Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
ED SEMIOLOGIA APLICADA A FISIOTERAPIA

Pré-visualização | Página 1 de 3

ED DE FISIOLOGIA APLICADA A FISIOTERAPIA
CONTEÚDO 2 - ANAMNESE
1. O serviço de Fisioterapia é chamado para um atendimento domiciliar, num local de difícil acesso, a que se pode chegar somente após uma caminhada de 30 minutos, que não tem rede de água, esgoto e nem energia elétrica. No domicílio, restrito ao leito há aproximadamente quatro anos, M.G., sexo masculino, 44 anos de idade, diagnóstico de artrite reumatoide. Mora com o único filho e é cuidado pela nora. Ao proceder à avaliação, tem-se encurtamento de todas as cadeias flexoras do corpo, já com instalação de deformidades, seguida por importante hipotrofia muscular generalizada. Permanece no leito o tempo todo. A nora diz ter dificuldade de realizar as trocas de decúbito, porque o paciente é pesado e muito rígido. Há uma hiperatividade muscular de coluna dorsal, seguida por queixa de dor em queimação no músculo trapézio, fibras transversas, no músculo trapézio, fibras descendentes, e no músculo levantador da escápula. Ao realizar exame físico observam-se dedos em pescoço de cisne nas mãos; e nos pés dedos em martelo. A queixa principal do paciente é a dificuldade de se alimentar, porque não consegue manter a postura sentada. Há também alteração de pressão arterial sistêmica, quando feitas as mudanças de decúbito de deitado para sentado (verificada pelo fisioterapeuta, durante a intervenção). O fisioterapeuta preocupa-se com uma úlcera de decúbito nos dois calcanhares, com cheiro fétido e presença de secreção purulenta. Com relação à medicação, o paciente faz uso de imunossupressor químico, analgésicos e corticoterapia.
Com relação ao planejamento dos objetivos e conduta fisioterapêutica adotados com o referido paciente, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas. A seguir Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
I- A Fisioterapia nada pode fazer com relação à dificuldade do paciente em se alimentar. Deve ser feito o encaminhamento imediato à fonoaudiologia.
II- A dor do paciente pode ser tratada com a utilização, no domicílio, de correntes interferenciais vetoriais, não havendo contraindicação para elas, pois a artrite reumatoide não apresenta como característica o déficit de sensibilidade.
III- Um dos objetivos da Fisioterapia deve ser a analgesia da queixa dolorosa do paciente, a mudança de decúbito, na tentativa de mantê-lo menos tempo na posição deitado.
IV- Com relação às feridas o paciente deverá ser encaminhado para o médico responsável, para o uso de antibioticoterapia. A Fisioterapia poderá tratar as feridas no domicílio, com mobilização passiva de articulação de tornozelo, liberação miofascial de musculatura de tríceps da perna, associadas à fototerapia.
V- Os dedos em pescoço de cisne se caracterizam por extensão da articulação interfalangeanas proximais e flexão da interfalangeanas distais das mãos. Os dedos em martelo apresentam-se com extensão das articulações metatarso falangeanas e flexão das interfalangeanas proximais e distais.
A) F – F – V – F – V
2. Paciente A.S.B.; sexo feminino, 35 anos de idade chegou à clínica de Fisioterapia com quadro de cervicobraquialgia. Durante sua avaliação a paciente narrou como, de que forma e quando iniciou o quadro da dor atual.
B) Esta é a história da moléstia atual – HMA
3. Os testes de força muscular são usados frequentemente na prática clínica da Fisioterapia. Em relação aos testes de força muscular assinale a alternativa INCORRETA:
C) um paciente que não possui contração muscular palpável ou aparente tem grau 1.
4. Acerca das características pertencentes à entrevista clínica e a anamnese de adolescentes, assinale a alternativa CORRETA.
A) Parte dela é realizada com o familiar que permanece acompanhando o adolescente, contudo a maior parte é feita a sós com o próprio adolescente.
5. (ENADE 2007). Um grupo de Fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande Banco, um trabalho de orientação de saúde voltada para a prevenção de algias e afecções da coluna vertebral. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os Fisioterapeutas deverão incluir:
I- noções básicas de anatomia e biomecânica da coluna vertebral;
II- informações quanto à importância da prática de atividade física regular;
III- indicação de tratamentos específicos para as afecções e algias detectadas;
IV- informações sobre posturas adequadas a serem adotadas no ambiente de trabalho e no dia-a-dia.
Estão CORRETAS as ações:
B) I, II e IV, apenas.
6. ENADE 2010). Um paciente de 28 anos de idade sofreu trauma raquimedular, com fratura da quinta vértebra cervical e lesão medular completa ao nível de C7. No momento, apresenta tetraplegia e perda da sensibilidade tátil e dolorosa abaixo da lesão. Na assistência hospitalar, a coluna foi estabilizada e todos os cuidados foram prestados, mantendo-se a integridade da pele e a amplitude de movimentos articulares abaixo da lesão. Em relação à prevenção de úlceras de pressão nos segmentos do corpo onde há perda de sensibilidade, avalie as seguintes afirmações.
I- Se uma área da pele parecer avermelhada, a posição do paciente deve ser alterada imediatamente.
II- Um dos fatores do desenvolvimento de úlceras de pressão são a intensidade e a duração da pressão: quanto maior a intensidade da pressão, menor o tempo necessário para ocorrer a anóxia da pele e dos tecidos moles.
III- Na inspeção da pele, deve ser dada especial atenção às regiões do corpo onde há um grande coxim adiposo e (ou) muscular, por serem as mais suscetíveis a úlceras de pressão.
IV- A mudança de decúbito a cada 6 horas é uma medida efetiva de prevenção a úlceras de pressão.
É correto APENAS o que se afirma em:
C) II e IV.
7. Quando se trabalha com o pressuposto de que o paciente conhece a sua vida e está apto para prover informações sobre a mesma, diz-se em:
B) anamnese
CONTEÚDO 3 – COMPLEXO DO OMBRO
1. O paciente é um homem de 22 anos de idade que reside com seus avós. Relata dor intermitente no ombro direito com início gradual que começou há duas semanas. O paciente nega entorpecimento ou formigamento na extremidade superior direita. A dor intensificou durante a última semana. Após palpação e testes especiais foi diagnosticado lesão do manguito rotador. A palpação do músculo supraespinal é realizada:
A) Com o paciente em decúbito dorsal e o ombro rodado internamente, e a mão posta no dorso.
2. A paciente é recepcionista no Colégio Andorinhas e seu trabalho envolve o monitoramento da entrada de documentos, o que exige a abertura repetida e o levantamento de caixas. Relata rigidez na primeira hora da manhã e novamente no final do dia, após o trabalho. A dor interfere no sono duas vezes por noite, especialmente ao se virar na cama ou ao dirigir para o trabalho. A paciente suspendeu sua atividade aeróbia de três vezes por semana normal e os exercícios de resistência muscular há dois meses. Foi diagnosticada com capsulite adesiva do ombro direito.
Qual alternativa você assinalaria como CORRETA, referente ao caso clínico acima?
B) A manobra de Yergason é positiva para alteração a cabeça longa do bíceps quando o membro superior estiver em abdução e o antebraço flexionado em 90°. A supinação e a contra resistência despertam dor na corrediça bicipital.
3. O exame físico pode trazer dados sobre a localização e a gravidade da lesão e incide da inspeção e palpação da cintura escapular, da análise da amplitude de movimento ativo e passivo da cintura escapular, dos testes para avaliar a força motora dos diversos grupos musculares, e dos testes de sensibilidade. Além disso, os testes especiais direcionados a afecção complementam o exame. Assim, em relação aos testes especiais considere as afirmações:
I. Os testes de Neer, Hawkins e Yokun são direcionados para avaliar o impacto subacromial.
II. Os testes do supraespinal e o de Jobe são direcionados para avaliar afecções do tendão supraespinal.
III. O teste de Gerber serve para avaliar o tendão do subescapular.
São VERDADEIRAS:
E) I II e III.
4. O
Página123