MODULO 1_A BNCC DO ENSINO MÉDIO_CIÊNCIAS HUMANAS
7 pág.

MODULO 1_A BNCC DO ENSINO MÉDIO_CIÊNCIAS HUMANAS


DisciplinaSociologia Geral1.414 materiais14.884 seguidores
Pré-visualização3 páginas
A BNCC DO ENSINO MÉDIO: CIÊNCIAS HUMANAS
MÓDULO 1
A BNCC da Educação Básica
MÓDULO 1
Atividades
Professor(a),
Agora que você finalizou o Módulo 1, responda às atividades a seguir que tratam dos aspectos fundamentais da Base Nacional Comum Curricular e do impacto que esse referencial terá nas suas atividades de sala de aula.
Como professor, é importante que você compreenda os princípios da BNCC para que possa incorporá-los em suas práticas pedagógicas considerando, principalmente, as especificidades locais dos alunos e da comunidade escolar.
Alguns pontos merecem destaque. Aqui, nos deteremos apenas nos que se referem às Competências Gerais que devem ser desenvolvidas por todos os alunos durante a Educação Básica, à transição bem-sucedida dos alunos de uma etapa ou fase para outra e à necessidade de promover condições para que todos os alunos possam desenvolver as aprendizagens essenciais definidas na Base. As atividades propostas têm como principal função incentivar que você faça um diagnóstico da sua escola e promover sua reflexão sobre as implicações da BNCC no cotidiano escolar e em sua prática como professor. Lembre-se que o Módulo 1 é apenas o que pretende contribuir para que todos os alunos possam desenvolver as aprendizagens definidas na BNCC.
Bom trabalho!
Estrutura da BNCC
Na BNCC são utilizados códigos alfanuméricos para indicar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil e as habilidades do Ensino Fundamental. Esses códigos são compostos por 4 (quatro) pares de letras e/ou números que representam respectivamente:
	Educação Infantil
	Ensino Fundamental
	· 1º: etapa (EI);
· 2º: grupo por faixa etária;
· 3º: campo de experiências;
· 4º: posição do objetivo de aprendizagem e desenvolvimento na numeração sequencial.
	· 1º: etapa (EF);
· 2º: ano (01 a 09) ou bloco de anos;
· 3º: componente curricular;
· 4º: posição da habilidade na numeração sequencial.
Nas atividades a seguir, você deverá assinalar as alternativas que identificam corretamente os códigos descritos.
Assinale a alternativa que representa o código EI 02 ET 03:
O terceiro objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto no campo \u201cEspaços, tempos, quantidades, relações e transformações\u201d para crianças bem pequenas (de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
O segundo objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto no campo \u201cO eu, o outro e o nós\u201d para crianças bem pequenas (de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
O primeiro objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto no campo \u201cEscuta, fala, pensamento e imaginação\u201d para crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).
O terceiro objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto no campo \u201cEspaços, tempos, quantidades, relações e transformações\u201d para bebês (zero a 1 ano e 6 meses).
Parabéns, você acertou!
A habilidade em questão envolve \u201ccompartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela\u201d. As crianças bem pequenas são extremamente curiosas e interessadas sobre o ser humano, os animais e as plantas. No contato com outras crianças, com animais de seu entorno e com plantas, elas exploram, fazem observações, formulam perguntas e têm a oportunidade de descobrir e conhecer ativamente o meio natural, desenvolver atitudes de respeito, cuidado e permanente interesse por aprender, aprimorando habilidades que permitam ampliar suas noções e sua compreensão sobre os seres vivos e as relações dinâmicas com o seu entorno. Nesse contexto, é importante que as crianças bem pequenas tenham a oportunidade de viver situações nas quais possam se responsabilizar por pequenas tarefas, como regar e cuidar das plantas utilizando ferramentas como pá, regador, arado etc., dar comida aos bichos e acompanhar o crescimento de alimentos na horta, ampliando a compreensão que possuem sobre o mundo social e natural.
Assinale a alternativa que representa o código EF 15 LP 03: Assinale a alternativa que representa o código EF 15 LP 03:
A primeira habilidade proposta para o componente curricular Língua Portuguesa, bloco de 6º a 9º anos, do Ensino Fundamental.
A terceira habilidade proposta para o componente curricular Língua Portuguesa, bloco de 1º a 5º anos do Ensino Fundamental.
A segunda habilidade proposta para o componente curricular Geografia, bloco de 1º a 5º anos do Ensino Fundamental.
A terceira habilidade proposta para o componente curricular Língua Inglesa, bloco de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental.
A primeira habilidade proposta para o componente curricular Língua Inglesa, bloco de 1º a 5º anos do Ensino Fundamental.
Parabéns, você acertou!
Trata-se da habilidade \u201cLocalizar informações explícitas em textos\u201d, pertinentes a todos os campos de atuação, e tem como objeto de conhecimento Estratégia de leitura. Localizar as informações explícitas em textos, no caso do texto escrito, requer do aluno que leia o enunciado e a identifique. Muitos consideram essa habilidade como a menos complexa. É preciso considerar, no entanto, que localizar informações não ocorre no vazio, mas a partir do texto. Assim, é tarefa que pode ser tão complexa quanto o próprio texto.
Atividade de múltipla escolha com resposta única
Assinale a alternativa que representa o código EF 09 MA 06:
A nona habilidade proposta para o componente curricular Ensino Religioso, para o 9º ano do Ensino Fundamental.
A sexta habilidade proposta para o componente curricular Arte, bloco de 1º a 5º anos do Ensino Fundamental.
A primeira habilidade proposta para o componente curricular Matemática, bloco de 1º a 9º anos do Ensino Fundamental.
A sexta habilidade proposta para o componente curricular Matemática, para o 9º ano do Ensino Fundamental.
A terceira habilidade proposta para o componente curricular História, para o 9º ano do Ensino Fundamental.
Estrutura da BNCC: diferenças entre as etapas
Atividade de verdadeiro ou falso
Considerando a Estrutura da BNCC, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
Considerando a Estrutura da BNCC, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
· V Na Educação Infantil devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.
 Parabéns, você acertou!
Os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.
· F A Educação Infantil está organizada em cinco áreas do conhecimento.
Parabéns, você acertou!
A Educação Infantil é organizada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências.
· V As aprendizagens do Ensino Fundamental estão organizadas em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
Parabéns, você acertou!
As áreas do conhecimento Linguagens e Ciências Humanas abrigam mais de um componente curricular: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física compõem a área de Linguagens enquanto História e Geografia compõem a área de Ciências Humanas.
· F Língua Inglesa é um componente curricular contemplado a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Parabéns, você acertou!
Embora o componente esteja contemplado na BNCC apenas a partir dos anos finais, as escolas podem, em seus currículos,