A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AD1 2020 1 turismo patrimonio e des sustentável

Pré-visualização | Página 1 de 1

CURSO LICENCIATURA EM TURISMO – CEDERJ
Disciplina: Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável
Profa. Eloise Botelho
Mediadora à distância: Uliana Esteves
Nome: Larissa Gomes Gama da Silva
Matrícula: 19116100021
Polo: Campo Grande
AD1. 2020.1
PLANO DE AULA
1. Dados – 0,5
Neste tópico, indique os dados da disciplina na qual você administrará a aula planejada.
Nome da Disciplina: Turismo e educação ambiental
Curso: Turismo
Turma: Terceiro período 
2. Tema e objetivos – 2,0
Identifique e escolha dois temas do texto (por exemplo, questão ambiental, meio social, gestão ambiental) ou seja, dois assuntos tratados no artigo.
Nos objetivos, defina o que você quer alcançar com a aula e os conhecimentos esperados que os alunos tenham ao final.
Resposta: O assunto principal a ser abordado na disciplina é a atividade turística como ferramenta pedagógica capaz de auxiliar na conscientização e preservação ambiental das áreas visitadas. Com auxílio dos fundamentos da gestão ambiental, o intuito é tornar o turismo uma atividade em que os impactos positivos superem cada vez mais os negativos.
	A disciplina tem como objetivo capacitar o aluno para identificar potenciais turísticos em áreas naturais, promover reflexão acerca dos impactos negativos da atividade turística no meio-ambiente, desenvolver projetos educacionais utilizando os princípios da gestão ambiental e turismo, visando a preservação local.
 
3. Conteúdo – 3,5
Discorra sobre que será apresentado ao seu aluno em sala de aula, definindo os conceitos e demais informações contidas no texto e complementares. Esta etapa está articulada com a definição dos objetivos de modo que o tema deve ser melhor detalhado aqui. 
Resposta: Será apresentado aos alunos os princípios básicos da gestão ambiental; introdução a turismo e meio ambiente; catalogação de áreas de preservação ambiental; princípios da educação, artigos comentando o cenário atual do turismo ambiental e educação ambiental, utilizando debates para elaborar planos onde o turismo tenha menor impacto no ambiente.
4. Metodologia – 1,0
Indique a estratégia utilizada para passar o conteúdo da sua aula, por exemplo, aula expositiva, discussão de filme, seminário, oficina, pesquisa de campo, etc. A escolha é livre. Após indicar o método, você deve descrever como irá aplicá-lo. 
Resposta: Por tratar-se de uma disciplina que envolve atividade turística e meio ambiente, o indicado é que haja pelo menos duas aulas em campo, sendo uma delas para visitação de uma reserva ambiental e a outra para conhecer o operacional da gestão. Em sala, a análise e debates acerca de artigos sobre impactos negativos do turismo, oficinas para desenvolver projetos com impactos menores ou nulos seriam algumas das atividades aplicadas. Como forma de avaliação, seria pedido dos alunos que desenvolvesse um seminário sobre os assuntos desenvolvidos em sala durante todo o curso.
5. Recursos didáticos – 1,0 
Indique todos os recursos utilizados na aula e fundamentais na aplicação do conteúdo e da metodologia escolhidas. O que é importante ter, por exemplo: notebook, projetor, revistas, tintas e tesouras etc. 
Resposta: Para a melhor execução do plano apresentado, é sugerido o uso de notebook e projetor, pois a exibição de slides é de suma importância para o melhor entendimento dos alunos
6. Referências Complementares – 2,0
Além do texto de Quintas, pesquise na internet um artigo e um vídeo que tenham relação com os temas tratados na aula. Explique os motivos da sua escolha, apontando a relevância desse material para a aula.
Resposta: -Loureiro, Carlos Frederico B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. Terceira edição. São Paulo: Cortez, 2009.
	- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EDUCADORVC. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zLnso1jIG1I>. Acesso em: 28 fev. 2020
	Ambos os materiais apresentados abordam de forma dinâmica e de fácil compreensão os conceitos da educação ambiental desde sua origem, apresentando exemplos práticos da sua execução.
2