Buscar

PRODUÇÃO DO TEXTO MEIO AMBIENTE E SERVIÇO SOCIAL (CIRLENE)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Aline Priscilla Diana Araújo do Nascimento
8 Periodo
Prof: Maria Cirlene Caser
Matéria: Política Urbana e Meio Ambiente
PRODUÇÃO SOBRE O TEXTO “MEIO AMBIENTE E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL”
SAUER, MARIANE e RIBEIRO, EDALÉA MARIA. 
Introdução: 
Diante da leitura do artigo é possível identificar que os problemas ambientais causados pelo acúmulo do capital geram desigualdade social, pois esses impactos ambientais e desequilibrios se manifestam de formas variadas na sociedade, causando impactos maiores em periferias, e o envolvimento dos Assistentes Sociais em relação ao meio ambiente é um assunto de grande interesse, pois é possível identificar nas relações entre o homem e o meio ambiente contradições sociais inerentes ao modo de produção capitalista.
É possível identificar com clareza que os pobres são os que mais sofrem com a destruição do meio ambiente, e o impacto ambiental nessas áreas geram expressões da questão social, impactando diretamente no modo de viver dessa sociedade.
 
Desenvolvimento: 
Analisando o texto é possível compreender que as autoras querem ir além dos problemas entre fauna e flora, fazendo entender que o homem é parte integrante do meio ambiente, utilizando e modificando esse espaço de acordo com suas necessidades e que o modo que a sociedade se relaciona com o meio ambiente irá trazer consequencias e impactos que atingirão não só um local ou uma certa população, mas sim toda uma sociedade.
As autoras apresentam no texto a preocupação em torno do meio ambiente que a partir dos anos 70 durante a Conferência das Nações Unidas identificou-se a necessidade de preservar o meio ambiente para que os impactos fossem menores nas próximas gerações, nesse mesmo período segundo as autoras “houve uma intensificação de movimentos sociais, que se fortaleceram politicamente, constituindo-se no mundo inteiro um movimento ambientalista de caráter universal com objetivos comuns, relacionando o homem e sua relação com o meio ambiente, marcando o início do movimento ambientalista” (pag 391). 
No Brasil a repercussão vem nos anos 80 com a criação do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), através da Lei 6938/81, passou-se a ter um novo enfoque para a “questão ambiental”, compreendendo como impacto ambiental:
 
qualquer alteração das prioridades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetem a saúde, a segurança e o bem- estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais (CONAMA, 1986). 
É nesse momento entre os anos 70 e 80 que começam a surgir movimentos sociais em defesa do meio ambiente, e a partir daí as demandas referentes ao meio ambiente começam a se apresentar no dia a dia do Assistente Social, vinculadas à saúde, Assistencia Social, Habitação, Saneamento, etc. Para isso é necessário que o profissional busque qualificar-se diante dessa nova realidade para que consiga atuar com eficiência durante seu no exercício profissional cotidiano. 
Frente a essa nova demanda, o Assistente Social pode atuar em diversas áreas articulando com diferentes atores como na construção civil, programas de habitação, pesquisas em geral, utilizando instrumentos como estudo socioeconômico para que as consequências sociais ou impactos ambientais que poderão acontecer diante do proposto, sejam reduzidos ou até mesmo extintos durante o seu projeto, além de criação de politicas públicas para a população local, desta forma: 
O Serviço Social constitui-se pelas dimensões ético-politica (poder), teórico metodológica (saber) e técnico-operativa (fazer), as quais interagem enquanto mediações da prática profissional, em diferentes espaços ocupacionais. (MARTINELLI, 2005, apud FÁVERO, 2009, p. 624). 
O Assistente Socia deve incentivar a conscientização ambiental dos usuários e articular para que eles busquem sempre a ampliação de seus direitos.
O Serviço Social tem a tarefa junto à sociedade de contribuir para que o meio ambiente tenha melhor qualidade, gerando assim qualidade de vida na sociedade e ampliando seus direitos básicos que dependem do meio ambiente para se concretizarem.
Conclusão:
Conforme cita a autora, muito ainda há para se avançar no que se trata de atuação do Assistente Social na área socioambiental, onde novas demandas vão surgindo dia a dia e os desafios só aumentam por causa das questões que surgem na profissão, visto que ainda falta um órgão fiscalizador do meio social em relação à construção de empreendimentos, impossibilitando a efetivação da análise técnica feita pelos Assistentes Sociais em campo.
A Autora ainda cita a necessidade de ampliação do campo de trabalho na área para além do trabalho específico junto à construção de empreendimentos. 
“Esta ampliação se deve muito, também, à atuação dos conselhos estaduais e federais da profissão, de forma a incentivar e fiscalizar a atuação socioambiental do Serviço Social, se colocando, pois, como um desafio aos próprios conselhos”(Pag. 396).
Por fim, a autora afirma que para que os direitos sejam garantidos, e o trabalho do Assistente Social seja efetivado é necessário que os movimentos sociais se fortaleçam e que a sociedade civil é capaz de alterar essa situação. “fomos nós que a constituímos e nós que a perpetuamos, e só cabe a nós o poder de transformá-la” (pag. 397).

Outros materiais