Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO I - Atividade avaliativa semana 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO I
Atividade para avaliação - Semana 6
Pergunta 1
Nesta semana, nós estudamos um teórico russo, Mikhail Bakhtin, um dos mais importantes filósofos da linguagem, que traz contribuições fundamentais para o ensino da linguagem, e, portanto, da alfabetização. Com base no estudo desse filósofo, Nelita; Bortolotto; Pelandré (2015, p. 162) escrevem: “Se é certo que por tais métodos (tradicionais) a alfabetização ocorria, é certo também que estes se fundamentavam na ideia de que as crianças ao conseguirem entender a relação fonema-grafema e vice-versa, estariam aptas a lidar com a linguagem escrita e leitura em toda a sua complexidade (escrever e falar – práticas discursivas; relações humanas; alteridade; valores; crenças; ritos etc.), ou seja, com o compromisso social de comprometimento com a palavra minha e a do outro, enfim, com a interação humana.”
É correto afirmar que as autoras deixam implícita:
	
	Uma crítica aos métodos tradicionais de alfabetização, devido ao caráter reducionista desses métodos.
	
	Uma exaltação aos métodos tradicionais de alfabetização, posto que eles são muito eficazes e contemplam todas as dimensões da linguagem.
	
	Uma ressalva, pois, se com os métodos tradicionais de alfabetização todas as crianças aprenderem a ler e escrever, será justificada a eficácia deles.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
Pergunta 22 pts
Com base no texto A alfabetização e o dialogismo: encontros com a palavra na vida, de Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Nelita Bortolotto e Nilcéa Lemos Pelandré, é correto afirmar que:
	
	A alfabetização fundamentada na relação som-grafia garante à criança uma aprendizagem da linguagem em seus aspectos estruturais, sintáticos, semânticos e discursivos.
	
	O ensino dos aspectos fonológicos, morfológicos e gráficos da língua não garantem à criança a aprendizagem dos aspectos discursivos e interacionais, fundamentais para as práticas sociais.
	
	Os professores alfabetizadores não devem preocupar-se com as práticas discursivas da linguagem, pois elas serão objeto de ensino dos anos finais do Ensino Fundamental.
	
	Os métodos de alfabetização chamados “tradicionais” são praticados até hoje e nunca receberam críticas, pois, com eles, todas as crianças são alfabetizadas.
Pergunta 32 pts
De acordo com Bakhtin: “Todo falante é por si mesmo um respondente em maior ou menor grau: porque ele não é o primeiro falante, o primeiro a ter violado o eterno silêncio do universo, e pressupõe não só a existência do sistema da língua que usa mas também de alguns enunciados antecedentes – dos seus e alheios com os quais o seu enunciado entra nessas ou naquelas relações (baseia-se neles, polemiza com eles, simplesmente os pressupõe já conhecidos do ouvinte). Cada enunciado é um elo na corrente complexamente organizada de outros enunciados.” (In: NELITA; BORTOLOTTO; PELANDRÉ, 2015, p. 167). 
Podemos afirmar que, para o filósofo russo, os falantes fazem uso da linguagem para:
	
	Romper com um silêncio universal.
	
	Aprender, estritamente, o sistema linguístico, a fim de ler e escrever.
	
	Produzir enunciados para si mesmos, sem considerar o outro.
	
	Produzir enunciados, em uma perspectiva dialógica, sempre considerando o outro e os outros enunciados já produzidos.
Pergunta 42 pts
Assinale a alternativa que apresenta, com base nos teóricos estudados nesta disciplina, uma concepção contrária ao ensino da linguagem como manifestação social, histórica e ideológica, sempre em relação ao outro e à intertextualidade.
	
	Concepção sócio-histórica do letramento.
	
	Método fônico de alfabetização.
	
	Concepção dialógica de linguagem.
	
	Concepção freiriana de alfabetização.
	
	
Pergunta 52 pts
Em relação aos estudos da linguagem, alguns teóricos estudados na disciplina têm concepções semelhantes no que se refere a compreenderem o caráter sócio-histórico da linguagem e a importância do outro tanto nas relações sociais quanto para a aprendizagem da leitura e da escrita, assim como enfatizam o papel social do signo. Dentre eles, podemos citar corretamente:
	
	Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
	
	Paulo Freire e Emília Ferreiro.
	
	Bakhtin e Vygotsky.
	
	Bakhtin e Brian Street.

Outros materiais