Buscar

AD1 de Gestão da Produção - 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 
Período – 2020/1º
Disciplina: Gestão de Produção
Coordenador: Marcelo Sales Ferreira
ALUNO: MATR:
Boa Prova!!!
A Dell ficou conhecida por montar computadores de acordo com as especificações dos clientes. Além dessa capacidade, desenvolveu processos que tornaram possível obter computadores em até cinco dias, utilizando venda direta ao cliente. Isso possibilitou reduzir o estoque de matérias primas e as perdas com obsolescência de materiais. No pós-venda, o suporte telefônico e a rede de manutenção terceirizada encaixaram perfeitamente na estratégia da empresa. Nos casos de exceção que exigiam visita técnica, era realizado o atendimento através da Xerox, parceiro especializado que já tinha uma rede nacional de técnicos distribuída pelo país. A Dell também incentivou ou clientes a fazerem pagamentos com cartão de crédito numa época em que o pagamento eletrônico ainda estava no início.
a) Discuta brevemente como as iniciativas da Dell foram importantes num contexto de valorização da rapidez, flexibilidade e custos por parte do mercado (deixe claro seus conhecimentos sobre esses temas da produção).
Depois de algum tempo, desafios começaram a surgir para as operações e os resultados da Dell. Concorrentes como HP e Lenovo conseguiram reduzir muito o gap de produtividade, atributos como design passaram a ter maior importância e a venda por lojas físicas ganhou relevância. O segmento de computadores continua sendo uma importante parte dos negócios da Dell, mas ela tem caminhado cada vez mais para se tornar uma empresa de infraestrutura tecnológica, fornecendo servidores, equipamentos e softwares para centrais de dados, que são a base da computação em nuvem.
b) Como o desempenho da concorrência e o estágio do produto no ciclo de vida podem influenciar a priorização dos objetivos de desempenho na Dell e nas empresas em geral? 
O texto a seguir é apenas uma referência para análise. Após a leitura, comente, com base no que você estudou, as questões propostas.
 Um fabricante de porta-aviões lida com o enorme desafio relacionado a complexidade e grandiosidade do seu output. São milhões de peças, incluindo cerca de 50.000 toneladas de aço e 1500 quilômetros de cabos. As mudanças nos projetos não podem demorar muito tempo, pois diversos componentes de equipamentos podem ficar ultrapassados com o passar dos anos. 
 O último modelo que foi projetado pela empresa Alfa, fabricante de porta-aviões, recebeu 1362 modificações importantes em relação a seu predecessor, incluindo uma nova proa e a expansão da torre de controle de vôo. Tais modificações de projeto levaram dois anos para serem desenvolvidas. As seções mais importantes foram projetadas por meio de um software de computador, utilizando-se de desenho em 3D. Essa tecnologia evitou o uso de maquetes porque permitiu ao projetista simular o uso de compartimentos e a operação de equipamentos.
 Os projetistas pesquisaram previamente sobre a disponibilidade de fontes de suprimento para os equipamentos novos ou modificados. Decisões como a espessura das partes de aço e a especificação de cada solda levaram em conta seus impactos sobre o processo, analisando principalmente a contrapartida para o produto de cada elemento de complexidade adicional na fabricação. As mudanças nos projetos não podem demorar muito tempo, pois diversos componentes de equipamentos podem ficar ultrapassados com o passar dos anos. 
 Fonte: Adaptado de KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de Produção e Operações. 8. ed. Pearson Prentice Hall, 2009.
1- Sobre a gestão de projetos em administração da produção, responda:
a) Qual a importância e como uma empresa pode buscar reduzir o tempo de desenvolvimento de projetos de produtos?
b) Qual a importância e como uma empresa pode buscar conectar as decisões de projeto de produto com as decisões de projeto de processo?
c) Escolha a situação proposta na letra “a” ou a situação proposta na letra “b” e pesquise em reportagens ou artigos um caso real envolvendo uma das situações. Comente o caso pesquisado relacionando-o com a matéria (caso não encontre uma fonte do tipo sugerida, utilize um caso imaginado).

Outros materiais