Buscar

Atividade 1 - DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
	As escolas detêm papel importante na escalada para alcançar o topo da desigualdade social em nosso país. É dentro de uma sala de aula, que os alunos, como indivíduos de uma sociedade generalista, estarão frente as descobertas e ensinamentos para ao longo de suas vidas, estarem preparados, com senso crítico desenvolvido a fim de contribuírem ativamente para o desenvolvimento das novas gerações.
	Entretanto, isto somente é possível com a colaboração do Estado, que possui o poder para instaurar diretrizes, das quais as instituições educacionais devem embasar seus planos de ensino e aplicabilidade. O que muitos acreditam neste cenário, existir manipulações sistêmicas para a criação de indivíduos sem senso crítico.
	Desta forma, caberá a família atuar ativamente na educação individual de seus entes, uma vez que números apontam para os mais altos índices de desigualdade no Brasil. Pois as políticas públicas de modo geral não atingem a massa da sociedade, tornando o convívio social iníquo. E, portanto, caberá a união entre escolas e famílias, traçarem metas para recuperação de valores essenciais ao fim do individualismo e indiferenças socioeducativas e políticas.
	Por fim, pode-se concluir que, apenas com a junção de ações desenvolvidas pelo Estado, envolvendo famílias, comunidades e instituições de ensino, a desigualdade social poderá ser mitigada, fazendo com que a vida social coletiva se aproxime umas das outras.

Outros materiais