Buscar

PROMOTORES DE PENETRAÇÃO resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROMOTORES DE PENETRAÇÃO
Resumo: A pele tem evoluído para evitar a perda excessiva de água a partir dos órgãos internos e para limitar a capacidade de xenobióticos e substâncias perigosas para entrar no corpo. Não obstante essa função de barreira, uma série de estratégias foram desenvolvidas por cientistas para entregar drogas para e através da pele. O objetivo desta avaliação é considerar os vários tipos de potenciadores de penetração químicos (CPEs) que tenham sido investigadas na literatura cientifica possíveis caminhos para CPEs para exercer sua ação são examinadas com referência ao físico-química do transporte pele passiva. A ênfase é nesses estudos que incidiram sobre a pele humana e porcina por causa das limitações associadas com os dados de permeação da pele coligidos a partir de outras espécies. Quando conhecido, também são discutidos os mecanismos de ação destes compostos. Exemplos de potenciadores utilizados em formulações tópicas e transdérmicas comerciais são fornecidos. Propõe-se que, globalmente, os efeitos de CPEs na barreira da pele pode ser melhor explicado por uma teoria Partition solubilidade em técnicas de difusão. Finalmente, algumas das limitações de estudos na literatura são considerados e a importância de controlar o destino do intensificador de penetração, bem como a substância ativa é realçado.
Introdução
· A pele é um tecido multi-laminado, que é a camada mais externa, o estrato córneo (SC), o qual compreende a maior barreira para a permeação do fármaco. 
O estrato córneo e o processo de permeação
· O SC é uma camada fina que compreende camadas de células dérmicas diferenciadas e queratinizadas separados por um domínio intercelular lipídico. Existem diferentes rotas pelo qual uma molécula pode atravessar o SC. Estes são os intercelulares, transcelular e appendageal (quer através das glândulas sudoríparas ou folículos pilosos). A via appendageal não é considerada um caminho significativo para permeação do fármaco porque as glândulas sudoríparas e folículos pilosos ocupam somente 0,1% da área total da superfície da pele humana.
· A via transcelular é uma outra via possível de penetração, mas em estudos experimentais, a via predominante de penetração parece ser através dos espaços intercelulares. 
· Os fármacos podem sofrer o metabolismo durante o processo de permeação.
Álcoois
Álcoois de cadeia curta
· A capacidade das misturas de etanol ou etanol-água para modificar a função de barreira da pele por um número de mecanismos, também tem sido relatado para incluir lípidos.
· O tempo de permanência de etanol influencia a capacidade de agir como potenciador de penetração. Uma vez que se tenha evaporado através da pele já não está disponível para exercer quaisquer efeitos sobre o transporte de um ativo
Álcoois de cadeia longa
· O efeito de álcoois gordos saturados (octanol, nonanol, decanol, undecanol, álcool de laurilo, tridecanol, álcool miristílico e) e álcoois gordos insaturados (álcool oleílico, álcool linoleílico, álcool linolenílico e) na permeação de melatonina entre porco e a pele humana. 
· A relação existente entre o comprimento da cadeia de carbono de álcoois gordos saturados e a permeação de melatonina foi observado para ambos os tecidos. 
· Houve um aumento na permeação tanto em porcino e pele humana. Uma diminuição na permeação foi observada com três ligações duplas. No entanto, estes estudos foram conduzidos utilizando uma mistura de etanol: água veículo contendo álcool 5% sob condições de dose em finitos.
Amidos – Azone
· Azona foi o primeiro composto a ser concebido como um potenciador de penetração na pele.
Ésteres
Ésteres de alquilo - acetato de etilo
· O acetato de etilo foi investigado como um intensificador de penetração transdérmica. Embora o mecanismo de ação do composto não é bem compreendido, o uso da molécula em sistemas transdérmicos foi associada com a irritação em modelos animais.
Glicóis - propilenoglicol (PG)
· O glicol mais comumente utilizados em produtos tópicos e transdérmicos é propilenoglicol. 
· Aumenta a permeabilidade de medicamentos através da pele a partir de preparações tópicas.
Éteres de glicol - Transcutol®
· De modo semelhante ao PG, Transcutol®, também é relatado para aumentar a solubilidade de drogas na pele. 
Ácidos graxos
· O ácido oleico é usado para atuar através do aumento da difusividade de permeantes de pele devido a um efeito de desordem em lipídios da pele. 
· Utilizando espectrometria e calorimétrica medições.
· Aumento da fluidez de lipídio na pele de porcino após tratamento do estrato córneo com ácido oleico; aumento da fluidez de lipídio foi também associado com permeante. 
Surfactantes
· Qualquer aplicação de agentes tensoativos em formulações deve ter em conta a capacidade destas moléculas para formar micelas, solubilizar o ativo e eficazmente reduzir a sua atividade termodinâmica e, finalmente, a sua permeação da pele.

Outros materiais