Buscar

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Avaliação: Teoria e Prática [20201.B | Pedagogia | UNINASSAU | 06/04/20]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Avaliação: Teoria e Prática [20201.B | Pedagogia | UNINASSAU | 06/04/20]
Pergunta 1 (Pontos: 1\1)
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras.
Porque
II. É papel do professor evitar que sejam reproduzidas nas escolas algumas práticas de avaliação desconectadas com o compromisso de transformação social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (CORRETA)
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 2 (Pontos: 1\1)
Alguns autores, entre eles, Perrenoud, afirmam que estamos atravessando um período de transição, onde estruturas de uma visão mais progressista de Educação convivem, ou tentam conviver, com uma visão mais tradicional. A avaliação é um dos exemplos desse ‘embate’ ao trazer a discussão sobre a avaliação classificatória e a avaliação formativa.
A avaliação formativa caracteriza-se por:
A) possibilitar a comparação e a classificação dos alunos.
B) oferecer certificação de competências em lugar de aferição da aprendizagem.
C) valorizar a aferição de conhecimentos teóricos em detrimento do conhecimento prático.
D) estar centrada na percepção do professor, que possui o domínio do saber e dos critérios de avaliação.
E) propor o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, possibilitando as intervenções necessárias. (CORRETA)
Pergunta 3 (Pontos 0/1)
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A educação escolar indígena no Brasil tem uma longa trajetória, tecida desde os primórdios da colonização e cujo modelo predominante, alheio às cosmologias indígenas, foi imposto com o explícito intuito colonizador, integracionista e civilizador. No entanto, coerentes com seus modos de vida, os povos indígenas afirmaram, desde os primeiros contatos com os europeus, um modelo próprio de educação que se mostrou inadequado para as práticas escolares, visto que nas sociedades tradicionais, entre as quais situamos as sociedades indígenas, "as teorias do mundo, do homem e da sociedade são globais e unificadoras.
Porque
II. Nas sociedades indígenas, o saber é acessível a todos, "dividido a partir de graus de iniciação que o eleva, e não a partir de uma setorização de conhecimentos que o fragmenta", como ocorre na organização e na transmissão dos conhecimentos escolares do modelo ocidental. Ainda hoje, nas sociedades indígenas, sobressaem três aspectos principais que conformam uma unidade educativa: a economia da reciprocidade; a casa, como espaço educativo, junto à família e à rede de parentesco; a religião, ou seja, a concentração simbólica de todo o sistema, expressa nos rituais e nos mitos.”
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (PROVAVELMENTE, ESSA É A CORRETA)
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (MARQUEI ESSA, MAS ESTAVA INCORRETA)
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 4 (Pontos: 1\1)
Analise o infográfico, Modelo de Avaliação de Currículo, Segundo Ralph Tyler e assinale a alternativa que melhor descreve o processo de avaliação por objetivos.
BQ01_AVALIACAO TEORIA E PRATICA_07_v1.PNG
A) Tyler entendia que os objetivos, para serem definidos, têm como fonte o aluno, a sociedade, especialistas, a Filosofia e a Psicologia de Educação.
B) Para Tyler, aprender implicava em mudar de comportamento e o primeiro propósito da avaliação é medir a mudança de comportamento dos alunos e estabelecer uma comparação entre eles.
C) Tyler defende que o processo de avaliação deveriam ter como foco os objetivos educacionais e que o professor, ao avaliar, nem sempre saberá se os objetivos que ele traçou foram ou não alcançados.
D) Tyler pensa na avaliação como parte do processo de aprender, mas deixa claro que avaliar deve estar completamente desconectado do currículo da escola.
E) Para Tayler, avaliar é estabelecer uma comparação entre os desempenhos e os objetivas previamente determinados. Ele defendia que o processo de avaliação deveriam ter como foco os objetivos educacionais e que o professor, ao avaliar, saberia claramente se os objetivos que ele traçou foram ou não alcançados. (CORRETA)
Pergunta 5 (Pontos: 1\1)
Para desestabilizar a ideia de mensuração na avaliação, por volta dos anos 50, surgiram os primeiros escritos de Ralph Tyler. Sua concepção contrapunha a ideia de que avaliação é sinônimo de aplicação de testes com lápis e papel. Tyler não descartava a importância da aplicação dos testes, apenas acreditava que existiam outras maneiras de se constatar as mudanças comportamentais, denominadas aprendizagem.
Tendo como referência o texto apresentado e a concepção de avaliação defendidas por correntes progressistas da educação, assinale a alternativa que expressa a concepção de educação de Tyler.
A) No Modelo de Avaliação do Currículo, descrito por Tyler, ele entendia que os objetivos, para serem definidos, não precisam levar em conta nem o aluno, nem a sociedade. Precisam estar conectados apenas com os conteúdos escolares, estabelecidos pelo professor. 
B) Para Tyler, o objetivo da avaliação é julgar o comportamento dos alunos, acentuando a importância em formular objetivos educacionais em termos comportamentais, de forma precisa e clara; defende que a avaliação deve acontecer em momentos pontuais.
C) Tayler defendia a avaliação como parte do processo de aprender, e argumentava que ela deveria ser completamente conectado com o currículo da escola. (CORRETA)
D) Tyler discordava da necessidade de inclusão de uma variedade de procedimentos avaliativos, tais como: testes, escalas de atitude, inventários, questionários, fichas de registros de comportamento e outras formas de coletar evidências sobre o rendimento dos alunos em uma perspectiva longitudinal, com relação à consecução de objetivos curriculares.
E) Para Tyler, aprender implicava em mudar de comportamento e o primeiro propósito da avaliação é medir a mudança de comportamento dos alunos e estabelecer uma comparação entre um aluno e outro.
Pergunta 6 (Pontos: 1\1)
“Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”
PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens, Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
I. Estratégias de avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para a regulação das aprendizagens favorecem a aprendizagem dos estudantes.
II. Os exames são pontuais, não levam em conta o aluno antes e depois da prova, são seletivos e excludentes. Já a avaliação está a serviço de um projeto pedagógico construtivo, que olha para o ser humano como alguém em construção permanente.
III. Só com a avaliação realizada de maneira contínua, com o diagnóstico das dificuldades e dos erros dos alunos, bem como das suas causas e com a utilização de estratégias de ensino adequadas éque se criam condições pedagógicas para que o maior número possível de alunos obtenha sucesso escolar.
A) I, apenas
B) II, apenas.
C) I, III, apenas
D) I, II e III. (CORRETA)
E) II, III, apenas.
Pergunta 7 (Pontos: 1\1)
BQ01_AVALIACAO TEORIA E PRATICA_02_v1.PNG
Fonte: Disponível em http://literaturanls-1b.blogspot.com/ Acessado em: 15 de Novembro de 2019.
Antes da chegada dos portugueses no Brasil, os povos indígenas tinham uma proposta educacional, cujas características básicas eram o respeito às tradições e o agir a partir do exemplo e da necessidade de elaborar práticas de sobrevivência. Era uma educação natural, um processo que acontecia cotidianamente, na tribo, sem formalização. A Companhia de Jesus foi, então, encarregada pelos portugueses de educar os indígenas, ou seja, catequizá-los, tornando-os, assim, integrantes da cultura cristã e portuguesa.
Considerando-se esse contexto é correto afirmar:
A) Para os jesuítas, a colônia brasileira deveria ser submetida a um amplo, erudito e rico processo educacional, pois estariam, assim, em acordo com a cultura europeia e esse deveria ser o objetivo primordial dos padres jesuítas no Brasil no século XVIII.
B) No primeiro século da história do Brasil, os jesuítas inauguraram no país uma pedagogia, cuja base era a catequese e a instrução, além da imposição da cultura europeia. (CORRETA)
C) A pedagogia jesuítica incluía a crença de que os índios eram seres sem alma, sem linguagem e, por isso, capazes de recriar e ampliar os dogmas católicos.
D) Não se pode falar em pedagogia no Brasil colonial, pois a educação era basicamente catequese dos índios, não havia livros didáticos e não havia escolas.
E) No Brasil colonial, os jesuítas criaram uma pedagogia desenvolvida em várias obras que destacam aspectos como a não-diretividade e o currículo integrado.
Pergunta 8 (Pontos: 1\1)
A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades.
São três as modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem:
Diagnóstica, Formativa ou Somativa. O critério que distingue, basicamente, uma da outra é o lugar que a avaliação ocupa em relação à ação docente.
Analise as afirmativas e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A Avaliação Formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A Avaliação Somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento, reorientando a aprendizagem.
( ) A Avaliação Diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.
( ) A Avaliação Formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.
( ) A Avaliação Diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.
A sequência CORRETA, é:
A) F, V, F, V, F.
B) V, F, V, V, F.
C) V, V, F, F, F.
D) F, F, F, V, V. (CORRETA)
E) F, F, V, V, F.
Pergunta 9 (Pontos 1\1)
Com base na concepção de avaliação da aprendizagem defendida por educadores americanos que influenciaram a educação brasileira, avalie as proposições abaixo:
I. Foram as escolas americanas que iniciaram os estudos sobre a avaliação numa perspectiva mais abrangente, indo além de fazer na escola somente exames para a verificação das aprendizagens dos aluno.
II. As concepções de educação das escolas americanas, que influenciara os educadores no Brasil a partir da década de 70, entendiam que a avaliação deve determinar o nível de eficácia dos métodos de ensino.
III. Identificar as necessidades dos alunos e a partir daí planejar as estratégias de ensino, de modo que estes possam ser incentivados em seus sucessos e auxiliados em suas deficiências; 
É correto o que se afirma em:
A) I e II, apenas
B) I, apenas
C) II, apenas
D) I, II e III (CORRETA)
E) I e III, apenas
Pergunta 10 (Pontos: 1\1)
BQ01_AVALIACAO TEORIA E PRATICA_10_v1.PNG
Fonte: https://porvir.org/especiais/personalizacao/
Sobre a avaliação da aprendizagem é correto afirmar:
A) A avaliação da aprendizagem tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação da aprendizagem do estudante ao final do processo de ensino, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem)."
B) Os processos avaliativos formais são sempre geradores de desestabilização, na medida em que criam fissuras em imagens idealizadas dos estudantes e dos professores e, por esta razão, devem ser evitados.
C) Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de aquisição de conhecimento dos estudantes para ajudar a superar obstáculos. É diferente do "ensinar" e cobrar o produto final. (CORRETA)
D) No processo da avaliação da aprendizagem deve-se verificar o que ocorre no presente, como resultado de um percurso de aprendizagens. Deve-se considerar que, para o estudante adulto, mediante as orientações dos docentes, o estudante teve oportunidade de aprender; se esta aprendizagem não ocorreu, a responsabilidade é dele.
E) A aprendizagem depende exclusivamente do estudante e o avaliador deve ter atenção ao desempenho deste, de forma a verificar se o que o estudante tem como aprendizado presente é suficiente para a sua aprovação.

Outros materiais

Outros materiais