Buscar

muito alem do peso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.Qual a principal temática apresentada no filme? Você acredita que seja relevante? Por que?
A obesidade infantil. Sim, pois como visto no tema vemos que são uma das principais causas de morte no mundo, e se nós não tivemos bons hábitos alimentares temos menos expectativa de vida.
2. Logo no início do filme o chef de cozinha Jamie Oliver fala sobre a expectativa de vida das atuais gerações, que fatores ele aponta para que as pessoas vivam menos atualmente?
- hoje em dia houve um aumento de fast food, e o que é realmente foi passado no vídeo, as propagandas influenciam muito, acredito que antes nossos avós, os alimentos deles eram plantações e não havia a facilidade desses produtos, não tinha nada de excesso de gordura... E como hoje as famílias vivem muito ocupadas com trabalho entre outros, preferem comprar comidas industrializadas que são mais prático e rápidos o que interfere na saúde de modo que tenham doenças cardíacas, diabetes mais precoces. 
3. No mapa da obesidade infantil apresentando no filme, qual região apresenta os maiores índices e quais fatores podem estar associados a isso?
- Na américa do norte, EUA onde e o pais com mais fast food do mundo. Um fator que levou a isso foi depois da 2 guerra mundial onde muitos alimentos foram processados.
4. Um dos personagens dos apresentados no filme, o pequeno Leonardo, traz à tona os aspectos sociais negativos em relação a obesidade. Cite alguns desses fatores.
 - problema para relacionar amizades 
- ele tem ansiedade
- a separação dos pais
5. Sobre os personagens do filme, qual marcou mais você e por que?
-Carol, pois a mãe incentiva a filha, e a criança com a ajuda mudou sua forma de pensar e focou no objetivo.
6. As grandes cadeias de fast food costumam associar brinquedos a alimentos altamente calóricos e de baixo valor nutricional, como o documentário trata essa associação?
- Ameaçadora, pois as crianças acabam sendo atraídas pelos brinquedos e consomem comidas de fast foods desde pequenas, mantendo uma alimentação ruim ao longo da vida causando diversos problemas de saúde.
 7. E sobre a influência das mídias sociais, sobre tudo o marketing alimentício no aumento da obesidade infantil, qual a abordagem apresentada no filme?
- e visto como uma pressão psicológica, como grande influência de alimentos, atraindo as crianças, como podemos ver o do refil do burguer king.
8. Qual a relação entre as tecnologias (smartphones, tv, vídeo game, etc) e obesidade?
- propagandas influenciam, e as crianças em frente a essas tecnologias ficam sedentárias, esquecendo de praticar um exercício e querendo consumir os produtos vistos por esses meios.
9. Sobre a fala do especialista em marketing falando que um pai que não consegue controlar o que filho come é um fracassado, você concorda com essa afirmação? Por que?
- não, pois os pais ficam parte do tempo trabalhando, e como seus filhos vão para as escolas e difícil controlar sendo que lá tem as crianças e cantina que influencia isso, dentro de casa ele pode ter o habito de vida saudável, só que tem a tv, celular e escola que toma conta disso.
10. Segundo o filme o investimento dos governos em promover alimentação saudável é proporcional ao investimento das grandes indústrias alimentícias? Qual a consequência disso?
- Que com isso as grandes empresas investem no marketing, fazendo promoções, propagandas, brinquedos tornando-os mais fortes para atrair o consumidor. 
11. Cite algumas doenças associados ao excesso de peso, apresentados no filme.
- diabetes, colesterol alto, doenças cardiovasculares, obesidade.
12. Qual o papel dos pais na educação alimentar dos filhos, segundo os especialistas questionados no filme? 
- Cabe aos pais ensinarem as crianças desde cedo como comer de forma saudável e responsável, controlando o tamanho das porções e a pararem de comer quando se sentem saciadas, Para um estilo alimentar saudável de uma criança, não é importante apenas aquilo que os pais escolhem dar, mas sim como o fazem, a forma como lidam com a alimentação dos filhos e os comportamentos que adotam para incentivar uma alimentação saudável.
13. Como podemos nos “prevenir” dos perigos escondidos nos alimentos ultra processados?
- tentando manter a alimentação saudável, comendo frutas legumes, preparando o próprio alimento, para que assim podemos evitar a ``gordura, conservantes´´.
14. Segundo o filme todas as calorias são iguais? Justifique?
-
15. Pesquise o que é processo aterosclerótico e suas consequências para a saúde.
A aterosclerose é caracterizada pela formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes internas das artérias, causando obstruções que impedem o fluxo sanguíneo. Trata-se da principal causa de infartos, acidentes vasculares e doença arterial periférica. por causar a obstrução das artérias, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. está relacionada também a embolias (obstrução de vasos causada por um elemento estranho na corrente sanguínea). A liberação de gordura do ateroma pode formar coágulos sanguíneos (trombos) que podem soltar-se e deslocar-se pela circulação até atingir uma artéria de menor calibre, provocando uma embolia.
16. O filme apresenta os índices de consumo de açúcar pelos brasileiros, qual os valores apresentados no filme? Pesquise fatores que estejam associados a esse alto consumo de açúcar pelos brasileiros.
- 51kg de açúcar por ano, por terem frequência em comprar alimentos industrializados 
17. Na batalha “família x indústria alimentícia” quem está em vantagem nessa disputa e por que?
- a indústria, porque ela tem um forte poder de ``vender´´, atrair mais as crianças, e como os pais tem meio que receio de dizer não aos filhos, acabam consumindo esses produtos.
18. Alimentos ultra processados são os principais responsáveis pela atual epidemia de obesidade no mundo, como você se vê nesse quadro?
- se encaixo, pois no dia a dia e difícil não consumir um deles, em meio da correria acaba tendo essa opção mais rápida e pratica.
19. O que é comida “de verdade”, citada no filme pelo chefe Jamie Oliver?
20. Sua alimentação pode ser considerada de boa qualidade? Justifique.
- não, pois consumo industrializados, fast food.
1.

Outros materiais