Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PROFESSOR: Bruno Ramos
APARELHO UROGENITAL– Caso clínico com exames de
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM COMPETÊNCIAS RELACIONADAS
1. Analisar o funcionamento normal dos sistemas urinário e genital e suas funções.
2. Examinar as estruturas componentes dos sistemas urinário e genital por meio de exames de imagem e anatomia de superfície palpatória, de maneira correta e adequada.
3. Distinguir o correto funcionamento dos sistemas urinário e genital das disfunções mais comuns deste sistema.
4. Identificar aspectos causadores de desequilíbrio dos sistemasurinário e genital e suas consequências.
Questões propostas da atividade 1
a) Observe a imagem abaixo referente a um exame de urografia excretora em um indivíduo que não apresenta nenhuma disfunção das vias urinárias e identifique as estruturas inumeradas de 1 a 4. R; O numero 1 refere-se aos Cálices Menores já o 2- Pelve renal 3- Ureter e 4- Bexiga Urinária.
b) Observe o exame de imagem referente a urografia excretora apresentada no caso clínico 1 e faça uma análise comparativa entre as estruturas que foram afetadas, correlacionando com as causas que provocaram a insuficiência renal crônica nesse paciente e o desfecho clínico que culminou na necessidade de hemodiálise e transplante renal. R; Observa-se dilatação acentuada do sistema pielo-calicinal-uretral à esquerda com bexiga pouco repleta a ausência de imagem renal a direita com tcts demonstrando aumento renal esquerdo tendo relação com a redução do parênquima renal em paciente com cólica á esquerda e irradiação para testículo. A dilatação aconteceu por conta do calculo na região dos rins ou nos uretes que levaram ao bloqueio da urina e o acumulo dela, justamente por ser uma doença crônica silenciosa e o paciente descobriu em um estagio grave e avançado começou por hemodiálise e depois o processo de transplante. 
c) Os exames clínicos apresentados no caso clínico 1 revelaram aumento das concentrações plasmática de ureia e creatinina plasmáticas. Faça uma pesquisa a respeito dos valores de referência plasmática desses metabólitos nitrogenados e suas respectivas vias metabólicas. R; A fração de nitrogênio não proteico sérico é formada por compostos nitrogenados exceto proteínas. O rim exerce papel fundamental na eliminação da maioria destes compostos do organismo. Existem mais de 15 compostos nitrogenados não proteicos na plasma, vários desses produtos matabolicos são sequencialmente derivados do metabolismo de proteína tanto endógenas (tecidos) como exógenas (dieta)
d) Analise as respectivas taxas de depuração da ureia e creatinina e explique porque esses metabólitos nitrogenados são utilizados como marcadores de função renal. R: A creatinina é um produto de interconversão da fosfocreatina, um composto de alta energia utilizado na contração muscular. Por esse motivo, a sua produção é proporcional à quantidade de massa muscular, sendo sintetizada nos rins, fígado e pâncreas e liberada nos fluidos corporais em uma taxa constante. Por ser livremente filtrada pelos rins, não ser reabsorvida e sofrer pequenas secreção no túbulo distal, a creatinina é considerada o melhor marcador endógeno para função renal, já que permite avaliar o RFG apesar de suas concentrações plasmáticas e urinais sofrer em interferência devido a essa pequena secreção a massa muscular e ao nível de hidratação essa interferência ainda são menores do que ah sofridas por ureia e ácido úrico, outros dois compostos nitrogenados não proteicos marcadores de filtração renal endógenos. Além dessa função, a concentração urinária da creatinina também é utilizada com o índice para diminuição urinária e como padrão interno para avaliação de outros biomarcador ES renais com o cistatina C, microalbumina e proteínas. Diferentemente dos marcadores exógenos, a dos agentes de creatinina são de baixo custo e de fácil execução laboratorial além de fornecerem um ótimo parâmetro o acerca do ritmo de filtração, o que é extremamente vantajoso para os laboratórios de análises clínicas.
e) Pesquise a via de síntese das prostaglandinas e analise de que forma uso contínuo de AINEs, para o tratamento da dor crônica, pode ter contribuído para falência renal apresentado no caso clínico 1.R; A causa é uma perfusão dos rins que podem ser relacionados com uma redução do volume circulatório. isto pode ocorrer por exemplo em pacientes que perderam fluídos corporais, ou pode estar relacionado com uma capacitância expandida da circulação, como no caso de vasodilatação arterial sistêmica exagerada na sequência de uma infecção bacteriana. Alguns efeitos colaterais são relacionados com a disfunçãorenal podendo ocorrer por exemplo agravamento de hipertensão com a utilização de fármacos anti-inflamatórios não esteroides maior tendência para hemorragias ou hematomas com aspirina, e hiponatremia (nível de sódio ligeiramente abaixo do normal) com inibidores da enzima conversora da angiotensina ou bloqueadores do receptor da angiotensina II.
 f) Proponha pelo menos 2 formas de intervenção e prevenção da insuficiência renal crônica relacionadas à competência de sua formação acadêmica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes