Prova Presencial Comportamento Organizacional
8 pág.

Prova Presencial Comportamento Organizacional


Disciplina<strong>gestão de Recursos Humanos</strong>412 materiais596 seguidores
Pré-visualização2 páginas
QUESTÃO 1
A negociação é um processo bilateral. Nesse processo, como deve ser a comunicação? Indique a alternativa que responde de forma correta a esse questionamento.
a )
 No processo de negociação, a comunicação deve ser unilateral, satisfazendo as partes envolvidas de forma que cada uma possa se colocar.
b )
 Quando as pessoas negociam, elas mantêm um tipo de relacionamento, comunicam-se fora de canais e esses, por sua vez, não dependem dos participantes.
c )
 A informação passa a assumir um aspecto menos essencial nesse processo, pois as pessoas sempre negociam.
 
d )
A comunicação deve satisfazer as partes envolvidas, mostrando uma preocupação com as necessidades de ambas as partes, direcionando a uma negociação ganha-ganha.
e )
 Cada pessoa que participa do processo deve ter uma visão igual das situações, traduzida em pontos de vista que se alteram de acordo com a conveniência.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Sobre a inteligência emocional, um dos aspectos importantes para sua aquisição é a eutimia. Qual das alternativas representa esse conceito? Assinale a correta.
a )
 Capacidade de permanecer em busca de um objetivo a médio e longo prazo e tolerar frustrações e reveses.
b )
 Capacidade de perceber as emoções alheias. Inclui a capacidade de ouvir o outro, compreender e respeitar seus sentimentos.
c )
 Capacidade de mobilizar as próprias energias na realização de tarefas.
d )
 Capacidade de manter a confiança nas próprias possibilidades e nas do grupo social.
 
e )
Capacidade de divertir-se e sentir prazer nas atividades; de se tranquilizar e animar-se.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
A liderança é um aspecto de extrema relevância na gestão das empresas. Assim, algumas teorias contribuíram para o entendimento da liderança, como a Teoria dos Traços. Assinale a alternativa que indica uma contribuição dessa teoria.
a )
 Liderança é importante para proporcionar liberdade às pessoas envolvidas no trabalho, de modo a desenvolver as suas capacidades e potencialidades, e, assim, contribuir efetivamente com a organização.
b )
 O líder deve se adequar ao local que está inserido e agir com muita flexibilidade diante dos desafios cotidianos. O sucesso do passado só serve como um referencial e uma experiência anterior.
 
c )
 A Teoria dos Traços indica que a pessoa a assumir a liderança é dotada de características que a destacam das demais. Essas características se referem a traços de personalidade que diferenciam líderes, com base nas qualidades e atributos pessoais.
d )
 A eficácia de um líder voltado às tarefas ou relações depende da situação. O objetivo é ajudar o líder a identificar e ajustar as situações de acordo com os aspectos e as demandas do momento.
e )
 Essa teoria propõe que em todos os contextos as pessoas possuem diferentes exigências, inteligências, energia e força moral, mas algumas se destacam assumindo a liderança diante das situações.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
O conflito é um elemento importante, seja na dinâmica pessoal, seja na organizacional. É um fator inevitável. Por mais que esforços sejam desenvolvidos para eliminá-lo, jamais poderemos contê-lo. Existem vários estilos de conflitos. Qual das alternativas indica o conflito manifesto? Assinale-a.
a )
 Ocorre quando a pessoa é responsável por algum grupo, não encontrando apoio.
b )
 Não é declarado e não há uma clara consciência de sua existência.
 
c )
 Já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.
d )
 Aquele que já atinge ambas as partes, emoção e forma consciente.
e )
 Os elementos envolvidos percebem racionalmente a existência do conflito.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
O coaching é o processo que estimula reflexões para potencializar o desempenho e o aprendizado de profissionais, envolvendo a parceria entre dois atores: o coach, isto é, o profissional que aplica o coaching; e o coachee, o indivíduo que passa pelo ciclo de coaching. Nesse cenário, assinale a alternativa do que é correto afirmar.
 
a )
 As imagens mentais, os diálogos internos, as sensações e os sentimentos constituem a base para a construção dos recursos mentais e físicos. São elementos fundamentais para que se dê o processo de mudança do indivíduo.
b )
 A mudança de atitude ocorre de fora para dentro, e não ao contrário. Assim, a vontade não é um elemento determinante no processo de desenvolvimento rumo à mudança. O indivíduo irá experimentar modificações de forma natural.
c )
 O coachee pode não possuir o desejo de mudar, mas o processo de mudança ocorrerá, uma vez que esse desejo não é essencial nessa jornada.
d )
 As pessoas resistem à mudança; elas procuram impor obstáculos da melhor maneira que podem, com os recursos disponíveis naquele momento.
e )
 Imagens mentais e os diálogos internos confundem a construção de recursos mentais e físicos. São recursos que dificultam a mudança no indivíduo.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A relevância da negociação e administração de conflitos está no significado e na busca de respostas apropriadas para cada situação. Cada vez mais o foco das organizações está na capacitação dos negociadores. Qual das alternativas indica de forma correta dois comportamentos que podem ser nocivos e dificultam um relacionamento construtivo? Assinale-a.
a )
 Passividade e empatia.
b )
 Comunicação e defesa.
c )
 Emoção e comunicação.
d )
 Resiliência e objetividade.
 
e )
 Agressão e regressão.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Em relação à motivação do indivíduo, qual das alternativas indica um dos pontos essenciais para a automotivação? Assinale a correta.
a )
 Dedique-se à mudança de rotina, a inovar e expor suas sugestões; trabalhe como se fosse uma &quot;diversão&quot;. Evite manter um convencional profissionalismo.
b )
 Use sempre expressões como &quot;vou à luta&quot;, para que fique claro o seu esforço em relação aos desejos da empresa.
c )
 Não fique alerta às pessoas negativas. Porém, é preciso estar preparado para não descartar estratégias maldosas.
d )
 Demonstrar felicidade não significa uma atitude positiva. Não se preocupe em contagiar os outros, o importante é que você esteja seguro de seus sentimentos.
 
e )
 Não espere &quot;o melhor momento&quot; para fazer as coisas, ele não existe. Comunique seus sentimentos aos outros.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O futuro do trabalho é uma constante preocupação das organizações contemporâneas. Sobre isso, assinale a alternativa que apresenta uma das previsões que já teve início:
a )
 A inteligência emocional foi uma competência muito trabalhada na década de 1990. Atualmente, o foco está na inteligência artificial e suas interfaces dentro de um grupo de trabalho.
b )
 Novas competências são exigidas para os profissionais que trabalham com tecnologia, entre elas está a capacidade de lidar com uma economia de mercado centralizada e unilateral.
 
c )
 Os profissionais devem estar preparados para atividades voltadas ao ser humano, ou seja, com foco no comportamento e na área de serviços em geral.
d )
 A inteligência artificial e a internet mobile são elementos integrados à automação, com foco exclusivo na manufatura da indústria.
e )
 Na economia globalizada, os vínculos entre as pessoas não possuem mais a mesma importância. A análise de indicadores do mercado local passa a ter um foco estratégico.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
O que é dissonância cognitiva? Assinale a alternativa correta.
 
a )
 É uma discrepância entre atitudes ou comportamentos. Quando ocorre entre ambos, é mais provável que a atitude mude para acomodar o comportamento.
b )
 Não existe uma tendência do indivíduo em buscar coerência entre suas convicções, portanto, a dissonância é um fenômeno sazonal que não significa necessidade de acomodação.
c )
 A dissonância é uma conformidade, uma zona de conforto entre atitudes e comportamentos a fim de garantir estabilidade emocional ao indivíduo.
d )
 Dissonância é uma incoerência que pode desagregar as respostas