Buscar

Atv 2 pOLITICAS PÚBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"
Leia o excerto a seguir:
“Fazer análise prescritiva de política pública significa construir conhecimento aplicado, voltado ao enfrentamento de problemas públicos concretos. Fazer análise prescritiva de política pública é escrever relatórios, monografias, dissertações e teses que tenham como destinatário algum tomador de decisão, provendo munição argumentativa e técnica que o auxilie a estruturar as políticas públicas que afetam a vida da sociedade.” (SECCHI, 2016, p. 11).
 
O processo de desenvolvimento de uma política pública passa por diferentes etapas, que também podem ser conhecidas como “ciclo de políticas públicas”, permitindo que a tarefa seja mais facilmente realizada e avaliada ao longo de cada etapa. Nesse sentido, a análise deve ocorrer em todas etapas e não apenas após a implementação da política pública (ex-post). Assim, considerando a citação acima e o conteúdo abordado no texto-base, apresente os diferentes tipos de avaliação de políticas públicas.
Fonte: SECCHI, L. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Avaliação de políticas Avaliação de eficiência: procura avaliar os custos de uma política e julgar se os mesmos resultados - em termos de quantidade e qualidade - poderiam ser atingidos com um custo menor, ou seja, de maneira mais eficiente.
Avaliação de efetividade: tem como objetivo avaliar se uma política está realizando aquilo que deveria, comparando às metas estabelecidas inicialmente para determinar se o programa está atingindo os objetivos e/ou se os objetivos precisam ser revistos em função dos resultados concretos.
Avaliação de processos: por meio da análise dos processos organizacionais e administrativos, obejtiva verificar se um processo pode ser simplificado ou realizado de forma mais eficiente.
Avaliação de impacto é aquela que procura constatar os efeitos ou impactos produzidos sobre a sociedade e, portanto, para além dos beneficiários diretos da intervenção pública. Dois pressupostos orientam a avaliação de impacto.

Outros materiais