Buscar

AVALIAR OU DIAGNOSTICAR exer 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: CONT.M.PRÁT.E.H.GEOG 
	2020.1 EAD (G) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional. Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial. Leia com atenção as quatro características da avaliação. I. Ser comprometida com a emancipação social. II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna. III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão. IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar. Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.
	
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Identifique nas opções abaixo o que a avaliação diagnóstica analisa no aluno.
	
	
	
	a trajetória de construção cotidiana do conhecimento;
	
	
	o desempenho do aluno na reprodução do que foi ensinado pelo professor;
	
	
	o resultado final do processo de aprendizagem;
	
	
	a relação entre a disciplina do aluno e o grau de aprendizagem.
	
	
	a capacidade de memorização do que foi ensinado;
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Leia abaixo: Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir. I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais. II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração. III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história. Das afirmativas acima, somente
	
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	I e II estão corretas.
	
	
	II e III estão corretas.
	
	
	III está correta.
	
	
	II está correta.
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Tem como objetivo analisar o aluno ao final de um período mais longo (bimestre, semestre ou ano) incidindo sobre uma amostragem significativa dos objetivos propostos. Os aspectos significativos dessa avaliação são os resultados da aprendizagem baseada nos objetivos. Esse conceito se refere a qual tipo de avaliação em História, assinale a resposta correta.
	
	
	
	Avaliação somativa.
	
	
	Avaliação diagnóstica.
	
	
	Avaliação diferenciada.
	
	
	Avaliação formativa.
	
	
	Avaliação contínua e cumulativa.
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		Entre as mais recentes reflexões acerca da disciplina histórica, formuladas por Ciro Flamarion Cardoso, pode-se destacar
	
	
	
	a defesa intransigente de um conhecimento histórico embasado em um referencial teórico-metodológico que privilegie o documento iconográfico.
	
	
	a impossibilidade do uso de qualquer paradigma para se chegar ao conhecimento histórico, conseqüência direta da nova historiografia francesa.
	
	
	a idéia de que a história-disciplina, atualmente, pode ser pensada a partir da oposição entre dois paradigmas polares: o ¿iluminista¿ e o ¿pósmoderno¿.
	
	
	a importância da recuperação das ¿leis históricas¿ formuladas pela tradição dos historiadores marxistas, excetuando-se os estruturalistas.
	
	
	a concepção da necessidade de restaurar a utilização de paradigmas oriundos de outras ciências sociais, como a Filosofia.
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Mede principalmente o que o aluno não sabe, sem se preocupar com seus avanços e conquistas¿. Esse trecho refere-se ao seguinte instrumento de avaliação:
	
	
	
	o trabalho de pesquisa;
	
	
	a prova;
	
	
	a ilustração de textos;
	
	
	o trabalho em grupo;
	
	
	os jogos no pátio;
	
	
	
	
	
	
		7.
		Que médico classificaria seus pacientes, de menos doente ao mais gravemente atingido? Que médico pensaria em administrar um tratamento coletivo para os doentes com sintomas semelhantes, sem antes verificar as característica físicas dos pacientes ? Ao contrário, ele determina, para cada um de seus doentes, um diagnóstico individualizado, estabelecendo uma ação terapêutica sob medida. Na escola precisamos aproveitar essa metodologia dos médicos... Essa reflexão nos leva a uma proposta de avaliação na qual:
	
	
	
	B- criam-se lados opostos para o professor e o aluno;
	
	
	C- desenvolve-se uma relação utilitarista com o saber;
	
	
	E- traz-se a discussão da dificuldade da aprendizagem por razões exclusivas dos alunos.
	
	
	A- faz-se apreciações de desempenho quantitativos;
	
	
	D- consideram-se os erros e os obstáculos como ocasiões de aprender;
	
	
	
	
	
	
		8.
		Essa avaliação não adota testes, provas, notas, exames ou coisas semelhantes, uma vez que o conhecimento nessa abordagem não pode ser mensurado. Os defensores dessa abordagem propõem uma avaliação que considere o desenvolvimento do aluno: a passagem entre o conhecimento prévio e o conhecimento novo. São valorizadas as construções do aluno quanto às noções de conservação, proporção e as operações que consegue realizar, como operações, classificações, ordenações etc. O erro é analisado numa perspectiva de superação para melhoramento do conhecimento em construção. (CEREJA, 2007, 182-183). Esse conceito de proposta de avaliação é referente à qual abordagem?
	
	
	
	Comportamentalista
	
	
	Tradicional ou conteudista
	
	
	Sociocultural ou interacionista
	
	
	Cognitivista ou construtivista
	
	
	Humanista

Outros materiais