desejáveis.
Quando ocorre a prevenção primária?
R: c)No estágio pré-clínico, quando o indivíduo não teve contato com a doença e as ações terão por objetivo otimizar a qualidade 
de vida da pessoa.
O modelo de multicausalidade é importante porque:
R:d)é o modelo a partir do qual a tríade ecológica se baseia para o entendimento das dinâmicas associadas a uma patologia.
Uma paciente de 27 anos vai ao ginecologista para um check-up anual. Apesar de não apresentar nenhum sintoma de doença, o médico solicita exames citopatológicos e de triagem para clamídia. Considerando seus conhecimentos sobre prevenção, você entende que a solicitação desses exames para essa paciente ocorreu porque:
R: a)os exames citados representam medidas preventivas secundárias, pois o rastreio de determinadas doenças é uma metodologia bastante eficaz na redução da incidência de doenças sexualmente transmissíveis em pacientes sexualmente ativas.
O conceito de tríade ecológica representa:
R:d)a interação entre agente, hospedeiro e ambiente que determina a manifestação de uma doença.
A prevenção terciária compreende medidas:
R: b)médicas e não médicas, que compreendem desde o tratamento farmacológico e as consultas médicas regulares até a inclusão em grupos de reabilitação sociofuncional
Historicamente, a primeira medicina do coletivo foi a Medicina Veterinária. Pela Academia de Medicina de Paris, analisou-se a epidemia que de tempos em tempos assolavaos rebanhos, com grandes perdas para a incipiente indústria têxtil francesa. Quais foram os rebanhos utilizados como estudo?
R: a)Ovinos
Em que período histórico surgiram doenças, como a febre amarela e a varíola, responsáveis por dizimar milhares de pessoas.
R: b)Século XV com início das grandes navegações
O Médico John Snow conclui com seus estudos que o consumo de água poluída seria responsável pelos episódios desta doença e traçou os princípios de prevenção e controle de novos surtos, utilizados ainda hoje. De que doença estamos falando?
R: e)Cólera
Robert Koch, em 1882, descobriu o bacilo que leva seu nome, causador da:
R: b)Tuberculose
Descoberto no início dos anos 1980, causa uma doença que ainda não tem cura, sendo atualmente considera epidemia em países da África:
R: a)HIV
No contexto epidemiológico, um agente é:
R: c)o equivalente a fator etiológico, que pode ser tanto biológico quanto genético, físico, químico ou psicossocial.
Complete a frase: Um hospedeiro é _____________, por exemplo, ___________.
R: a)o ser suscetível ao desenvolvimento de uma enfermidade –os humanos em relação à sífilis.
A estrutura ecológica pode ser entendida como:
R: b)a resultante das interações existentes entre agente etiológico, ambiente e hospedeiro e como a dinâmica entre eles favorece ou dificulta a propagação das doenças.
No contexto epidemiológico, o ambiente:
R: e)corresponde a elementos como saneamento básico, condições de vida, hábitos e costumes.
Pode-se citar como exemplo(s) de estrutura epidemiológica:
R: c)A interação entre a bactéria que causa a doença, o homem e o ambiente em que esses dois estão inseridos.
A infecção por um fungo, a coccidiomicose, é comum nos desertos do sudoeste dos Estados Unidos e no México, mas incomum em outros lugares. Qual dos seguintes tipos melhor define essa infecção?
R: a)Endemia
A gripe A, H1N1, infectou e matou milhares de pessoas no inverno passado. Qual dos seguintes tipos melhor define essa contaminação?
R: d)Epidemia
Marque a alternativa que apresenta o conceito de epidemia:
R: a)É a elevação brusca, inesperada e temporária da incidência de determinada doença, ultrapassando os valores esperados para a população no período em questão.
Marque a alternativa que apresenta o conceito de endemia:
R: e)Refere-se a uma doença habitualmente presente entre os membros de um determinado grupo, dentro dos limites esperados, em uma determinada área geográfica, por um período de tempo ilimitado.
Marque a alternativa que apresenta o conceito de pandemia:
R: b)É a ocorrência epidêmica caracterizada por uma larga distribuição espacial, atingindo várias nações. É quando uma doença está sobretudo disseminada de forma global
A teoria da transição demográfica tem fundamentos e determinação baseados em indicadores, que são taxas obtidas em populações com características em comum. As principais taxas que estão relacionadas com essa teoria são:
R: d)a taxa de natalidade, a taxa de fecundidade e o processo de industrialização.
Para a determinação de características de uma população, são observados indicadores e taxas. Esses indicadores são divididos em seis subconjuntos, referentes às características que se pretende avaliar. Os subgrupos que os indicadores são divididos são:
R: c)demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade, de fatores de risco e de recursos e cobertura.
Com relação à idade e ao sexo de uma população, é correto afirmar que:
I – Os indicadores relacionados a essas variáveis são subdivididos em indicadores demográficos.
II – Para se obter a taxa específica de fecundidade, deve-se saber o número de filhos por mulher em cada idade.
III – Para que se obtenha o indicador de índice de envelhecimento de uma população, não se utiliza a faixa etária da população idosa.
IV – Indicadores de idade e sexo são considerados na construção da pirâmide etária.
R: d)As alternativas I, II e IV estão corretas
Com base na definição de população, qual das alternativas a seguir apresenta uma afirmação correta?
R: a)A população corresponde aos indivíduos de um cenário específico que apresentam características semelhantes. Para a realização de estudo de uma população total, utiliza-se uma amostragem, gerando estimativas que são extrapoladas do restante dessa população estudada.
A teoria da transição demográfica surgiu no século XX, com base nas modificações observadas no continente europeu. Assinale a alternativa adequada de acordo com as fases da transição demográfica:
R: d)Fase pré-industrial: crescimento populacional lento; fase da industrialização: crescimento populacional intenso; fase da consolidação da sociedade industrial: tendência populacional estável ou regressiva.
Qual é a mediana do conjunto de dados 2, 6, 1, 2, 3, 4, 2?
R: d)2
Qual é sua média na disciplina de bioestatística se você fez 4 provas e tirou as seguintes notas: 6, 9, 8, 9?
R: b)8
Para que tipo de variável NÃO podemos calcular a média?
R: c)Qualitativa nominal.
Um pesquisador mediu a altura de 101 adultos do sexo masculino e organizou os dados obtidos em ordem crescente. A mediana é calculada:
R: d)Encontrando o valor que separa dois grupos iguais, contendo 50% dos indivíduos cada um.
Cinco famílias foram pesquisadas sobre o número de filhos em cada domicílio, apresentando os seguintes valores: 2, 2, 3, 4, 9. Os valores da média, da moda e da mediana são, respectivamente:
R: d)4, 2 e 3.
Qual a amplitude de variação do conjunto de dados abaixo? 6, 3, 4, 2, 9, 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8
R: a)8.
O que é o desvio-padrão (s ou DP)?
R: a)É a raiz quadrada da variância.
Qual o conceito de variância?
R: c)É a média dos quadrados dos desvios em torno da média.
O que é erro-padrão?
R: b)É uma medida de precisão da média amostral calculada que representa a precisão e a incerteza de uma única amostra como a 
estimativa da população
O que é o coeficiente de variação relativa?
R: c)É a razão entre o desvio-padrão e a média de um conjunto de dados. Ele expressa a variação relativa (%) presente no conjunto 
de dados em relação à média.
Para avaliar a qualidade da água de uma certa área de uma praia, um pesquisador decidiu investigar se as pessoas que se banhavam apresentavam, na semana subsequente, doenças infecciosas agudas (otites externas e conjuntivites). Para isso, ele classificou os veranistas como aqueles que nadaram em áreas poluídas, os que nadaram em áreas não poluídas e os que não entraram na água.
Qual o número de categorias da variável que identifica a exposição?
R: c)3 categorias.
O pesquisador segue investigando a qualidade da água de uma certa área de uma praia, conforme questão anterior. Para isso, ele classificou os veranistas como aqueles que nadaram em áreas poluídas, os que nadaram em áreas não poluídas e os que não entraram na água.
Uma das categorias da variável que identifica a exposição é:
R: a)Não entraram na água.
Qual o método de investigação epidemiológica de menor nível de evidência científica entre as descrições abaixo?
R: c)Estudo de caso.
Qual o método de investigação epidemiológica de maior nível de evidência científica entre as descrições abaixo?
R: a)Ensaio clínico controlado e randomizado.
Marque a alternativa que apresenta em ordem de nível de evidência científica os métodos de investigação: 
R: e) 
 (
5
)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes