Buscar

Avaliação construçao civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES
Questão 1: Argamassa para revestimento é definida como uma mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos, com propriedades de aderência e endurecimento. O emprego das argamassas mistas (cimento, cal e areia) em revestimento é bastante conveniente, uma vez que permite a combinação das vantagens desses materiais. Considerando um edifício, em fase de revestimento com argamassa mista, é CORRETO afirmar que o ordenamento das etapas do revestimento em argamassa mista é: 
1. Limpeza – Chapisco e Reboco. b) Chapisco – Emboço e Reboco. c) Chapisco – Emboço e Pintura.
d) Emboço – Reboco e Pintura. e) nda
Questão 2: A cada dia, a maioria das pessoas está em estreito contato com o GESSO. No entanto, ainda muito se desconhece a versatilidade e eficácia deste material. O GESSO é um dos materiais de construção mais consumidos no mundo. Assim, o GESSO em pó é empregado maciçamente na construção: misturado com água proporciona um revestimento eficaz e estético para paredes internas e tetos. Na edificação indicada será iniciado o revestimento interno de paredes e tetos. Os revestimentos em gesso apresentam as seguintes VANTAGENS: Indique as afirmações CORRETAS elencadas abaixo. 
1. Têm baixa aderência aos mais diversos tipos de substratos: cerâmica, concreto, argamassa etc; 
1. Têm endurecimento rápido e dispensam prazos de cura prolongados;
1. Têm alta massa específica;
1. Dificultam o acabamento liso e decorativo, devido a textura fina e baixa retração, podendo aceitar a pintura direta sem a utilização de massa corrida;
1. A pasta de GESSO pode ser aplicada numa só camada, de espessura máxima ideal de 07 mm, diretamente sobre paredes de superfície regular.
Questão 3: Chegada a hora do revestimento externo para uma edificação indicada, analise as afirmações apresentadas abaixo. Indique aquela(s) que achar CORRETAMENTE descrita(s):
a)	As principais funções de um revestimento de fachada são: proteger a alvenaria e a estrutura do edifício contra a ação da água (estanqueidade) e permitir que o acabamento final resulte de acordo com o projeto.
b)	Como condição de inicio de serviço deve-se ter todas as alvenarias concluídas e não fixadas internamente; Os contramarcos não devem estar chumbados e as instalações de fachada concluídas; 
c)	No preparo da base, preencher os furos de pequenas dimensões como quebra parcial de blocos e ninhos (bicheiras) de concretagem. Falhas com profundidade maior que 5 cm devem ser encasquilhadas.
d)	Armaduras expostas devem ser tratadas com argamassa mista para proteção contra a ação da corrosão. 
e)	Chapiscar a fachada de acordo com o tipo de base, preferencialmente num período do dia em que não esteja muito ensolarado.
Questão 4: Considerando que o empreendimento indicado acima irá iniciar os revestimentos cerâmicos de piso e parede, e que, para possibilitar o início e o desenvolvimento desse serviço providências devem ser tomadas. Assim, das afirmações apresentadas abaixo é CORRETO apenas o que se afirma em:
a)	As operações de assentamento do revestimento cerâmico se da seguindo a ordem indicada: serviços preliminares; colocação das placas cerâmicas; aplicação da argamassa colante; execução das juntas; limpeza final.
b)	Dentre as condições de inicio de serviço destaca-se: Os emboços e contrapisos a serem revestidos devem estar concluídos, apresentando acabamento rugoso obtido com sarrafeamento e, se necessário, leve desempeno com desempenadeira de madeira na fase de sua execução.
c)	Os contramarcos devem estar chumbados, enquanto os batentes, se não estiverem chumbados, devem estar ao menos com suas referencias definidas.
d)	As instalações hidráulicas e elétricas não precisam estar concluídas e testadas, e ser executada a posterior.
e)	A cerâmica deve ser conferida em termos de calibre das peças, tonalidade e quantidade, garantindo-se que sejam suficientes para executar o serviço, considerando um percentual adicional para eventuais quebras, arremates ou reparos futuros. 
Questão 5: Considerando que o empreendimento indicado irá iniciar os revestimentos cerâmicos de parede, e que, para possibilitar o início e o desenvolvimento desse serviço providências devem ser tomadas. Assim, das afirmações apresentadas abaixo, no assentamento de azulejo, é incorreto apenas o que se afirma em:
a)	Deve-se verificar o prumo, o esquadro e a planicidade das paredes, corrigindo qualquer irregularidade encontrada neste substrato.
b)	Não se faz necessário averiguar a igualdade do nível do contrapiso em todo o perímetro do cômodo, para definir o nível do piso acabado, visto que este não interfere no revestimento das paredes;
c)	É indicado pela prática usual que se comece o assentamento da primeira fiada, a fim de não deixar a espaços para arremates de caimento do piso, evitando-se a presença de peças cortadas em formato triangular ou de trapézios achatados;
d)	Definida a primeira fiada a ser assentada, devem-se assentar os azulejos seguindo inicialmente para a parte superior da parede, executando-se a parte inferior somente após o termino da área acima da fiada mestra executada.
e)	Após o assentamento do piso, iniciar imediatamente o rejuntamento das peças.
Questão 6: Na edificação indicada para execução, da qual você é o engenheiro residente da obra, será iniciado o assentamento dos batentes. É incorreto apenas o que se afirma em:
I.	Os batentes deverão ser fixados nas alvenarias, sendo chumbados por: grapas, parafusos ou espuma expansiva.
II.	 No caso de batentes fixados por parafusos, os blocos de alvenaria que estiverem posicionados nas alturas em que serão parafusados os batentes, deverão estar preenchidos com argamassa forte traço 1:4 em volume.
III.	Em se tratando de fixação com espuma de poliuretano, a face dos blocos devem ser chapiscados.
IV.	As taliscas das paredes devem estar posicionadas no ambiente, com esquadros conferidos e o contrapiso deve estar pronto ou com suas taliscas posicionadas. CORRETA
a)	I e II b) II e III c) III e IV d) I e IV e) nda
Questão 7: Na edificação indicada para execução, da qual você é o engenheiro residente da obra, será iniciado o assentamento das esquadrias de maneira geral. Apresentada as afirmações abaixo descritas, é incorreto apenas o que se afirma em:
1. Considerando o desempenho das esquadrias, os sistemas devem observar as condições principais de: estanqueidade ao ar, á água, comportamento acústico e resistência à cargas distribuídas e ao manuseio. CORRETO
1. As esquadrias e caixilhos, compostas com vidros ou outros materiais transparentes ou translúcidos, não são considerados elementos de fechamento de vãos em edificações e fazem parte dos acabamentos da obra.
1. De acordo com o projeto, as esquadrias e caixilhos de portas e janelas não devem atender as especificações e detalhes estabelecidos em normas técnicas, mais sim às exigências do usuário.
1. As portas são sistemas funcionais constituídos de batente ou marco (quando é mais estreito que a parede), guarnição (alisares ou vistas), folha ou folhas e ferragens (dobradiças, fechadura, travas e fixadores). CORRETO
1. nda.
Questão 8: Na edificação indicada para a execução, da qual você é o engenheiro residente da obra, consta em projeto que as esquadrias a serem instaladas deverão ser em alumínio e/ou PVC. Assim sendo, apresentadas as afirmações abaixo descritas, sobre o que seja contramarco, é correto apenas o que se afirma em:
1. É um contorno de madeira ou metálico, especialmente preparado para ser instalado no vão onde futuramente será instalada a esquadria.
1. É a parte fixa da esquadria.
1. Tem o formato e as medidas compatíveis com a esquadria que será instalada.
1. A esquadria será instalada por dentro do contramarco.
1. Todas as anteriores.
 Boa Prova

Outros materiais