A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
Visão Sistêmica do Ensino de Língua e Literatura 2

Pré-visualização | Página 1 de 4

Visão Sistêmica do Ensino de Língua e Literatura
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	segunda, 6 Abr 2020, 21:32
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 6 Abr 2020, 21:51
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Vista como um código, sendo capaz de transmitir uma mensagem, uma informação de um emissor para um receptor, signos que se combinam segundo regras. Devendo esse código, ser dominado pelos falantes afim de que ocorra efetivamente uma. Ao ouvinte é transmitido uma mensagem pelo emissor por meio desses códigos. Ao chegar ao ouvinte, os sinais são codificados e novamente transformados em mensagem. É a decodificação. Estamos falando da Línguagem:
Escolha uma:
a. Língua como conjunto de variedades.
b. Língua padrão ou culta.
c. Língua como construtor teórico.
d. Língua como instrumento de comunicação.
e. Linguagem como forma ou processo de interação
Feedback
A resposta correta é: Língua como instrumento de comunicação..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns problemas enfrentados no ensino da língua dento da escola, ressaltando a importância do trabalho da língua com a função social, principalmente a produção de textos. Para os autores Scarton (2002), Possenti (1991), Travaglia (2001) e Bakhtin(2002),indicam Em relação a essas concepções de língua existentes em geral,qual é a definição da visão sistemática direcionada para área da educação é correto afirmar:
I. O brinquedo,de atividades dirigidas, livres e de recreação voltada para complexidade.
ll.Para tanto, num primeiro momento, discorre sobre o que vem a ser a visão sistêmica de uma maneira geral e, direcionando-a para a área educacional, mais preci-samente à língua portuguesa e respectiva literatura.
lll. O trabalho pedagógico com uso de brincadeiras obedecendo à faixa etária e propostas curriculares inovadoras complexas.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são verdadeiras.
b. Apenas a alternativa III é verdadeira.
c. Apenas a alternativas II é verdadeira.
d. Todas as alternativas são falsas.
e. Apenas a alternativa I é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativas II é verdadeira..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na Língua Portuguesa no século XIX, com os tradicionalistas e os nacionalistas, sendo esses a favor do enriquecimento da língua e da adaptação segundo as necessidades dos usuários da mesma atualmente, que o conflito se estende na tradicionalista e não tradicionalista de acordo com Scarton (2002,p.4). Em relação aos princípios dos autores, quais são essas concepções da Língua Portuguesa é correto afirmar:
I.Cognitivo, afetivo, social e cultural da criança.
II. Desenvolver ações coletivas por meio das festas com objetivo de arrecadar dinheiro para suprir as despesas da escola.
III. A ideia, conceito , noção modo de ver, ponto de vista,maneira de formular uma ideia.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são verdadeiras.
b. Apenas a alternativa I é verdadeira.
c. Apenas a alternativa III é verdadeira
d. Todas as alternativas são falsas.
e. Apenas a alternativas II é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa III é verdadeira.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Sausurre, com a concepção da língua é separada do contexto social,os estudos linguísticos estruturalistas. A teoria representada por Bakhtin a concepção é representada pelos estudos linguísticos da enunciação. Com Travaglia vem ao encontro da terceira con-cepção apresentada por Possenti, que pode-se dizer que ambas se complementam, pois a língua é variável e por meio dela interlocutores interagem das mais diversas maneiras.Em relação a esses princípios dos autores e suas classificações é correto afirmar:
l.Nesta concepção a expressão se constrói no interior da mente, assim, pessoas que não se expressam bem, não pensam. O indivíduo conseguirá organizar logicamente seu pensamento dependendo da exteriorização deste por meio de uma linguagem clara e articulada. Há regras definidas nos estudos linguísticos tradicionais, ou seja, na gramática normativa para obter uma organização do pensamento e da linguagem.
ll. nesta concepção a língua é vista como um código, signos que se combinam segundo regras, sendo capaz de transmitir uma mensagem, uma informação de um emissor para um receptor. Esse código deve ser dominado pelos falantes para que ocorra a comunicação efetivamente. O emissor tem uma mensagem em sua mente e a transmite a um ouvinte por meio de códigos. O ouvinte recebe os sinais codificados e os transforma de novo em mensagem. É a decodificação. A língua é estudada como código virtual separada de sua utilização na fala. Desta forma, o indivíduo falante é separado do processo de produção, do que é histórico e social na língua.
lll. Nesta concepção a linguagem é o lugar de interação humana. O indivíduo não traduz e exterioriza seu pensamento em forma de códigos a um ouvinte, nem transmite informações a outro individuo, mas ele age, interage, atua sobre o interlocutor, produzindo sentidos num contexto sócio-histórico.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são verdadeiras.
b. Todas as alternativas são falsas.
c. Apenas a alternativas II é verdadeira.
d. Apenas a alternativa I é verdadeira.
e. Apenas a alternativa III é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O objetivo do ensino da Língua Portuguesa só avançará quando o professor compreender o caráter meramente dialógico e interativo da linguagem. Para Batista e Bozza (2000,p.13) relacionam com o meio social que a humanidade fala e escreve para suprir as suas necessidades de acordo com a ideia e o ato da comunicação com outras pessoas. Em relação a essas teorias qual é a importância da comunicação e a escrita no cotidiano do aluno, assinale a alternativa que corresponde corretamente.
Escolha uma:
a. Os professores, incapazes de interpretar os programas (não compreendem que não é a nomenclatura nem a teoria que devem ser ensinadas; não compreendem que a nomenclatura está apenas a representar o fato da língua, este sim, verdadeiro objeto de ensino!) passam a ensinar a codificação gramatical em lugar de ensinar a língua.
b. Como o nosso ensino de língua sempre se baseou na norma gramatical de Portugal, as regras que aprendemos na escola em boa parte não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil, por isso achamos que Português é uma língua difícil: porque temos de decorar conceitos e fixar regras que não significam nada para nós, no dia em que nosso ensino de português.
c. A produção da escrita, visto que é a área de maior preocupação dos professores na escola, há que se considerar a função social da escrita. Entre as funções da escrita estão a de comunicar, organizar (orientar, identificar), registrar (apoio à memória) e divertir (lazer).O aluno poderá escrever para ele, para outras turmas, para a família, para um mural da sala ou escola, para a direção, para o jornal da escola, bairro ou cidade, para revistas, amigos, autores e tantos outros interlocutores que o professor e seus alunos puderem imaginar.
d. É preciso que se tenha presente que toda e qualquer metodologia de ensino articula uma opção política que envolve uma teoria de compreensão e interpretação da realidade, com os mecanismos utilizados em sala de aula. Assim, os conteúdos ensinados, o enfoque que se dá a estes conteúdos, as estratégias de trabalho com os alunos, a bibliografia utilizada, o sistema de avaliação, o relacionamento.
e. O autor continua afirmando que, o professor, ao dar aos seus alunos exercícios repetitivos, apresenta uma concepção de aquisição do conhecimento na qual “não há diferenças significativas entre os homens e animais em nenhum domínio de aprendizagem ou de comportamento.”
Feedback
A resposta correta é: A produção da escrita, visto que