A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AVP - CRIMINALISTA 01

Pré-visualização | Página 2 de 2

relevante.
b) Nas perícias de laboratório, uma vez elaborado o laudo, as partes não poderão mais questionar a conclusão obtida pelos expertos, por meio de uma segunda verificação.
c) Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar, por determinação da autoridade policial ou do juiz, mas não por requerimento do acusado.
d) No caso de incêndio, os peritos verificarão apenas a causa e o lugar em que houver começado.
e) O juiz ficará adstrito ao laudo, não podendo rejeitá-lo no total ou em parte
Questão 6 (Unidade Temática – Criminalística – Valor 0,33 pontos). Corpo de delito pode ser conceituado como:
a) conjunto dos elementos intrínsecos e extrínsecos relacionados com o ser humano que foi vítima de crime.
b) corpo da pessoa que foi vítima de agressões diversas que a levaram à morte ou não.
c) conjunto dos vestígios e indícios deixados por lesões produzidas no corpo de pessoa vítima de crime.
d) estudo dos elementos materiais e imateriais de um crime de que foi vítima o ser humano.
e) conjunto dos elementos físicos, materiais, contidos, explicitamente, na definição do crime.
Questão 7 (unidade Temática – Local de Crime – Valor 0,5 pontos). "Jovem de 21 anos de idade, conhecido como: "Faísca", foi assassinado na madrugada deste domingo, na Vila Três Marias, periferia desta cidade de Juazeiro do Norte. Nas proximidades do local, familiares e curiosos se aglomeraram para verificarem, de perto, o acontecido. Segundo informações dos policiais que primeiro chegaram ao local do evento, os homicidas, quando da ação criminosa, trafegavam numa motor Honda de cor vermelha, que fora abandonada no Parque Antônio Vieira, também nessa cidade. Narraram ainda os profissionais, que junto ao cadáver, encontraram diversos estojos CBC de Calibre .380 e projetis, além de um aparelho de celular e embalagens com pó branco. Segundo testemunhas, as agressões à vítima, começaram ainda na via pública, quando o garupeiro da moto desceu e sem nenhuma discussão, sacou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos contra a vítima, que ainda correu para dentro de casa mas, foi alcançada ainda no compartimento sala e eliminada. Via-se, também, por estojos de pistola e gotejamento de sangue sobre a calçada da pracinha, confrontante com o imóvel. Compareceram ao local, além da equipe do SAMU, o NHPP - Núcleo de Homicídios e de Proteção `a Pessoa, em Juazeiro do Norte."
Considerando a sua função de Perito Criminal, como identificaria a área mediata, a área imediata e a área relacionada, de acordo com cada local da ação delituosa?
Questão 8 (Unidade Temática - Local de Crime - Valor 0,5 pontos) “O senhor José Raimundo, Mototaxista, atendeu a uma chamada na Rotatória do Crajubar, nesta cidade de Juazeiro do Norte, por volta das 21:00 horas do dia 10.08.2019, onde o passageiro/cliente, solicitava uma corrida da até o Bairro Planalto, proximidades do Campo do Icasa. E assim, o condutor seguira em seu veículo com o passageiro. No entanto, ao se aproximarem da área contratada, em uma rua de pouca iluminação pública, mais precisamente nas proximidades do Hotel Verdes Vales, o passageiro, ainda na garupa da motocicleta, passou a agredir o condutor com golpes de faca, até que este tombasse sobre o piso da via e ato contínuo, o agressor se apossara do veículo da vítima e se evadira do local, parando duas esquinas depois para jogar a faca num matagal, para em seguida acessar a Rodovia Leão Sampaio e tomar rumo para local incerto e não sabido. Os policiais militares que primeiro chegaram ao palco do evento, noticiaram que já encontraram a vítima em óbito e ainda constataram pelas presenças de um capacete e uma carteira porta/cédulas com uma RG em nome de Domingos Matador, dispostas ambas, à cerca de 10 (dez) metros da vítima, sobre o piso em calçamento. 
Considerando-se que o Local de Crime, quanto à Região espacial, após a leitura do texto acima, aponte a área imediata, a área imediata e a área relacionada, referente a cada etapa da ação delituosa:
GABARITO/REPOSTAS:
TURMA: 322-3
ALUNO: YATHAGAN MARINHO ANASTÁCIO
1- a b c d e - (B)
2- a b c d e - (C)
3- a b c d e - (B)
4- a b c d e - (E)
5- a b c d e - (A)
6- a b c d e - (E)
7. Área Imediata: é o local onde se encontra o cadáver e alguns materiais que projetaram o crime 
Área mediata: é o local onde se foi iniciado a execução, que foi em via pública.
Área relacionada: é onde estojos de pistola e gotejamento de sangue sobre a calçada da pracinha.
8. Local imediato: local onde se encontra o corpo da vítima, e possíveis materiais próximos ao corpo.
Local mediato: local onde se foi encontrado um capacete e a carteira, próximos cerca de dez metros do corpo.
 Local relacionado: duas esquinas depois do local onde está o corpo, local onde foi jogado a faca.