A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
TCC BALANÇO SOCIAL - PÓS CONTROLADORIA E FINANÇAS SENAC

Pré-visualização | Página 3 de 11

deve servir como um instrumento de pilotagem, assumindo o mesmo sentido dos demais relatórios financeiros. Desta forma os trabalhadores se encontram associados à elaboração e execução de uma política que os liga ao principal dirigente.
Contando com mais estes dados trabalhados pelos estudiosos, verifica-se que o Balanço Social confere maior transparência às informações que interessam não apenas aos sócios e acionistas, mas também aos empregados, fornecedores, investidores, parceiros, consumidores e comunidade.
2.4 Os Benefícios do Balanço Social
Herbert de Souza (1999) evidenciou que o Balanço Social não tem donos, somente beneficiários, o que lhe fornece o caráter de ser benéfico.
Não se pode negar que o maior beneficiário do Balanço Social é a própria empresa que o publica, pois este funciona como uma prova de diferenciação que as empresas podem utilizar para mostrar aos usuários suas informações, e evidenciar suas ações no meio em que atua. Porém visualiza um grande número de beneficiados com a sua publicação, que são os dirigentes, fornecedores, investidores, funcionários e consumidores.
O Balanço Social traz benefícios a todos que de alguma forma se relacionem com a empresa. Os dirigentes terão acesso às informações úteis para a tomada de decisões relativas às atividades sociais desenvolvidas pela empresa. Os funcionários se beneficiam pela valorização que uma empresa responsável socialmente assume perante o seu quadro de recursos humanos, e se apropriam da melhora das condições de trabalho, sendo estimulados a participar das ações sociais desenvolvidas. Para os fornecedores e investidores, as informações prestadas pela empresa demonstram sua resolutividade, além de demarcar a imagem da organização perante a sociedade e a seus consumidores, tornando-as mais eficazes, portanto mais confiáveis e lucrativas. Em relação aos consumidores, evidencia a postura dos dirigentes e a qualidade do produto ou serviço oferecido, delineando a postura assumida pela no que se refere a construir sua marca. E, finalmente, em relação ao Governo demonstra que a empresa está cumprindo com suas obrigações legais, sejam elas trabalhistas, tributárias, fiscais, etc. (SILVA e FREIRE, 2001, p.126).
A publicação do Balanço Social tem em si a responsabilidade de se executar a comunicação exata dos dados pertinentes as suas atividades, de forma a garantir que a comunidade possa avaliá-los, entendê-los e critica-los (TINOCO, 2002, p.9).
Isto fomenta a obrigatoriedade de que as informações prestadas sejam confiáveis, garantindo que realmente haja beneficiários com a publicação do Balanço Social, e que haja consistência com o objetivo de informar da melhor maneira possível.
2.5 A Importância do Balanço Social
Herbert de Souza (1999) salienta a importância do balanço Social com a seguinte frase: "realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática".
Já Tinoco (2002, p.70) salienta:
As entidades devem satisfazer, adequadamente, as demandas de seus clientes e seus parceiros nos negócios e atividades, e, especialmente, divulgar e dar transparência aos agentes sociais e a toda a sociedade, de sua inserção no contexto das relações econômicas, financeiras, sociais, ambientais e de responsabilidade pública por meio do balanço social, que é o relatório apropriado para isso.
Ao agir desta maneira, a empresa estará se apresentando à sociedade como sendo digna de confiança e credibilidade, que no mercado é um ponto de fundamental importância. Desta maneira se expor aos consumidores e demais grupos interessados nas ações proferidas, lhe conferindo uma melhora em sua participação no mercado, se diferenciando de maneira positiva frente a seus concorrentes.
Deve considerar que não há uma forma melhor de publicidade do que o Balanço Social de uma empresa, pois irá primeiro conferir-lhe confiabilidade, além de garantir uma melhora efetiva junto a comunidade, auxiliando a minimizar os efeitos danosos que se vem se instalando de forma progressa na sociedade, como a pobreza, a falta de acesso a informação, e ao repudio as ações que coadunem com a exclusão social.
 Kroetz (2000, p. 82):
Sua contribuição para a qualidade dos negócios é essencial, pois será ele, uma demonstração que irá divulgar os investimentos e as influências da entidade para com o ambiente externo, e será, ainda, um importante instrumento gerencial, à medida que apresentar diversos indicadores e parâmetros, capazes de interferir no desenvolvimento do planejamento organizacional, em todos os seus níveis.
Isto evidencia que o balanço Social assume um papel interno a empresa de ser estratégico para melhorar o seu desempenho, garantindo que alcance suas metas de produção e geração de riqueza. 
Além de servir como instrumento de gerenciamento, o Balanço Social, possibilita que todos os parceiros sejam impulsionados a participar ativamente destas ações benéficas, garantindo um desenvolvimento realizado em cadeia. E assim conseguindo uma ação ainda mais positiva.
Gelbcke, Iudícibus e Martins (2000, p. 32), defendem a posição que a importância das informações constante no Balanço Social se vincula à divulgação da postura assumida pela empresa, garantindo que os interessados em sua continuidade, sejam cientizados sobre a linha de conduta adotada pela companhia.
Outro fator não menos importante do Balanço Social é a possibilidade de se realizar comparações entre as empresas, que pressionadas pelo desempenho de suas concorrentes, atuam de forma ainda mais incisiva, melhorando os benefícios resultantes de uma ação de responsabilidade social. 
Desta forma é fácil reconhecer que o Balanço Social só traz benefícios para a empresa, tanto nos aspectos internos de gerenciamento de seus recursos, como externamente melhorando sua imagem junto ao público.
Neste sentido há um estímulo na participação de um número cada vez maior de corporações, tanto que em 1998 o IBASE lançou o Selo Balanço Social IBASE/Betinho, que é conferido a todas as empresas que publicam o Balanço Social na forma sugerida pela IBASE.
Com a certificação deste selo, as empresas passam a poder colocar em seus anúncios e embalagens e campanhas publicitárias que investem na educação, saúde, cultura, esportes e meio ambiente, demonstrando que está cumprindo com sua parte em relação à responsabilidade social.
2.6 O Balanço Social no Brasil 
No Brasil, esta atitude vem se desenvolvendo muito lentamente, o que permite que algumas organizações ainda não se preocupem com esta atitude, deixando apenas algumas poucas empresas prestam contas de suas ações. Esta atitude pouco responsável se fundamenta pelo desconhecimento sobre o Balanço Social, pois ainda se estabelecem de maneira a conseguir seus objetivos, sem se preocupar com o prejuízo que pode estar causando ao meio ambiente ou a grupos de pessoas (KROETX, 2000, p.68)
Mesmo contando com poucas empresas, o movimento em prol da responsabilidade social já eram notados na década de 60, porém em organizações multinacionais, e que traziam este hábito na suas sedes no exterior (TINOCO, 2001,p.63).
Em 1968 publicou a Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas (ADCE) que se tornou um marco histórico incontestável que serviu como fator desencadeador das ações para explicitar as atitudes referentes a responsabilidade social sendo realizada pelas próprias empresas, dando relevância à ação social das empresas no país. Muito embora ainda muito limitado e com algumas ações apenas colocadas em discursos e textos, passou a aceitar como uma realidade factual, que deveria ser aceita pelo empresariado brasileiro.
No Brasil o crédito da disseminação do Bálano Social se deve às entidades cristãs, porém apenas em 1974 se consegue visualizar menções explicitas de respeito e atenção ao Balanço Social, tanto que Rioli (1997) afirma:
A consolidação dos ideais propostos por essa associação (ADCE) se deu com a declaração, em 1974, do Decálogo do Empresário Cristão, que bem ilustram o papel da empresa: 1 -

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.