A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
Visão Sistêmica do Ensino de Língua e Literatura 2

Pré-visualização | Página 3 de 4

significados), organiza estas palavras em unidades maiores para construir informações cujo sentido/orientação somente é compreensível na unidade global do texto. Este, por seu turno, dialoga com outros textos sem os quais não existiria.
III. Este continuum de textos que se relacionam entre si, pelos mesmos temas de que tratam, pelos diferentes pontos de vista que os orientam, pela sua coexistência numa mesma sociedade, constitui nossa herança cultural. Conceber o texto como unidade de ensino/aprendizagem é entendê-lo como um lugar de entrada para este diálogo com outros textos, que remetem a textos passados e que farão surgir textos futuros.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa I é verdadeira.
b. Todas as alternativas são verdadeiras.
c. Apenas a alternativa III é verdadeira.
d. Apenas a alternativas II é verdadeira.
e. Todas as alternativas são falsas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa I é verdadeira..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação às Dez cisões citadas por Bagno, o professor ao apropriar-se e incorporá-las, terá uma visão sistêmica da língua, não realizando a separação de cada oração em sujeito, verbo, predicado etc. Assim, sua preocupação permeará a contextualização dessa oração com o objetivo de compreender o sentido da mesma, a intenção com a qual foi escrita, em qual contexto e quais os possíveis interlocutores da mesma. Para:
Escolha uma:
a. A leitura de bons textos, deve ser incentivada, pois é lendo que se aprende a ler cada vez melhor, é lendo que o vocabulário se amplia, é lendo que as estruturas do texto, da língua em si são fixadas pela gramática natural que todos os falantes de uma língua possuem.
b. O momento onde o aluno tem oportunidade de participar dessa intimidade com as palavras ampliando sua capacidade lingüística.
c. O lugar das correlações; construído materialmente com palavras (que portam significados), organiza estas palavras em unidades maiores para construir informações cujo sentido/orientação somente é compreensível na unidade global do texto.
d. O processo de interação não acontece só entre falantes face a face, mas entre leitor e autor, entre textos, entre pessoas que expõem suas ideias e pessoas que ouvem e agem sobre essas ideias.
e. O texto (oral ou escrito) é onde essas ideias conversam, onde há uma interação entre esses dois veículos comunicativos.
Feedback
A resposta correta é: O lugar das correlações; construído materialmente com palavras (que portam significados), organiza estas palavras em unidades maiores para construir informações cujo sentido/orientação somente é compreensível na unidade global do texto..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Alertados em debates e conferências, ou pela leitura de bons textos científicos, muitos professores já não recorrem tão exclusivamente à gramática normativa como única fonte de explicação para os fenômenos linguísticos. Mas ainda sentem falta de outros instrumentos didáticos, que possam, ao menos complementar criticamente os compêndios gramaticais tradicionais. Essas palavras são de:
Escolha uma:
a. (BATISTA E BOZZA, 2000, p. 13),
b. (POSSENTI, 2002, p. 17-56)
c. (RAMAL, 2002, p. 55)
d. (BAGNO, 2006, p. 105).
e. (LUFT, 1985, p. 109),
Feedback
A resposta correta é: (BAGNO, 2006, p. 105)..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Acreditar que o objetivo principal do ensino de língua materna é desenvolver a competência comunicativa do aluno, isto é, “a capacidade de o falante empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação” significa afirmar a necessidade de promover no espaço da sala de aula o encontro com a diversidade textual. Essa colocações foram escritas por:
Escolha uma:
a. Fiad e Carbonari,(1985, p.34).
b. Cagliari,(1997, p.149), “
c. Travaglia, (1996, p.108).
d. Raupp, (2002, p.9).
e. Travaglia, (1998, p.17)
Feedback
A resposta correta é: Travaglia, (1996, p.108)..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O objetivo da Língua Portuguesa ao trabalhar aos falantes dessa língua, não é ensinar a língua, pois eles já a sabem, mas é habilitar as pessoas a falarem claro, escreverem claro, de modo eficiente, utilizar com desembaraço e prazer seu bem pessoal mais intimo a língua. Isso é que importa estudar, praticar, desenvolver, não regras de gramática para Luft (1985,p.19).Em relação a esse principio o professor tem o papel muito importante na escola para a construir um Brasil leitor.Assinale a alternativa correta desses desafios.
Escolha uma:
a. Coordenar reuniões pedagógicas e entrevistas com professores visando a promover inter-relação horizontal e vertical entre disciplinas.
b. Prestar assistência pedagógico-didática direta aos professores, acompanhar e supervisionar suas atividades.
c. Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do plano pedagógico-curricular e dos planos de ensino e outras formas de avaliação institucional.
d. Responder por todas as atividades pedagógico-didáticas e curriculares da escola e pelo acompanhamento das atividades de sala de aula, visando a níveis satisfatórios de qualidade. Propor para discussão, junto ao corpo docente, o projeto pedagógico-curricular da unidade escolar.
e. O professor deve pesquisar junto aos seus alunos, ter um papel de investigador analisando ambiguidades, diferentes formas de expressar a mesma ideia, unir em orações únicas opiniões similares e contrárias de forma a utilizar a língua de maneira adequada a expressar o que se quer dizer. Trabalhar para aumentar a capacidade comunicativa do aluno, levar o aluno a pensar com clareza, ordenar e manifestar ideias, pensar sem medo, com liberdade, com criticidade, além de expandir seus conhecimentos linguísticos, estruturar seu pensamento por escrito.O autor diz: “O ensino tem de ocupar-se com o manejo da língua”.
Feedback
A resposta correta é: O professor deve pesquisar junto aos seus alunos, ter um papel de investigador analisando ambiguidades, diferentes formas de expressar a mesma ideia, unir em orações únicas opiniões similares e contrárias de forma a utilizar a língua de maneira adequada a expressar o que se quer dizer. Trabalhar para aumentar a capacidade comunicativa do aluno, levar o aluno a pensar com clareza, ordenar e manifestar ideias, pensar sem medo, com liberdade, com criticidade, além de expandir seus conhecimentos linguísticos, estruturar seu pensamento por escrito.O autor diz: “O ensino tem de ocupar-se com o manejo da língua”..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Fonseca e Fonseca (1977): “a aula de português é sempre aula de língua, de linguagem, de comunicação”. É, pois, sempre espaço de interlocução, múltiplas situações e de contato com a pluralidade de discursos verbais e não-verbais. Não lemos apenas livros, mas tudo o que nos cerca. Ensinar Língua Portuguesa, nessa dimensão, é (ou deveria ser) ensinar o aluno a ser um usuário desenvolto da língua oral e da língua escrita, nas diversas situações de uso e registro. Considerando a citação acima, a aula de Língua Portuguesa é ou deveria ser:
Escolha uma:
a. Um instrumento que leva o aluno a ser um usuário desenvolto da língua oral e da língua escrita, nas diversas situações de uso e registro
b. Codificação e decodificação da língua, já que a língua era vista como um sistema a serviço da comunicação.
c. Sempre aula de língua, de linguagem, de comunicação.
d. É o pressuposto da existência de uma língua pronta e acabada, mas sim, de uma língua que é (co)produzida por sujeitos que interagem numa situação de interlocução.
e. O espaço da palavra, o espaço do confronto entre sujeitos que leem e se leem, escrevem e se escrevem, na medida em que ao se perceberem sujeitos da história, utilizem a linguagem como possibilidade de leitura e escrita do outro e de si mesmo, marcando verbalmente sua história através da palavra.
Feedback
A resposta correta é: O espaço da palavra, o espaço do confronto entre sujeitos que leem e se leem, escrevem e se escrevem, na medida em que ao se perceberem sujeitos da história, utilizem a